Uma mulher de 22 anos morreu esfaqueada por um rapaz dentro de um shopping em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, no início da tarde desta quarta-feira (2). O rapaz foi preso e, segundo a polícia, seria namorado ou ex-namorado da vítima. Até a publicação desta reportagem o nome dele não havia sido divulgado e também não havia mais detalhes sobre a motivação do crime.
Vitórya Melissa Mota, de 22 anos, foi atacada com várias facadas pelo rapaz, dentro do shopping Plaza Niterói, no centro da cidade, por volta das 13h10. Houve correria e pânico nessa área do shopping, e o rapaz foi detido por seguranças e depois entregue à Polícia Militar, que o conduziu à 76ª DP (Niterói).
Acionados às 13h12, os bombeiros foram ao shopping, prestaram atendimento à vítima ainda no local e em seguida a conduziram ao hospital estadual Azevedo Lima, em Niterói, mas ela chegou morta.
Em nota, o Plaza Niterói prestou solidariedade à família de Vitórya e afirmou que "repudia com veemência qualquer ato de violência e mais um crime de feminicídio que ocorre no país". Informou ainda que o empreendimento "está prestando toda a atenção e suporte necessários aos familiares e segue à disposição das autoridades para colaborar com as investigações". A informação é do Jornal Estado de São Paulo, na manhã desta quinta feira (03).
Á você que está me lendo eu digo : O machismo se baseia na ideia da virilidade e da autossuficiência masculina na sociedade. No pensamento machista, o conceito intelectual se baseia na superioridade dos homens em relação as mulheres na sociedade.
O patriarcado se baseia no poder primário dos homens na sociedade. O patriarcado é um conceito filosófico que mantem os homens predominando sobre todos os cargos de liderança politica, baseado na autoridade moral, privilégio social e controle total sobre as mulheres e crianças.
A misoginia é ódio e a aversão dos homens as características e valores femininos. A aversão aos valores femininos se aplica com atitudes extremamente intolerantes e agressivas por parte dos misóginos, que visam a manutenção de desigualdades e hierarquia entre os gêneros. Ou seja. Os misóginos focam sua aversão aos valores femininos mantendo atitudes do machismo e do patriarcado.
O feminicidio é um crime de ódio baseado em questão de gênero. O Feminismo é um crime de ódio aonde a vitima é morta simplesmente por ser uma mulher. O feminicidio se caracteriza pelo ódio e aversão ao sexo feminino.
Muitas vezes a necessidade de qualificar o assassinato das mulheres como algo separado do homicídio é questionada. Os críticos argumentam que 80% dos assassinatos são de homens, então o termo feminicidio colocaria ênfase no assassinato menos prevalente das mulheres. Além disso, o estudo do feminicdio seria um estudo social.
Como jornalista e cidadão, eu fico triste em saber que eu vivo em um pais machista e misógino. As noticias das violências contra as mulheres me causam profunda tristeza. Me causa ainda mais tristeza, saber que no Brasil, a misoginia e o machismo, são características disfarçadas no conceito conservador da manutenção dos "valores tradicionais da família". Isso me causa profunda tristeza.
Um pais que é uma das dez maiores economias do mundo, conviver com a misoginia e o machismo, me causam uma dor e uma tristeza muito profunda. E me causa mais tristeza saber que a misoginia e o machismo são alimentados pela manutenção dos " valores tradicionais". Muito triste isso.
Um pais que é uma das dez maiores economias do mundo, conviver com a misoginia e o machismo, me causam uma dor e uma tristeza muito profunda. E me causa mais tristeza saber que a misoginia e o machismo são alimentados pela manutenção dos " valores tradicionais". Muito triste isso.
E assim caminha a humanidade.
Imagem : Portal UOL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário