quinta-feira, 12 de novembro de 2020

As eleições municipais.

 A poucos dias da realização das eleições municipais, o atual prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), segue em ascendência, segundo pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quarta-feira (11), subindo de 28% para 32% das intenções de voto.

A segunda colocação está com Guilherme Boulos (PSOL), que subiu de 14% para 16%, e está tecnicamente empatado com Celso Russomanno (PRB), que caiu de 16% para 14%, e Márcio França (PSB), que oscilou de 13% para 12%.

O levantamento encomendado pela Rede Globo e pela Folha possui margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa ouviu 1.512 eleitores nos dias 9 e 10 deste mês.

A divulgação do levantamento do Datafolha chegou a ser censurado pela Justiça. O juiz eleitoral Marco Antonio Martin Vargas atendeu pedido do candidato à Prefeitura de São Paulo Celso Russomanno nesta terça-feira (10) e censurou a publicação da pesquisa Datafolha, em parceria com a TV Globo, sobre a disputa eleitoral na capital paulista. As informações são da Folha de S. Paulo. Ele também manteve a decisão provisória na tarde desta quarta.

Após mandado de segurança do Datafolha no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de SP, a publicação foi autorizada na noite desta quarta (11) pelo juiz Afonso Celso da Silva.

Marco Antonio Martin Vargas havia alegado para tomar a decisão provisória que houve algumas falhas na pesquisa, como ausência de informações de nível econômico e grau de instrução dos entrevistados, além de simulações de segundo turno sem a presença do prefeito Bruno Covas, candidato à reeleição.

Alessandro Janoni, diretor de pesquisas do Datafolha, disse que utiliza as mesmas variáveis nas amostras há mais de 35 anos. “Causa espanto e é preocupante um pedido de impugnação da divulgação justamente agora quando o candidato que solicita a censura apresenta queda nas intenções de voto”, disse. As informações são da Revista Isto É.



Á você que está me lendo eu digo Ao que parece, a pandemia do novo corona vírus, está tendo influencia nas eleições. Em Belo Horizonte, o atual prefeito Alexandre Kalil, está praticamente reeleito. 
Chama a atenção, a ascensão de Guilherme Boulos como eleitorado do esquerda. Em condições de normalidade institucional, o eleitorado de classe média está fragmentado entre o centro e a centro esquerda. Guilherme Boulos esta conseguindo se comunicar com uma parte da classe média progressista, que ficou sem um canal de comunicação devido a Operação Lava Jato.
Os eleitores do atual prefeito Bruno Covas, o avaliam como um bom gestor no combate a pandemia. Ao que indica, o atual prefeito de São Paulo teve ganhos políticos com a atuação no combate a pandemia. O ex governador Marcio França, manteve um capital politico na capital, com uma parcela da classe média intelectual. Vale ressaltar, que o ex governador paulista também conseguiu se comunicar com um eleitorado mais de centro.
A queda de Celso Russomano se deve a ele próprio. Caro (a) leitor (a). O candidato do Republicanos cometeu um erro grave em nacionalizar a eleição municipal. O presidente Jair Bolsonaro, sofre um desgaste na capital paulista devido a pandemia do novo corona vírus. A alta rejeição de Russomano representa o desgaste do bolsonarismo na capital paulista.

E assim caminha a humanidade.


Imagem : Portal UOL.



Nenhum comentário:

Postar um comentário