Jornalismo é a coleta, investigação e análise de informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de eventos, fatos, ideias e pessoas que são notícia e que afetam a sociedade em algum grau. A palavra se aplica à ocupação, aos métodos de coleta de dados e à organização de estilos literários.
O machismo se baseia na ideia da virilidade e da autossuficiência masculina na sociedade. No pensamento machista, o conceito intelectual se baseia na superioridade dos homens em relação as mulheres na sociedade.
O patriarcado se baseia no poder primário dos homens na sociedade. O patriarcado é um conceito filosófico que mantem os homens predominando sobre todos os cargos de liderança politica, baseado na autoridade moral, privilégio social e controle total sobre as mulheres e crianças.
A misoginia é ódio e a aversão dos homens as características e valores femininos. A aversão aos valores femininos se aplica com atitudes extremamente intolerantes e agressivas por parte dos misóginos, que visam a manutenção de desigualdades e hierarquia entre os gêneros. Ou seja. Os misóginos focam sua aversão aos valores femininos mantendo atitudes do machismo e do patriarcado.
O sexismo é uma forma de discriminação baseada no gênero de uma pessoa. O seximso é uma forma de preconceito que afeta qualquer gênero. Contudo, o sexismo se torna maior em relação as meninas e as mulheres.
Mais uma vez, Jair Bolsonaro deu péssimo exemplo como mandatário nacional. Jair Bolsonaro atacou a Jornalista Daniela Lima que trabalha na CNN Brasil. Segundo o jornal Folha de São Paulo, Jair Bolsonaro foi questionado pelos apoiadores, ao chegar ao Palácio da Alvorada nessa 3ª feira (1º.jun.2021), sobre uma fala da jornalista no CNN 360º da semana passada. Ela se tornou alvo de ataques bolsonaristas depois de dizer: “Não saia daí porque agora, infelizmente, a gente vai falar de notícia boa, mas com valores não tão expressivos”.
A jornalista havia comentado o saldo positivo das vagas de emprego, porém o menor do ano, de vagas de emprego. Ontem, Jair Bolsonaro atacou a jornalista " Infelizmente, somos obrigados a dar uma boa notícia, mas não é tão boa assim não’. É uma quadrúpede. Afinal de contas, acho que não preciso dizer de quem ela foi eleitora no passado, né? De outra do mesmo gênero.”
Caro (a) leitor (a). Hoje se comemora o dia mundial da liberdade de imprensa. E Jair Bolsonaro, mandatário nacional, deu um péssimo exemplo de como se tratar jornalistas.
O atual mandatário brasileiro deu um exemplo de machismo ,sexismo e misoginia na agressão a Jornalista Daniela Lima. Além da suas falhas graves no combate a pandemia no Brasil, Jair Bolsonaro, mandatário nacional, deu ao país um exemplo de sexismo, machismo e misoginia.
Como jornalista por formação, eu presto minha solidariedade a Jornalista Daniela Lima. A liberdade de imprensa é sagrada em qualquer pais democrático. A liberdade de imprensa é sagrada, principalmente em um país aonde as jornalistas mulheres se tornam alvos.
Como jornalista por formação, sigo com muito respeito as mulheres que superam os ataques no exercício do jornalismo. A liberdade de imprensa é sagrada em um pais aonde as mulheres jornalistas são alvos.
E assim caminha a humanidade.
Imagem : Portal UOL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário