quarta-feira, 18 de novembro de 2020

A oportunidade democrática no Brasil.

 Política algo relacionado com grupos sociais que integram a Pólis "), algo que tem a ver com a organização, direção e administração de nações ou Estados. É o Direito, enquanto ciência aplicada não só aos assuntos internos da nação (política interna), mas também aos assuntos externos (política externa).

Historicamente, o Brasil sempre foi um país conservador. O racismo adotados nos tempos do Brasil colônia, gerou uma herança terrível na nossa história, algo que carregamos até os dias de hoje.

O Brasil nunca foi um país civilizado na arte de conviver com a diversidade. Em contexto histórico, o conservadorismo nunca nos permitiu avançar em discutir os direitos civilizatórios de grupos marginalizados na sociedade.

Em anos do governo militar, entre 1964 a 1985, tivemos o arrocho salarial nos anos de chumbo, o que aumentou ainda mais a desiguladade economica no Brasil. Então, a partir da redemocratização do país, tivemos a Social Democracia Liberal.

A Social Democracia Liberal, é um sistema de governo que prega a distribuição igualitária de renda em um sistema capitalista. A Social Democracia Liberal foca na justiça e bem estar social dentro de uma economia capitalista. No governo do ex presidente Fernando Henrique Cardoso, a Rede Social Brasileira de Proteção Social, formada por programas de transferência de renda, como a Bolsa-escola e o Auxílio-gás. Para coordenar e articular as ações do governo, foi criado o Programa Comunidade Solidária.

Na área educacional FHC , sancionou a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

Já no governo do ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tivemos como o Bolsa Família e o Fome Zero, ambos reconhecidos pela Organização das Nações Unidas como os programas que possibilitaram a saída do país do mapa da fome. Durante seus dois mandatos, empreendeu reformas e mudanças radicais que produziram transformações sociais e econômicas no Brasil, que triplicou seu PIB per capita e alcançou o grau de investimento.

Contudo, a Social Democracia Liberal no Brasil, foi colocada em demonização, com os grandes partidos políticos no Brasil sendo sangrados pela Operação Lava Jato. A ascensão de candidatos outsider, ascendeu um radicalismo conservador na politica nacional nas eleições de 2018.

O Supremo Tribunal Federal deu um passo histórico ao criminalizar a homofobia como crime de racismo. As eleições municipais no primeiro turno, promoveram a diversidade étnica na câmara dos vereadores.

O Brasil está muito de longe de ser um país civilizado na arte de promover a diversidade. O nosso país é aonde mais se mata a comunidade LGBT no mundo. A intolerância as diferenças entre as pessoas, sempre foi uma marca histórica no Brasil.

A ascensão de negros e transexuais no primeiro turno das eleições municipais, pode fazer o Brasil dar um passo histórico rumo a diversidade de pensamento. E também não podemos jamais esquecer a bancada feminista, que lutará pelos direitos das mulheres no patriarcado brasileiro.

O Brasil precisa ser um país mais civilizado na arte da diversidade. Não é admissível que uma das dez maiores economias do mundo, conviva com o atraso. Regimes verdadeiramente democráticos, não admitem a intolerância e tão pouco a exclusão institucional. Democracias de verdade, definitivamente não são assim.

E assim caminha a humanidade.

Credito da Imagem :Jornal Estado de São Paulo


Resultado de imagem para feminismo"





Nenhum comentário:

Postar um comentário