quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

O tabuleiro politico.

 Ao participar de reunião virtual com partidos de oposição nesta segunda-feira (28), o deputado Baleia Rossi (MDB), candidato a presidente da Câmara, aceitou as exigências feitas pelos líderes. Com isso, praticamente selou o acordo para receber o apoio de partidos de esquerda.

Baleia Rossi é apoiado pelo grupo do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Em 18 de dezembro, PT, PCdoB, PSB e PDT anunciaram a adesão ao grupo de Maia na disputa pela presidência da Casa. A eleição acontecerá em fevereiro.

Na reunião desta segunda-feira, Baleia se comprometeu a assegurar o espaço constitucional da oposição. Antes mesmo do encontro, o deputado já havia decidido seguir o critério da proporcionalidade em cargos da Mesa Diretora.

Uma carta será divulgada pelos partidos de oposição, e a expectativa é que nesta terça-feira o apoio das legendas da esquerda a ele seja oficializado.

Ao blog, o líder do PSB, Alessandro Molon (RJ), destacou que Baleia demonstrou concordar com todas as colocações dos partidos de esquerda, como instalação de CPIs; análise de decretos legislativos; e todos os regramentos constitucionais que asseguram o espaço da oposição no Legislativo.

A ideia é que a oposição tenha condições de manter a Câmara independente para barrar qualquer eventual movimento autoritário do governo Bolsonaro.

"Tudo sinaliza para oficializar o apoio dos partidos de esquerda nesta terça-feira. A reunião foi de convergência", resumiu Molon.

Não foram incluídos na pauta do encontro, no entanto, posicionamentos de temas econômicos, como a agenda de privatizações. A avaliação de deputados de partidos da esquerda é que esse tema não vai avançar no Legislativo por resistência do próprio presidente Jair Bolsonaro.

Além de líderes e presidentes de partidos de esquerda, estavam presentes na reunião com Baleia Rossi o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o líder da Maioria, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e o líder da Minoria, deputado José Guimarães (PT-CE). A informação é do Jornalista Gerson Camarotti, no seu blog, no Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta quarta feira (30).


Á você que está me lendo eu digo : Mesmo fragmentada, os partidos de esquerda tem força no planalto. O PT tem 85 deputados estaduais  e 53 deputados federais. Além disso, o PT elegeu 2665 vereadores. O PDT tem 53 deputados estaduais e 28 deputados federais. Além disso, o PDT elegeu 3441 vereadores. O PT, por exemplo, tem a maior bancada da Câmara dos deputados.
Na politica, a negociação visa o dialogo institucional para minimizar eventuais diferenças visando o bem comum. Os partidos de esquerda visam as eleições em 2022. E para isso, é fundamental que a oposição tenha força para barrar medidas polemicas do governo de Jair Bolsonaro.
Mesmo fragmentada, a esquerda tem sua força nos parlamentos. O candidato Baleia Rossi sabe disso, e por isso, o politico do MDB tem sido o mais hábil possível nas negociações com os partidos de oposição.
O fato é que é fundamental que o Congresso tenha sua independência em relação ao Governo Federal. O presidente Jair Bolsonaro tem se mostrado extremamente autoritário na condução de certas politicas governamentais. Um parlamento independente é absolutamente fundamental para conter as insanidades do atual mandatário brasileiro.
O tabuleiro politico já começa a se movimentar para 2022. As correntes politicas já começam a se organizar no tabuleiro politico. As eleições na Câmara e no Senado ainda terão mais capítulos nos próximos dias. Aguardemos leitor (a).

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Jornal O Globo.

No Congresso, só 17,8% dos parlamentares são negros - Jornal O Globo









Nenhum comentário:

Postar um comentário