terça-feira, 23 de março de 2021

O dia mundial da Síndrome de Down

 No ultimo domingo, dia 21 de Março, foi comemorado o dia mundial da Síndrome de Down. A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população. Segundo informações do site Movimento Down.

A pessoa com deficiência é aquela que tem algum impedimento de longo prazo, seja de natureza física, mental, sensorial ou intelectual. A pessoa com deficiência tem sua interação com uma ou mais barreiras, que podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade, em plena igualdade de condições com outras pessoas.

Caro (a) leitor (a). Conforme comentei em outros posts, eu sou portador de deficiência. Eu me solidarizo com todas as pessoas que tem algum tipo de deficiência. Eu sempre tive dificuldades desde a minha infância.

Faço terapia desde a minha infância e sei as dificuldades enfrentadas por quem tem qualquer tipo de deficiência. No meu caso, devido a minha deficiência, não consigo aprender matemática e ciências exatas. E isso me causou dificuldade na minha vida escolar.

Eu trabalho na Loja Riachuelo do Shopping Ibirapuera, nas vagas para PCDS (Pessoa com Deficiência), desde 01 de Abril de 2011. Eu me solidarizo com a pessoas que tenham a Síndrome de Down. Os preconceitos impedem com que as pessoas com deficiência tenham sua integração na sociedade.

Durante 04 anos e meio, entre Agosto de 2012 á Dezembro de 2016, eu cursei Jornalismo nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM). Durante meus estudos, eu tive que lutar muito para poder acompanhar minha turma, pois estudava com pessoas sem deficiência. No meu dia de folga no trabalho, ficava o dia inteiro na biblioteca da universidade, consumindo muita literatura para acompanhar minha turma.

Na universidade, eu lutei muito contra as minhas limitações naturais. Ainda assim leitor (a), eu obtive meu bacharelado em Jornalismo, com o trabalho de conclusão de curso sobre a Inserção dos Portadores de Necessidades Especiais no Mercado de Trabalho, sob a orientação da Jornalista, Mestra e Doutora Fabíola Paes de Almeida Tarapanoff.

No entanto, eu fico triste com a inclusão de pessoas com deficiências mais agravadas que a minha. Durante os meus estudos, eu não consegui fazer estagio durante a graduação. Sim leitor (a). Eu me formei sem qualquer experiência no mercado.

Eu sei o quanto é difícil ser deficiente em uma sociedade capitalista. O conceito de "seleção natural", é um excludente para as pessoas que sejam portadoras de deficiência. 

Por isso leitor (a), eu faço minhas sinceras homenagens as pessoas com a síndrome de Down. Sendo uma pessoa com deficiência, eu sei a imensa dificuldade que essas pessoas passam em uma sociedade capitalista. Meus parabéns as pessoas com a síndrome de Down. E a todas as pessoas com deficiência.

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site CBN Maringá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário