A taxa de transmissão (Rt) do coronavírus no Brasil está em 0,93, aponta o monitoramento do Imperial College de Londres, divulgado nesta terça-feira (27). Essa é a primeira vez em 5 meses que esse número ficou abaixo de 1.
Um Rt de 0,93 significa que cada 100 pessoas com o vírus no país infectam outras 93. Na semana passada, o Rt do Brasil estava em 1,06.
Pela margem de erro das estatísticas, essa taxa pode ser maior (Rt de até 0,80) ou menor (Rt de 0,95). Nesses cenários, cada 100 pessoas com o vírus infectariam outras 80 ou 95, respectivamente.
A última vez que o país ficou com o Rt menor do que 1 foi em 10 de novembro, com 0,68. Desde então, em um período de 25 semanas, a instituição deixou de divulgar os dados em apenas seis datas: 1/12, 22/12, 29/12, 9/03, 23/03 e 6/04 . A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na tarde desta sexta feira (27).
Á você que está me lendo eu digo: A pequena queda na transmissibilidade, não para as 392 mil vidas perdidas durante a pandemia. Os fatos não mentem. Os países que adotaram um lockdown nacional, foram justamente os países mais bem sucedidos no controle da doença.
No Brasil, tivemos erros graves na condução da pandemia. Tivemos um presidente que jogou apenas como animador de plateia para os seus devotos mais fervorosos. No Brasil, tivemos um mandatário que sempre adotou todas as politicas possíveis contra a saúde pública no Brasil. No Brasil, tivemos um mandatário que demonstrou toda a falta de compaixão com a vida dos brasileiros.
Tivemos também denuncias de corrupção contra governadores e prefeitos durante a pandemia. Não se pode negar que existem denuncias polpudas de corrupção envolvendo governadores e prefeitos durante a pandemia no Brasil. Segundo uma reportagem do site BBC, na data de 19 de Agosto de 2020, o "Covidão" já havia atingido os governadores de nove estados e o valor investigado chegava a R$ 1,32 bilhões.
O BBC havia afirmado na reportagem que as ações já haviam atingido governadores de nove unidades da federação :Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.
Ainda de acordo com a reportagem do BBC, nos casos do Rio e do Pará, as apurações atingem os governadores locais — que negam irregularidades —, e foram autorizadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). No Amazonas, a PF chegou a pedir a prisão do governador, Wilson Lima (PSC), mas o pedido foi negado pelo ministro do STJ Francisco Falcão.
O BBC também afirmou na reportagem, que policiais também foram às ruas para apurar irregularidades em 19 prefeituras, incluindo seis capitais de Estados: Aracaju (SE), Fortaleza (CE), Macapá (AP), Recife (PE), Rio Branco (AC) e São Luiz (MA).
Sim leitor (a). O Brasil teve na figura de seu mandatário, o total descaso com a vida e a saúde pública. Contudo, também tivemos graves denuncias de corrupção envolvendo governadores e prefeitos durante a pandemia.
Sim leitor (a). Ontem e hoje, não tivemos nenhum estado brasileiro com alta nas mortes. Mas ainda assim, não me parece admissível que o Brasil tenha uma tragédia humanitária com 392 mil vidas perdidas. Os médicos e cientistas são unanimes em afirmar que boa parte destas mortes poderiam ter sido evitadas.
E assim caminha a humanidade.
Imagem : Portal G1 da Rede Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário