quinta-feira, 8 de abril de 2021

A guerra imperialista entre Estados Unidos e China.

 Os Estados Unidos advertiram nesta quarta-feira (7) a China sobre a escalada de tensões com Filipinas e Taiwan. Os dois países, aliados americanos, têm demonstrado a Washington preocupação com o que chamam de movimentos agressivos por parte de Pequim.

No caso de Taiwan, ilha considerada pela China um território separatista, a preocupação aumentou depois que 15 aviões chineses entraram na zona de defesa aérea taiwanês. Há o temor por parte de Washington que Pequim endureça a repressão a Taipé de maneira semelhante ou mais intensa do que fez com Hong Kong.

Em entrevista coletiva, o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, afirmou que os EUA atuarão caso a escalada de tensões se intensifiquem.

Mais cedo, o ministro de Relações Exteriores de Taiwan afirmou que a ilha "lutará até o fim" caso a tensão com a China escale para uma violência.

"Com base no meu entendimento limitado dos tomadores de decisão americanos que acompanham os desdobramentos nesta região, eles veem claramente o perigo da possibilidade de a China lançar um ataque contra Taiwan", disse Joseph Wu aos repórteres na chancelaria.

Outra preocupação sinalizada por Washington está no recente episódio envolvendo mais de 200 navios militares, vistos em março em águas territoriais disputadas entre China e Filipinas. Price afirmou inclusive que os EUA pode acionar tratados de defesa mútua em caso de agressão.

A China, que reivindica quase todo o mar, rico em recursos, rejeitou semanas de pedidos das Filipinas para retirar os navios que, segundo Manila, entraram ilegalmente em sua zona econômica exclusiva. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta quinta feira (08).


Á você que está me lendo eu digo : O Imperialismo é um conjunto de ideias, medidas e mecanismos que, sob a determinação de um Estado Nação, procuram efetivar politicas de expansão e domínio territorial, cultural e econômico sobre outras regiões geográficas, vizinhas ou distantes de seus respectivos territórios.
A politica externa é um conjunto de objetivos de um determinado pais visando regulamentar as suas relações com os demais países do mundo. A politica externa visa proteger os interesses políticos e econômicos no Brasil, com foco na segurança nacional. 
A politica externa de um pais visa a proteção de sua regulamentação econômica e propagação dos seus valores como uma nação. A politica externa pode servir tanto para fins pacíficos (cooperação internacional) ou par fins bélicos ( agressão, guerra e exploração). Contudo, o direito internacional, por intermédio da carta das Nações Unidas, proíbe politicas de agressão.
A Politica é a geopolítica adotada pelos países visando administrar seus respectivos territórios. A Politica, é a ciência, enquanto direito, adotada pelos países para assuntos externos ( politica externa) e assuntos internos ( politica interna). Nos países democráticos, os cidadãos elegíveis, participam da politica na criação , elaboração e no desenvolvimento das leis. Nos países democráticos, os cidadãos elegíveis, são participantes ativos na politica, seja através do voto, do pensamento critico e de sua militância politica, por meio do sufrágio universal.
Caro (a) leitor (a). O democrata Joe Biden é um homem mais ponderado que o republicano Donald Trump. Mas, entretanto, as disputas imperialistas entre Estados Unidos e China, tendem a continuar. As duas superpotências tem interesses em comum, em determinadas disputas por territórios estratégicos.
A disputa por territórios, faz parte da hierarquia das superpotências na politica internacional leitor (a).

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Portal G1 da Rede Globo. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário