segunda-feira, 29 de março de 2021

O necessário e sacrificante isolamento social.

 Fiscais da Secretaria Municipal de Ordem Pública fecharam uma rave em Vargem Grande, na Zona Oeste da cidade do Rio, na noite de domingo (28). O evento contava com cerca de 2 mil pessoas e acontecia em uma pousada.

No início da manhã desta segunda-feira (29), imagens do Globocop mostraram cenas de aglomeração no fim de uma festa no Parque União, no Complexo da Maré.

Muitas pessoas ocupavam mesas no meio de uma das ruas da comunidade, praticamente todas elas sem máscara de proteção facial.

Apesar da ampliação das medidas de restrição, o fim de semana foi marcado por festas e algumas pessoas insistiram em ficar nas praias.

No bairro de Colégio, na Zona Norte, um outro evento foi fechado com 150 pessoas. A Vigilância Sanitária multou o responsável pela festa.

Na Taquara, Na Zona Oeste, os fiscais estiveram em um sítio e fecharam uma festa na piscina com 300 pessoas. Os organizadores terão que pagar uma multa.

Em vários pontos da orla, banhistas insistiram em permanecer na areia, desrespeitando as medidas de distanciamento social determinadas pela Prefeitura do Rio.

Foi possível ver o descumprimento das medidas na Barra da Tijuca e em vários pontos da Zona Sul.

Em São Gonçalo, fiscais interromperam uma festa com quase mil pessoas. Os agentes chegaram ao local após denúncias realizadas entre a noite de sexta-feira (26) e a madrugada de sábado (27).

O bar onde acontecia o evento foi interditado. Os bancos e mesas foram apreendidos.

Também na noite de sábado, uma festa de aniversário com 60 pessoas foi flagrada pelas autoridades de saúde. Uma outra casa de eventos foi impedida de abrir. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta segunda feira (29).


Á você que está me lendo eu digo :A saúde mental (ou sanidade mental) é um termo usado para descrever um nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional ou a ausência de uma doença mental. Na perspectiva da psicologia positiva , da medicina ,ou do holismo, a saúde mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica. Isso segundo as explicações do meu irmão Bruno de Oliveira Ribeiro, que é médico.
Caro (a) leitor (a). Eu sou portador de deficiência. Sim leitor (a). Eu tomo remédio controlado, e estou completamente confinado  e isolado há um ano. Um ano de isolamento e confinamento total, causou danos incalculáveis a minha saúde mental leitor (a). Em um ano de confinamento total, eu adquiri um alto nível de ansiedade, que eu não tinha, antes de ficar um ano em confinamento total.
Por isso, eu tenho total empatia para me colocar no lugar dos jovens que desrespeitam as medidas de isolamento social. Estando há um ano em confinamento total, eu compreendo os danos que um isolamento causa na saúde mental de uma pessoa.
Entretanto, estamos no momento mais grave na pandemia no Brasil. O isolamento social é a única saída para evitarmos uma tragédia humanitária ainda maior.  Ou seja. É preciso respeitar as medidas de isolamento social. Não custa nada lembrar leitor (a). Na manhã desta segunda feira, o Brasil já contabiliza um total de 312 mil vidas perdidas para o novo corona vírus.

E assim caminha a humanidade.





Imagens : Portal G1 da Rede Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário