Caro (a) leitor (a). Antes de começar a coluna de hoje, quero prestar minhas condolências aos meus compatriotas, que foram vitimas fatais da Covid 19. Sim leitor (a). Como um cidadão brasileiro, lamento profundamente, os 524 mil brasileiros, que infelizmente tiveram sua vidas ceifadas pela Covid 19.
Sim leitor (a). Antes de começar o comentário de hoje, eu me solidarizo profundamente com os familiares dos 524 mil brasileiros, que infelizmente tiveram suas vidas ceifadas pela Covid 19. Este blogueiro, deseja que Deus conforte todos (as) leitores (as), que tenham perdido seus entes queridos para a Covid 19.
Uma Republica Federativa, é um país, que em nível estrutural, se transforma em uma Republica da estrutura federativa em nível nacional. Uma Republica Federativa, é um pais composto por varias federações em mapa interno e unidas sob um Governo Federal. Em uma Republica Federativa, cada estado da federação nacional, terá sua própria autonomia em nível constitucional e governamental. Em uma Republica Federativa, os estados terão sua autonomia própria em nível governamental, e as decisões governamentais dos Estados da Federação, não poderão ser revogadas por decisões individuais do Governo Federal.
O Brasil será regido institucionalmente por uma Republica Federativa em nível nacional. Ficará estabelecido que na Republica Federativa no Brasil, todos os Estados da Federação e o Governo Federal, terão autonomia em nível de governança. A Republica Federativa no Brasil, estabelece para seus devidos fins em caráter constitucional, que os Estados Federativos do Brasil, terão sua total autonomia em decisões de caráter governamental. As garantias constitucionais estabelecem que os Estados da Federação terão suas plenas autonomias governamentais, cabendo integração nacional ao Governo Federal. Essas são as informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.
A politica é a geopolítica que os países adotam para governar seus respectivos territórios. A politica, é a ciência, enquanto direito, utilizada para representatividade de assuntos internos ( politica interna) e assuntos externos ( politica externa). Nos regimes democráticos, os cidadãos elegiveis exercem a atividade politica, através do seu voto e militância, por meio do pensamento critico no sufrágio universal.
A democracia é um regime politico em que todos os cidadão elegiveis participam igualmente- diretamente através de representantes eleitos - na proposta, no desenvolvimento e na criação das leis. Na democracia, os cidadãos elegiveis, exercem plenamente o poder da governação, por meio do voto, do pensamento critico e intelectual, no pleno direito democrático por meio do sufrágio universal.
Ninguém será obrigado a produzir provas contra si mesmo (pelo uso do principio da interpretação efetiva). Esse é um direito reservado não somente as pessoas que estão presas, mas para toda a pessoa que estiver sendo acusada ou sendo investigada em uma ação penal.
O direito ao silencio, para não produzir provas contra si mesmo, é apenas a manifestação de uma garantia plena dos direitos fundamentais de qualquer cidadão. O direito de não produzir provas contra si mesmo, é garantia constitucional da não auto acusação sem qualquer prejuízo jurídico. Ou seja leitor (a). Nenhum cidadão brasileiros que se recuse a produzir provas contra si em uma investigação penal, poderá ser prejudicado ou penalizado juridicamente. O direito ao silencia a não auto acusação, não poderá ser interpretado em prejuízo da defesa em investigações penais. São informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.
A Prevaricação é um crime funcional, que é praticado por funcionário público contra a Administração Pública. A prevaricação consiste em retardar, deixar de praticar ou praticar indevidamente um ato de ofício. A Prevaricação também consiste em praticar um ato contra as prerrogativas da lei, visando satisfazer interesse pessoal. Segundo as mesmas informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.
A grande noticia nos grandes veículos de imprensa, foi o fato da Ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, ter autorizado a abertura de um inquérito para investigar o presidente Jair Bolsonaro por suposto crime de prevaricação na compra da vacina Covaxin. A decisão da Ministra Rosa Weber, foi tomada na ultima sexta feira (2).
Desde 2014, a Operação Lava Jato apanhou partidos de centro e centro esquerda em escândalos de corrupção. Sim leitor (a). Os mesmos escândalos que envolveram PT e MDB no Governo Federal, também envolveram o PSDB e os demais grandes partidos na maioria dos 27 estados da federação brasileira.
Sim leitor (a). A desmoralização dos grandes partidos de centro e centro esquerda, fez a classe média brasileira alçar Jair Bolsonaro como um outsider nas eleições de 2018.
Contudo, Jair Bolsonaro sempre foi uma fabrica de crises desde a sua posse. A começar pela questão das candidaturas laranjas do PSL, seu antigo partido. Pouco depois, seu filho mais velho, o Senador Flavio Bolsonaro (Republicanos), se encrencou na questão das rachadinhas.
Jair Bolsonaro foi entrando em contradições, se comparáramos ao discurso moralista da campanha presidencial em 2018. Na condução da política, Jair Bolsonaro aderiu á um extremismo xucro, ao dizer que iria " exterminar todos os governos de coalizão" no Brasil.
O extremismo xucro de Jair Bolsonaro, comprometia o potencial econômico do Brasil. Contudo, uma coisa que Jair Bolsonaro nunca entendeu, é que em um país com uma Republica Federativa, é fundamental que o Presidente da República tenha uma coalizão sustentável com Governadores e Prefeitos.
O extremismo xucro de Jair Bolsonaro, já comprometia a governabilidade do país, mesmo antes da pandemia da Covid 19. No começo da pandemia da Covid 19, Jair Bolsonaro teve a grande chance da pavimentar o caminho da sua reeleição em 2022.
Sim leitor (a). A pandemia do novo corona vírus, foi a grande chance de Jair Bolsonaro se firmar como um grande líder nacional no enfrentamento a pandemia no Brasil.
A tarefa de Jair Bolsonaro era muito simples leitor (a). Bastava que Jair Bolsonaro mostrasse a maturidade necessária para um Chefe do Executivo Nacional. Se agisse com a maturidade tão necessária do cargo de Chefe do Executivo Nacional, Jair Bolsonaro daria um passo enorme rumo a sua reeleição em 2022.
Contudo, Jair Bolsonaro fez tudo ao contrário. Contaminado pelo vírus do extremismo, Jair Bolsonaro almejava atuar contra a saúde pública no Brasil, pela teoria da "imunidade natural" pela infecção.
Coube aos Ministros do Supremo Tribunal Federal, impedir que Jair Bolsonaro colocasse ainda mais em risco, a saúde pública no Brasil.
Em vez de ser o líder nacional no enfrentamento ao novo corona vírus, Jair Bolsonaro foi o grande efeito colateral da doença no Brasil. A doença devastava o Brasil, e Jair Bolsonaro ia se desgastando cada vez mais.
Entretanto, Jair Bolsonaro não pode se queixar de falta de avisos. A ala política do Palácio do Planalto, alertou Jair Bolsonaro que o agravamento agudo da pandemia, poderia trazer um enorme ônus politico ao próprio Bolsonaro.
Luiz Henrique Mandetta, seu então Ministro da Saúde, também alertou Jair Bolsonaro á respeito da enorme gravidade da crise sanitária do novo corona vírus.
Mas, contudo, Jair Bolsonaro deu ouvidos apenas ao extremismo da sua ala ideológica. De maneira completamente insana, Jair Bolsonaro dificultou a aquisição de vacinas, com ataques diplomáticos ao governo da China.
Acenando para o extremismo xucro da sua ala ideológica, Jair Bolsonaro foi o grande opositor ao seu próprio governo. Hoje, Jair Bolsonaro carrega contra si, o fardo pesado das 524 mil vidas perdidas para o novo corona vírus.
Contaminado pelo extremismo xucro da sua ala ideológica, Jair Bolsonaro simplesmente abriu mão da garantia que dada pela Constituição Federal de não se auto incriminar. O extremismo da sua ala ideológica, fez Jair Bolsonaro produzir todas as provas contra si mesmo, durante o agravamento da Covid 19 no Brasil.
Contudo, Jair Bolsonaro, também também impôs a sua ala política, o gigantesco fardo político das 524 mil vidas ceifadas no Brasil pelo novo corona vírus. Não se sabe leitor (a), até que ponto os parlamentares do centrão, irão embarcar nas pautas suicidas de Jair Bolsonaro. É extremamente duvidosa, a tese de que os parlamentares do centrão irão morrer abraçados com o extremismo suicida de Jair Bolsonaro.
O mesmo Jair Bolsonaro, que foi alçado a condição de outsider nas eleições de 2018, convive com um inquérito, por suposto crime de prevaricação na compra da vacina Covaxin. As manifestações de ontem nas ruas, são o resultado dos erros de Jair Bolsonaro durante a condução da pandemia no Brasil.
A politica é pragmática, e não costuma perdoar erros. Sim leitor (a). Na politica, assim como na democracia, a única coisa realmente certa, é a própria necessidade da mudança.
Na politica e na democracia, presidentes ineptos, são literalmente cortados na própria carne. Nos Estados Unidos, Donald Trump, foi literalmente cortado na própria carne, devido a sua incompetência durante o agravamento da pandemia em território norte americano.
Hoje, Jair Bolsonaro enfrenta oposição, justamente pela sua incompetência na condução da pandemia no Brasil. Na política, assim como na democracia, lideres incompetentes, são literalmente cortados na própria carne.
E assim caminha a humanidade.
Imagem : Jornal O Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário