sábado, 27 de fevereiro de 2021

Politica.

 Politica é a estratégia de governança geopolítica que os respectivos países adotam para administrar seus respectivos territórios. A Politica, é a ciência, enquanto direito, para aplicar a governança em assuntos internos (politica interna), e assuntos externos ( politica externa ). Nos países democráticos, os cidadãos dos respectivos países, elegem a governabilidade através do voto, e da sua militância, por meio do sufrágio universal.

A democracia é um regime de governo na qual todos os cidadãos elegíveis participam igualmente, diretamente através dos representantes eleitos, na proposta ,no desenvolvimento e na criação das leis. Na democracia, os cidadãos dos respectivos países, exercem a governabilidade através do livre pensamento no sufrágio universal.

O extremismo na politica se baseia na busca de soluções extremas e revolucionárias para os problemas no cotidianos dos respectivos países. O extremismo na politica se caracteriza pela falta de ponderações, da inflexibilidade total nas relações diplomáticas e também na total ausência de disposição a qualquer forma de dialogo.

Caro (a) leitor (a). Desde 2014, o Brasil vive uma corrupção generalizada e suprapartidária. Os escândalos de corrupção se sucederam na União e em praticamente todos os estados brasileiros de maneira simultânea.

Sim leitor (a). Assim como você, eu também fiquei indignado com a corrupção suprapartidária vindo a luz todos os dias nos noticiários. Sim leitor (a). Como cidadão brasileiro, eu entendo a revolta e a indignação dos brasileiros honestos, com uma corrupção escancarada sendo lançada na nossa face todos os dias.

Sim leitor (a). Não sou alheio a sua raiva com tamanha roubalheira. Sim leitor (a). Afinal de contas, você, como um brasileiro honesto, que paga seus impostos, tem todo o direito de esperar que seus governantes tenham a mesma conduta moral.

Então caro (a) leitor (a). Como cidadão brasileiro, eu entendo perfeitamente os motivos que levaram você a exercer seu voto baseado apenas na raiva no pudim. Sim leitor (a). Como cidadão, eu entendo que existe limites para se tolerar a corrupção e a politicagem no Brasil.

Contudo, a escolha dos nossos governantes pelo voto, é algo muito sério, e que tal escolha não deve ser feita pensando apenas pela nossa raiva no pudim. Caro (a) leitor (a). O Brasil contabiliza aproximadamente 252, 835 mortos na pandemia do novo corona vírus.

Ainda que eu  entenda perfeitamente sua raiva com a politicagem e a corrupção suprapartidária no Brasil, a escolha pelo voto não deve ser feita apenas pelo reflexo da nossa raiva no pudim.

A politica é algo muito sério. A politica, na sua essência, é uma governança que envolve as vidas de milhões de brasileiros. Portanto leitor (a). A politica não deve ser exercida por aventureiros, que se vangloriam de maneira populista como " outsiders". (E isso independentemente do espectro politico do candidato em questão).

O discurso desses "outsiders", que de maneira populista, alegam serem politico que não encaixam nas convenções da sociedade em que vivem,  é um populismo barato leitor (a). A politica, na sua essência, envolvem representatividade de diversas correntes de pensamento leitor (a). Portanto, a politica é uma ciência exercida pela convergência e pelo devido preparo intelectual leitor (a).

Caro leitor (a) . O devido preparo intelectual para o exercício da politica, é algo essencial da democracia e no pleno exercício do estado de direito em qualquer país. Ainda que é legitimo o direito de nos indignarmos com a corrupção, nós não podemos cair no discurso populista daqueles que se vendem como "outsiders" ( e isso ,independentemente do espectro politico do candidato em questão, ok ?).

A politica é exercida com pessoas devidamente preparadas leitor (a). A politica envolve as vidas de milhões de brasileiros. Sendo assim, não podemos entregar nossos votos nãos mãos de aventureiros, que de maneira populista, se vendem como "outsiders" ( e isso leitor (a), independentemente do espectro politico do candidato, ok ?).

O populismo dos candidatos "outsiders", é o conjunto de práticas, que na literatura jornalística, significa " apelo ao povo". Na literatura  do jornalismo leitor (a), o populismo dos candidatos "outsiders", é um discurso que seduz os eleitores, apelando para coisas que são normalmente muitos caras, aos cidadãos dos respectivos países. 

A politica, na sua essência leitor (a), se exerce com seriedade e o devido preparo intelectual. A politica, na sua essência, não é exercida com discurso populistas ( independentemente do espectro politico, ok ?). A politica, quando exercida por praticas populistas, agride valores democráticos, violando o estado de direito, e consequentemente, valores muitos caros a democracia no sufrágio universal. Pensemos nisso leitor (a).

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Info Escola. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário