sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Politica e Politicagem.

 A pandemia do novo corona vírus, mexeu com o tabuleiro politico em 2020.  Política algo que tem a ver com a organização, direção e administração de nações ou Estados. É o Direito, enquanto ciência aplicada não só aos assuntos internos da nação (política interna), mas também aos assuntos externos (política externa).Nos regimes democráticos, a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância.

Já a politicagem, é a politica de interesses meramente pessoais em troca de favores ou de açoes irrelevantes a coletividade. O pandemia do novo corona vírus, trouxe uma tragédia humanitária sem precedentes no Brasil. A inoperancia no controle de contaminações, fez com que quase 200. 000 brasileiros tivesses suas vidas ceifadas.

A tragédia humanitária, trouxe um eleitor mais critico. As eleições municipais, trouxeram um eleitor voltado a objetivos mais práticos, mais realistas. Se em 2018, tínhamos um eleitorado raivoso, que aderiu a candidatos outsiders. Em 2020, as eleições municipais trouxeram um eleitor muito diferente.

Esse fenômeno começou nos Estados Unidos, com a derrota de Donald Trump. A tragédia humanitária, trouxe um eleitorado critico e impiedoso, que avaliou os resultados de Trump no combate a pandemia.

Donald Trump foi punido pela maioria do eleitorado, devido a sua falta de ações praticas no combate a doença em território norte americano. A eleição do democrata Joe Biden, foi um voto meramente pragmático dos eleitores norte americanos.

As eleições municipais nesse ano trouxeram um fenômeno bem semelhante no Brasil. Os prefeitos reeleitos, foram os que foram melhor avaliados em resultados práticos no combate a pandemia do novo corona vírus.

Os candidatos outsiders foram majoritariamente rejeitados. O eleitorado de 2020, deixou claro que não aceita a velha politicagem (algo suprapartidário na politica brasileira). O eleitor optou por uma politica de governabilidade e sem extremismos.

Claro que temos que ressaltar as diferenças entre as eleições municipais desse ano e as eleições nacionais em 2022. Entretanto, o eleitor aparentemente quer mais resultados, menos extremismos, e principalmente, menos politicagem por parte dos gestores públicos.

A tragédia humanitária aparentemente deixou o eleitor mais calejado para as politicagens de plantão. As vidas ceifadas no Brasil, trouxeram um eleitorado com um senso critico muito mais apurado. A tragédia humanitária no Brasil, pode ser a centro do tabuleiro politico nos próximos meses.

De uma maneira geral, os eleitores parecem ter aflorado o seu senso critico. Uma tragédia humanitária, definitivamente  muda tudo. Talvez seja a hora dos nossos "representantes" abandoarem a velha politicagem. 

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Jornal O Globo.

No Congresso, só 17,8% dos parlamentares são negros - Jornal O Globo




Nenhum comentário:

Postar um comentário