sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

O Patriarcado e Misoginia no Brasil.

 Um homem foi preso suspeito de agredir a esposa e tentar matar o filho, um bebê de apenas seis meses de vida, afogado em uma banheira, na noite de quinta-feira (25), em Sorocaba (SP).

A Polícia Militar foi acionada por moradores para atender à ocorrência por volta de 21h10 e, quando a equipe chegou ao local, foi informada por eles de que o suspeito estava mantendo a esposa e o filho presos em um apartamento na Rua Salvador Leite Marques.

Ainda segundo relatos dos vizinhos à polícia, a mulher começou a gritar por socorro após ter sido agredida e o filho ter sido levado ao banheiro pelo homem, sob ameaça de afogá-lo.

Com auxílio dos moradores, os policiais conseguiram entrar no apartamento, liberando a mulher e resgatando o bebê com vida de dentro de uma banheira com água. A criança foi entregue a uma vizinha para que fosse aquecida.

De acordo com a corporação, o suspeito estava agressivo e apresentava sinais de uso de drogas. Ele resistiu à imobilização e entrou em luta corporal com os policiais, deixando alguns deles com lesões. O Comando de Grupo Patrulha também foi acionado e ajudou na prisão do homem em flagrante.

O suspeito e os policiais feridos foram encaminhados para atendimento médico. Em seguida, a mulher e o bebê foram levados para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde o homem foi autuado e permaneceu à disposição da Justiça. A Informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta sexta feira (26).

Á você que está me lendo eu digo : O machismo se baseia na ideia da virilidade e da autossuficiência masculina na sociedade. No pensamento machista, o conceito intelectual se baseia na superioridade dos homens em relação as mulheres na sociedade.
O patriarcado se baseia no poder primário dos homens na sociedade. O patriarcado é um conceito filosófico que mantem os homens predominando sobre todos os cargos de liderança politica, baseado na autoridade moral, privilégio social e controle total sobre as mulheres e crianças.
A misoginia é ódio e a aversão dos homens as características e valores femininos. A aversão aos valores femininos se aplica com atitudes extremamente intolerantes e agressivas por parte dos misóginos, que visam a manutenção de desigualdades e hierarquia entre os gêneros. Ou seja. Os misóginos focam sua aversão aos valores femininos mantendo atitudes do machismo e do patriarcado.
O feminicidio é um crime de ódio baseado em questão de gênero. O Feminismo é um crime de ódio aonde a vitima é morta simplesmente por ser uma mulher. O feminicidio se caracteriza pelo ódio e aversão ao sexo feminino.
Muitas vezes a necessidade de qualificar o assassinato das mulheres como algo separado do homicídio é questionada. Os críticos argumentam que 80% dos assassinatos são de homens, então o termo feminicidio colocaria ênfase no assassinato menos prevalente das mulheres. Além disso, o estudo do feminicdio seria um estudo social.

Como jornalista e cidadão, eu fico triste em saber que eu vivo em um pais machista e misógino. As noticias das violências contra as mulheres me causam profunda tristeza. Me causa ainda mais tristeza, saber que no Brasil, a misoginia e o machismo, são características disfarçadas no conceito conservador da manutenção dos "valores tradicionais da família". Isso me causa profunda tristeza.
Um pais que é uma das dez maiores economias do mundo, conviver com a misoginia e o machismo, me causam uma dor e uma tristeza muito profunda. E me causa mais tristeza saber que a misoginia e o machismo são alimentados pela manutenção dos " valores tradicionais". Muito triste isso.

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Portal UOL.




Nenhum comentário:

Postar um comentário