segunda-feira, 29 de março de 2021

A necessidade do Brasil em se fazer cumprir as leis.

 A Polícia Federal (PF) procura pistas que comprovem uma vacinação clandestina de empresários e políticos em Belo Horizonte. A suspeita foi revelada na edição on-line da revista Piauí da última quarta-feira (24).

Uma postagem em uma rede social faz parte da investigação. A filha de um funcionário da empresa de ônibus Saritur publicou: "Acordei com a notícia de que eu vou ser imunizada". A mensagem e a conta foram apagadas na sexta-feira (26), mas a TV Globo conseguiu o contato do pai dela.

Carlos Eduardo Alvim: A sua filha fez uma postagem sobre compra de vacina nas redes sociais. Você tem alguma coisa a dizer?

Funcionário: Não, nada a dizer. Filho de menor, esses trem, saiu escrevendo bobagem.

Carlos Eduardo Alvim: Mas você sabe que ela fez essa postagem?

Funcionário: Não tô sabendo.

Carlos Eduardo Alvim: E você sabe de esquema de vacinação lá na garagem? Você foi vacinado?

(telefone fica mudo / desliga)

Segundo a revista Piauí, a aplicação das doses foi organizada pelos donos da Saritur: Rômulo e Robson Lessa.

Entre os vacinados, de acordo com a revista, estão empresários do ramo do transporte e até políticos que pagaram R$ 600 pelas doses.

Um vídeo mostra uma pessoa com jaleco branco, retirando algo do porta-malas e fazendo um movimento parecido com a aplicação de vacina. Uma outra, em pé, também parece ser vacinada.

“Tinham mais de 20 carros dentro da garagem. Eu como profissional de saúde, eu sei como é feita uma vacinação”, disse uma testemunha.

Os empresários Rubens e Robson Lessa negam.

Na sexta-feira, durante operação, a PF foi à garagem em busca de pistas. No local, funciona a empresa Coordenadas, que pertence à família Lessa, também dona da Saritur

Uma fonte ligada à investigação disse que os agentes apreenderam um celular que tinha mensagens combinando a vacinação. A Justiça Federal determinou a quebra do sigilo dos equipamentos eletrônicos.

Na garagem da empresa em Belo Horizonte, a PF encontrou também uma lista com 57 nomes e quer saber se a relação é das pessoas que foram vacinadas. A investigação ouviu informalmente os empresários e está em busca de outras informações. Eles trabalham com três linhas de investigação.

A Saritur declarou que os nomes citados na matéria da revista Piauí não fazem parte da direção e que a empresa Coordenadas funciona de forma independente. A reportagem não conseguiu contato com Rômulo e Robson lessa, nem com a Coordenadas. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta segunda feira (29).


Á você que está me lendo eu digo : Legislação é um conjunto de leis que regulariza determinada ciência, ou ainda um conjunto de leis que organiza a vida de um pais . Ou seja em linguagem popular se chama ordem jurídica e que estabelece condutas de ações aceitáveis e recusáveis de um individuo, instituição, empresa entre outros.
O Estado de Direito é uma situação jurídica, ou um sistema institucional, no qual todos os cidadão de um pais são submetidos ao império do Direito. O Estado de Direito é um império jurídico, que é ligados as normas constitucionais, ao conjunto de leis e aos direitos fundamentais das pessoas. O Estado de Direito estabelece normas jurídicas dentro de um império democráticos, no qual até mesmos os governantes do estado estão submetidos as normas já existentes.
No Brasil, sempre tivemos imensa dificuldade em se fazer cumprir as leis já existentes. Sim leitor (a). A extrema incapacidade de se fazer cumprir as leis já existentes, acaba criando um debate totalmente sem sentido sobre o endurecimento da legislação, com a criação de novas leis.
Sim leitor (a). O Brasil não deve focar o debate em endurecer a legislação jurídica, com a criação de novas leis. Me parece que o Brasil precisa começar a se fazer cumprir as leis que já temos no nosso ordenamento jurídico. A impunidade no Brasil é o resultado da incapacidade do nosso país em se fazer cumprir as leis que já temos na vigência da nossa legislação.
Se o Brasil tivesse a mínima capacidade em fazer cumprir as leis que nós já temos, talvez não precisaríamos de Operação Lava Jato, por exemplo. O debate sobre o eventual endurecimento da legislação nacional me parece totalmente sem propósito. Sim leitor (a). Historicamente o Brasil nunca conseguiu que as leis que nós ja temos fossem cumpridas. O Brasil daria um passo muito grande no combate as irregularidades, se o país tivesse o mínimo de capacidade em se fazer cumprir as leis que nós ja temos.
Os casos grotescos de vacinações clandestinas, me fazem chegar a seguinte conclusão leitor (a). Antes do Brasil pensar em mudar a legislação, o nosso país precisa fazer com que se cumpra integralmente as leis que nós já temos.  Se o Brasil fizer cumprir as leis que já temos, daremos um grande passo no combate as tamanhas irregularidades e a histórica impunidade que assola o país.

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Portal G1 da Rede Globo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário