quinta-feira, 11 de março de 2021

O governo da China.

 O Parlamento da China aprovou uma medida nesta quinta-feira (11) que altera o sistema eleitoral de Hong Kong, um território semi-autônomo que, caso a lei seja efetivada, terá menos representação democrática em suas instituições.

A nova regra exige "patriotismo" em relação à China dos candidatos.

As medidas também vão mudar o tamanho do Parlamento de Hong Kong e a composição.

Haverá um comitê para selecionar quem será o líder. Esse grupo de pessoas terá o poder de vetar candidatos para que apenas os patriotas possam concorrer.

Esse comitê também terá o poder de escolher diretamente uma parte do Parlamento.

O governo chinês tem tomado medidas para aumentar o controle que exercem em Hong Kong --uma delas foi a lei de segurança nacional, imposta em junho do ano passado, que, na prática, é uma justificativa legal para perseguir a oposição.

Houve movimentos de rua pró-democracia em Hong Kong em 2019, e a China os interpretou como uma ameaça à segurança nacional. Desde então, parte dos políticos de oposição na China foi presa.

No Parlamento da China, a votação foi de 2.895 votos a favor da medida que estabelece um veto a candidaturas contra 0. Houve uma abstenção.

A líder de Hong Kong, Carrie Lam, é uma aliada dos chineses. Ela disse estar grata pela lei e que essa medida vai colocar a cidade de Hong Kong no rumo certo.

Até 1997, Hong Kong era uma colônia do Reino Unido. Quando o território foi devolvido à China. Na ocasião, foi acordado que o território seria parte da China, mas teria uma dose de autonomia, um entendimento que ficou conhecido pelo lema um pais, dois sistemas. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta quinta  feira (11).


Á você que está me lendo eu digo :Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.
Ditadura é um dos regimes não democráticos ou antidemocráticos, ou seja, governos regidos por uma pessoa ou entidade política, onde não há participação popular, ou em que essa participação ocorre de maneira muito restrita.
A China é um pais fantástico leitor (a). Em 2020, a China ficou na quarta colocação em nível de índice de desenvolvimento humano, atrás apenas da Suíça, Irlanda e Noruega. A China seguramente está entre as três maiores economias do mundo na atualidade.
Quando analisamos o PIB mundial das 10 maiores economias do mundo leitor (a), podemos constatar que as superpotências representam mais de dois terços da economia mundial. Com um Produto Interno Bruto de aproximadamente U$$ 14, 861 trilhões, a China é a segunda maior economia do mundo. A China perde apenas para os U$$ 20, 807 trilhões do Produto Interno Bruto dos Estados Unidos.

Por outro lado leitor (a). A China ficou na posição 177, na classificação mundial da liberdade de imprensa. A China é um dos países aonde a liberdade de imprensa é mais ameaçada no mundo. Uma pena leitor (a). A China é um pais prospero, um pais fantástico em índice de desenvolvimento humano. Mas, por outro lado, a China peca muito pela falta das liberdades individuais.

E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Portal G1 da Rede Globo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário