sábado, 30 de janeiro de 2021

O zelo italiano pela saúde de sua população.

 O ministro italiano da Saúde, Roberto Speranza, anunciou neste sábado (30) que suspenderá por mais 15 dias os voos vindos do Brasil, para evitar a chegada da nova cepa que surgiu no norte do país.

A suspensão poderá ser renovada, disse um porta-voz do ministro. Segundo Speranza, o decreto também proíbe a entrada na Itália de todas as pessoas que estiveram no Brasil nos últimos dias 14 dias. O ministro anunciou a decisão no Facebook e acrescentou que a Itália "continuaria a acompanhar a situação com prudência."

O governo italiano havia anunciado que suspenderia os voos do Brasil de 16 de janeiro até o final do mês, para impedir a chegada da variante amazônica ao país.

A Itália decidiu nesta sexta-feira (29) diminuir as restrições contra o coronavírus em algumas regiões, apesar dos alertas de especialistas em saúde pública.

Apulia, Cerdeña, Sicilia, Umbría e a província autônoma de Bolzano passarão a partir de domingo (31) ao nível de alerta "laranja" (risco médio), enquanto o resto do país passará para o nível "amarelo", segundo o Ministério da Saúde.

O nível amarelo permite a abertura de bares, cafés e restaurantes durante o dia e flexibiliza circulação entre as regiões. Além disso, os museus podem reabrir, mas apenas durante a semana. A flexibilização contraria a tendência geral dos demais países europeus de implementar medidas mais severas.

A Organização Mundial de Saúde alertou na quinta-feira que é "muito cedo" para suspender algumas medidas, devido à presença "ainda muito elevada" do vírus. "Sim, a Itália vai contra a tendência geral", reconheceu Walter Ricciardi, especialista em saúde pública e assessor do Ministério da Saúde sobre a pandemia.

Segundo o especialista, as medidas restritivas adotadas na Itália durante o Natal e o Ano Novo ajudaram a estabilizar os números do vírus, sem reduzi-los. A Itália é um dos países mais afetados pelo coronavírus, com mais de 87.000 mortes e uma recessão recorde.

De acordo com o GIMBE, um grupo de especialistas independentes, a Itália registrou 799 casos de vírus por 100.000 habitantes entre 20 e 26 de janeiro - uma taxa de incidência que indica descontrole sobre a epidemia. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã deste sábado (30).


Á você que está me lendo eu digo : A politica é uma ciência intelectual, com estratégias em nível geopolítico para que os países administrem seus respectivos territórios. A politica é a ciência, enquanto o direito, que se aplica a assuntos internos (politica interna) e assuntos externos (politica externa). Na politica democrática, os cidadãos elegíveis exercem o voto e a governança, através do sufrágio universal.
O drama humano é um mau coletivo que atinge grande numero de pessoas em um determinado pais ou coletividade. O drama humano pode ser originado de uma pandemia ou uma epidemia global que aflige grande número de pessoas.
Caro (a) leitor (a). Como brasileiro me machuca muito ver os nativos do meu pais ter suas entradas restringidas nos países de primeiro mundo. Definitivamente, isso é algo que me causa uma profunda magoa e grande tristeza.
Mas a atitude da Itália em restringir voos do Brasil é absolutamente correta, ainda me doa admitir isso. A Itália viveu um drama humano sem precedentes nos primeiros meses da pandemia do novo corona vírus no Brasil. Como governante, o primeiro ministro italiano tem o dever de proteger a saúde pública da sua população. Algo que o governo brasileiro infelizmente não fez.
Os males econômicos e políticos que o Brasil vai sofrer com a proibição de voos por parte dos italianos são enormes. Mas, entretanto, os governantes italianos devem zelar pela saúde de sua população acima de qualquer coisa. Sendo assim leitor (a), atitude da Itália em restringir voos vindos do Brasil, está absolutamente correta. Ainda que como brasileiro, me machuque muito admitir isso. Os governantes italianos devem zelar pela saúde de sua população. Pois a pandemia causou um drama profundo na Itália na sua fase mais critica.

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Portal G1 da Rede Globo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário