segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Uma outra dimensão. Um outro mundo em 2013.

 Desigualdade social é a distância que separa as classes sociais mais ricas das mais pobres. Esse é um problema enfrentado em larga escala no Brasil e no mundo. O termo desigualdade social é um conceito sociológico e econômico que designa a diferença existente entre as classes sociais.

A desigualdade social é a chaga de uma nação. Eu estive  na Suíça e na Itália em 2013 . E nesses países, temos nações bem distintas do Brasil, principalmente na Suíça.  Na Suíça, também temos os super ricos. Contudo, não temos a distancia tão grandes entre as pessoas, como aqui no Brasil.

Na Suíça, eu não via concentração das riquezas do país em apenas 5 % da população. Os trabalhadores suíços, são melhores remunerados que os trabalhadores brasileiros pela mesma função. Na Suíça, eu não enxergo a sociedade estruturada no modelo da hierarquia social.

Hierarquia social são os níveis e posições de cada indivíduo dentro de uma sociedade. A hierarquia social faz com que as pessoas sejam divididas em grupos, de acordo com uma estrutura, entre as classes mais ricas, a classe média e as classes mais baixas. A questão, é que esse conceito não se aplicava na Suíça quando eu estive lá em 2013.

Na Suíça, as pessoas tem as mesmas oportunidades na vida. E assim, na Suíça, existe uma verdadeira meritocracia, com todos partindo exatamente do mesmo ponto de partida. Contudo, também observei que a Suíça não tem o traço patrimonialista tão forte como no Brasil.

Conhecendo a Suíça, eu me senti em outro planeta. A Suíça, ao contrário do Brasil, é um país totalmente estruturado e responsável no ponto de vista social. A Suíça não tem o traço patrimonialista do Brasil. O parlamento suíço trabalha com três pilares fundamentais. Os três pilares são transparência, educação e igualdade. Algo que eu vi tão distante do parlamento brasileiro.

Na minha viagem a Suíça, eu me senti em um outro planeta. Eu não via pessoas dormindo nas ruas. Me senti em outro planeta, tamanha a igualdade entre as pessoas nos mesmos lugares naquele país. Sem um traço patrimonialista tão forte como no Brasil, a Suíça se tornou uma nação igualitária, e verdadeiramente democrática. Os parlamentares suíços, existem na vida pública exclusivamente para servir, e não para se servirem do país. 

Minha experiência na Suíça, me levou a uma outra dimensão, quando pensei no Brasil. Devo confessar que senti uma inveja branca daquele país. Democrático, igualitário e politicamente responsável.  A transparência, educação e igualdade, tornam a Suíça uma verdadeira república. Bem diferente da republica das bananas que temos no Brasil desde sempre.

Os valores republicanos, se baseiam em transparência, educação e igualdade. Valores republicanos. Que infelizmente passam longe do país. E assim foi minha passagem pela Suíça em 2013.

E assim caminha a humanidade.



Imagem : Site Seguros Promo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário