quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Existem mesmo os outsiders na politica brasileira ?

 Política algo que tem a ver com a organização, direção e administração de nações ou Estados. É o Direito, enquanto ciência aplicada não só aos assuntos internos da nação (política interna), mas também aos assuntos externos (política externa).Em regimes democráticos, os cidadão escolhem seus representantes, por voto e militância.

Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.

Caro (a) leitor (a) , Desde 2014, tivemos os casos bizarros de corrupção no PT e nos grandes partidos brasileiros. A Operação Lava Jato, abriu caminho para uma polarização raivosa no Brasil. Os sociais democratas de centro e centro esquerda, passaram a polarizar com os recém adeptos da extrema direita.

Nas eleições de 2018, na onda Jair Bolsonaro, entraram em moda os candidatos outsiders. Um outsider, é aquele (aquela) pessoa que não encaixa nas convecções politicas e sociais da sociedade em que vive. Os eleitores que elegeram os candidatos outsiders em 2018, mostraram toda sua raiva no pudim.

Contudo, desde então, somente temos visto governantes bizarros no Brasil. Os gestores públicos se mostram, pessoa totalmente desequilibradas, incapazes de lidar com os assuntos de estado. O Brasil vive episódios bizarros na crise sanitária do corona vírus.

Sim leitor (a). Eu também sou um critico da corrupção bizarra no PT e nos grandes partidos brasileiros. Contudo, os governantes outsiders, eleitos em 2018, em sua maioria, protagonizam episódios bizarros. Os outsiders de 2018, sabem apenas alimentar conflitos para suas respectivas bases eleitorais.

As eleições municipais em 2020, mostraram um eleitor mais amadurecido com os outsiders. Será mesmo que esses políticos outsiders, existem de maneira realista no Brasil ? Deixo no ar essa singela pergunta.

Será que se vender como um antissistema, não é uma forma populista de poder ? Será que existe mesmo um outsider, em um país marcado por uma politicagem suprapartidária nos níveis de poder ? Fica a pergunta ¹ Não é mesmo leitor (a) ?

E assim caminha a humanidade.



Imagem : Jornal O Globo.

No Congresso, só 17,8% dos parlamentares são negros - Jornal O Globo





Nenhum comentário:

Postar um comentário