A Teoria da Comunicação é um estudo que diz a tradição do começo dos estudos científicos da Comunicação Social no século XX., desenvolvida a partir da popularização dos meios de comunicação em massa. O campo das Teorias da Comunicação é um altamente cientifico, um campo intelectual e plural, composto por uma variedade de teorias, com diferentes perspectivas, pontos de interesse e métodos próprios.
Essas teorias psicanalíticas, começam com a popularização do uso das tecnologias midiáticas durante experiências totalitárias na Europa. A Teoria da Comunicação inclui estudos, a teoria da informação e da matemática, que estuda o processo tecnico da informação e o processo da comunicação humana . Os estudos mais psicanalíticos, concentram concentram suas atenções sobre as mensagens midiáticas e seu efeito sobre as pessoas. A teorias da comunicação também enfatizam o processo de seleção, produção e divulgação das informações através dos veículos midiáticos.
A linguagem é o objeto essencial dos estudos psicanalíticos dos meios de comunicação por intermédio das sua teorias. Os estudos psicanalíticos dos meios de comunicação, começaram a ser explorados a partir do século XX, com a expansão dos veículos da comunicação em massa.
Veja abaixo as principais escolas e tendências.
Escola Estadunidense
A Pesquisa de Comunicação de Massa (“A Mass Communication Research”) teve início nos Estados Unidos na década de 20. Ela esteve centrada nos estudos sobre a relação e interação entre os meios de comunicação de massa bem como os comportamentos dos indivíduos na sociedade.
É classificada em duas principais correntes de pesquisas, ambas focadas nos estudos sobre a interação:
1. Escola de Chicago
Destaca-se o sociólogo estadunidense Charles Horton Cooley (1864-1929) e o filósofo Georg Herbert Mead (1863-1931) com estudos sobre interação social e comportamento coletivo.
2. Escola de Palo Alto
Com a apresentação do modelo circular de informação, se destaca o biólogo e antropólogo Gregory Bateson (1904-1980).
Das teorias da comunicação desenvolvidas nas escolas estadunidenses, temos:
Corrente Funcionalista
Com foco nos estudos sobre os media e a função da comunicação na sociedade, os principais teóricos da corrente funcionalista são:
o sociólogo austríaco Paul Lazarsfeld (1901-1976);
o cientista político estadunidense Harold Lasswell (1902-1978);
o sociólogo estadunidense Robert King Merton (1910-2003).
O “Modelo de Lasswell” focou nos estudos de compreensão e descrição dos atos de comunicação baseada nas perguntas: “Quem? Diz o quê? Através de que canal? A quem? Com que efeito?”.
A Teorias da Comunicação são meios de estudo de psicanálise da comunicação em massa. Nos cursos da Comunicação Social, dentro de suas habilitações, os futuros comunicadores são colocados em estudos constantes da psicanalise cientifica dos meios de comunicação.
Os meios de comunicação sempre irão requerer conhecimentos psicanalíticos dos formados em Comunicação Social. O conhecimento psicanalítico é um estudo constante, em profunda aprimorarão desde os tempos mais antigos. Os estudos das Teorias da Comunicação, por meios científicos, sempre estiveram e estarão presentes através dos processos de aprendizado constante dos estudantes e profissionais da Comunicação.
E assim caminha a humanidade.
As informações são do site Toda Matéria, no artigo da professora Daniela Diana, Professora licenciada em Letras
Imagem : Site Slide Share.
Nenhum comentário:
Postar um comentário