Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP ou, pelo seu nome em inglês, OPEC) é uma organização intergovernamental de 13 nações, fundada em 15 de setembro de 1960 em Bagdá pelos cinco membros fundadores (Irã, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita e Venezuela), com sede desde 1965 em Viena, na Áustria. Em setembro de 2018, os então 14 países membros representavam 44% da produção global de petróleo e 81,5% das reservas de petróleo "comprovadas" do mundo, dando à OPEP uma grande influência nos preços globais de petróleo, previamente determinados pelos chamados agrupamento "Sete Irmãs" de empresas multinacionais de petróleo.
A missão declarada da organização é "coordenar e unificar as políticas de petróleo de seus países membros e garantir a estabilização dos mercados de petróleo, a fim de garantir um fornecimento eficiente, econômico e regular deste recurso aos consumidores, uma renda estável aos produtores e um retorno justo de capital para aqueles que investem na indústria petrolífera". A organização também é uma provedora significativa de informações sobre o mercado internacional de petróleo. Os atuais membros da OPEP são os seguintes: Argélia, Angola, Guiné Equatorial, Gabão, Irã, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, República do Congo, Arábia Saudita (líder de facto), Emirados Árabes Unidos e Venezuela. Equador, Indonésia e Catar são ex-membros.
Caro (a) leitor (a) : Como jornalista, é meu dever informa-lo (la), que na manhã desta terça feira (17), o dólar está cotado a R$ 5,41 centavos. Basicamente, a economia trabalha com dois ramos fundamentais. Temos a microeconomia, que é uma ciência que estuda os comportamentos individuais das pessoas na atividade econômica. Também temos a macroeconomia, que é uma ciência que estuda o resultado agregado dos comportamentos individuais de varias pessoas na atividade econômica.
A pandemia do novo corona vírus, causou um tombo enorme na economia mundial. A economia global, foi fortemente afetada pelo vírus, tanto na microeconomia, quanto na macroeconomia.
No aspecto geopolítico, os países membros da OPEP, é quem determinam as politicas econômicas globais no aspecto petrolífero. Os membros da OPEP são os países potenciais produtores de petróleo no mundo.
E, é exatamente por conta disso, que muitas vezes, os preços dos combustíveis disparam no mercado global. Caro (a) leitor (a), esqueça essa conversa de que os chefes de estado podem controlar o preço dos combustíveis nos respectivos países.
Isso é pura bobagem. Os aspectos micro e macroeconômico dos preços dos combustíveis, são determinados pelos países membros da OPEP. A economia é uma ciência que analisa a demanda e a oferta de bens e serviços. No caso dos barris de petróleo, os países membros da OPEP, é quem detém o controle da politica econômica dos barris de petróleo.
Sendo assim, todos os países estão sujeitos as politicas econômicas dos membros da OPEP. E isso é algo que fica ainda mais claro nos tempos de pandemia global. Muito provavelmente, os países membros da OPEP, serão ainda mais rigorosos no controle econômico nos preços dos barris de petróleo. Pois como bem nós sabemos, a alta do dólar aumenta consideravelmente os custos de produção global.
Sendo assim, não caia na conversa de governos populistas, que anunciam que vão controlar os preços do combustível nos respectivos países. Pura bobagem. Quem determina os politicas econômicas globais nos barris de petróleo, são os países membros da OPEP. E nem mesmos as maiores potencias econômicas escapam disso. Então, é bom você leitor (a) se acostumar com a instabilidade nos preços dos combustíveis para os seus carros.
E assim caminha a humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário