terça-feira, 30 de março de 2021

O centrão não se compra no exercício do poder.

 Desde que o ex-presidente Lula voltou ao tabuleiro eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem se movimentado para fidelizar o núcleo duro do Centrão ao seu projeto de reeleição em 2022. A indicação de um nome do PL para a secretaria de governo, nesta segunda-feira (29), faz parte dessa estratégia.

Entre os partidos importantes do chamado Centrão, estão PP, PL e PR.

Bolsonaro já tinha entregue o Ministério da Cidadania para o PR, mas o PL ainda cobrava espaço. O PL tem como principal cacique Valdemar da Costa Neto.

Antes de decidir pelo PL, houve uma movimentação para tentar emplacar um nome do MDB na articulação política do governo. Mas foi justamente o fator 2022 que barrou essa possibilidade: assessores lembraram a Bolsonaro que o MDB, em 2022, pode marchar com adversários do presidente, como o PSDB.

Por isso, foi descartado e a vaga acabou com a deputada federal Flavia Arruda (PL-DF).

O PP, comandado por Ciro Nogueira, já disse que apoiará Bolsonaro em 2022. Mesmo assim, Lula, que tem excelente interlocução com esses partidos, busca rachar o apoio de partidos do Centrão ao presidente antes do pleito do ano que vem.

Apesar das trocas ministeriais, líderes do Centrão afirmam ao blog que o apoio para 2022 não é automático. Mas comemoram a entrega de cargos. E avaliam que a negociação para a próxima eleição vai incluir outros pleitos, tanto ao presidente Bolsonaro quanto ao ex-presidente Lula. A informação é da Jornalista Andréia Sadi, no seu blog, no Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta terça feira (30).


Á você que está me lendo eu digo : O bolsonarismo é uma corrente de extrema direita. O bolsonarismo  é marcado por doutrinas antiprogressistas, autoritárias, nacionalistas e extremas.

O bolsonarismo se baseia em uma politica extremista de opressão, violência politica, imposição forçada, limpeza étnica, e inclusive, uma moderada politica ditatorial, contra determinados grupos de pessoas, com base na sua inferioridade, pelo conceito de "seleção natural". O bolsonarismo , pode se basear em uma politica  de "seleção natural", contra grupos considerados minoritários, que eventualmente ameacem a hegemonia de uma determinada classe dominante.

A Social Democracia é uma ideologia institucional, que apoia reformas econômicas no estado vigente, visando promover uma justiça social dentro de um sistema de mercado. A Social Democracia é uma politica de centro e centro esquerda no espectro politico, que envolve um estado de bem estar coletivo, incluindo sindicatos e regulamentação econômica, promovendo uma politica de bem estar coletivo e uma democracia representativa. A Social Democracia é uma corrente originalmente  de centro esquerda, que não atenta contra as instituições democráticas. A Social Democracia Institucional , é o espectro politico base dos partidos de   esquerda no Brasil, PT, PDT, PC do B e PSOL. Os Sociais Democratas, na sua essência, são totalmente contrários aos radicalismos políticos, que ameacem a ordem democrática institucional com ideologias autoritárias contra o estado de direito.

A ciência politica aponta, que dentre os conceitos de direita e esquerda, existe o centro, a visão centrista. O centrismo se baseia dentre os conceitos de direita e esquerda no espectro politico. Os adeptos do centrismo, não são capitalistas extremados e nem totalmente socialistas. Os centristas são conhecidos por defenderem a economia de mercado, mas sem esquecer do lado social. Os centristas são conhecidos por serem pessoas conciliadoras e tolerantes no espectro politico.

A centro direita, também conhecida como direita moderada, descreve visões politicas apoiadas nos conceitos da hierarquia social da direita, mas em tese, mais próxima ao centro no espectro politico, no espectro politico mais moderado do quem em variantes radicais da extrema direita. 

Caro (a) leitor (a). Na politica, o velho ditado diz, que o centrão não se compra, mas se aluga. Os partidos do centrão sempre estiveram comandando o país em governos anteriores. Isso ficou latente nos governos do ex presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ou seja. O centrão exerce o poder no parlamento, independentemente de quem for o chefe do executivo.

Os partidos do centrão são pragmáticos leitor (a). Os governos dos ex presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eram governos normais, com politicas normais, sem quaisquer extremismos na politica externa, por exemplo.

O fato do centrão ter certa influencia de comando no governo do presidente Jair Bolsonaro( sem partido), não necessariamente significa que os partidos do centrão irão abraçar as pautas suicidas de Bolsonaro.

Sim leitor (a), os presidentes da Câmara e do Senado, já sinalizaram que a maioria dos partidos do centrão, não irão embarcar nas politicas suicidas do atual mandatário brasileiro na condução da pandemia do novo corona vírus.

Aliás leitor (a). É bom que se diga. Os partidos do centrão, são na verdade partidos da centro direita. PSDB e MDB, outrora partidos de centro, migraram  para a centro direita, após terem seus caciques sangrados pela Operação Lava Jato.

Rede Sustentabilidade e Cidadania, são os atuais partidos de centro na politica brasileira. O centrão não se compra leitor (a). O centrão se aluga. E sendo assim, os partidos do centrão não estão dispostos a se desgastarem com as politicas suicidas do governo do presidente Jair Bolsonaro.

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Jornal Gazeta do Povo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário