sábado, 11 de setembro de 2021

A avalição de um mandatário de qualquer partido ou corrente política

 Pesquisa feita pelo banco Modalmais e consultoria AP Exata aponta que os índices de aprovação do governo Bolsonaro sofreram uma nova queda nesta semana. Segundo levantamento, o índice de pessoas que avaliam o governo como bom ou ótimo é de 24% (uma queda de 4,1% em relação à semana anterior). As que avaliam como ruim ou péssimo somam 48,9% ( 0,5%. p.p. a mais) e as que consideram o governo como regular ficaram em 27,1% (3,4% p.p. a mais).

De acordo com o levantamento, apesar de ter diminuído a adesão aos movimentos pró-governo realizados no último dia 7 de setembro, os atos conseguiram testar a capacidade do presidente "para parar o País".

A pesquisa avalia que a carta pedindo harmonização entre Poderes assinada pelo presidente Jair Bolsonaro ontem, 9, também o deixa em uma posição confortável com relação à tensão que ele criou. "Se Alexandre de Moraes seguir uma agenda punitivista, será visto como alguém que não quer cooperar para o apaziguamento institucional", diz a pesquisa sobre o ministro do Supremo Tribunal Federal, que virou o principal alvo da base do presidente.

"Nem mesmo a militância governista acredita que o presidente realmente estendeu uma bandeira branca porque pretende mudar o comportamento bélico. Bolsonaristas e oposição viram na jogada um ato estratégico, para garantir a governabilidade e reduzir as pressões. Algo certeiro e pontual, mas com data de validade", avalia o levantamento. A informação é do Jornal Estado de São Paulo, na manhã deste sábado (11).


Á você que está me lendo eu digo : A politica é a estratégia geopolítica que os países utilizam para administrar seus territórios. A política, é a ciência, enquanto direito, que é utilizada para administrar assuntos internos ( politica interna) e assuntos externos ( politica externa). Nos países democráticos, os cidadãos elegiveis participam da criação, da elaboração e da execução das leis, exercendo a governabilidade politica, através do pensamento crítico e militância por meio do sufrágio universal.

A democracia é um regime governamental no qual todos os cidadão elegiveis participam igualitariamente - direta ou indiretamente por intermédios dos seus parlamentares eleitos pelo voto - na proposta, no desenvolvimento e na criação da legislação a vigorar em um país. Na democracia todos os cidadão elegiveis exercem a governabilidade institucional, através do seu voto, da sua militância e do pensamento intelectual no sufrágio universal.

A politica externa é a governabilidade estratégica no qual um país traça as suas respectivas politicas para manter as suas relações institucionais e comerciais com os demais países do mundo. A politica externa é absolutamente fundamental para a balança comercial e para a estabilidade politica e econômica de qualquer país do mundo, pois a politica externa acaba resguardando  os interesses políticos, os interesses econômicos que influenciam nas estratégias politicas e econômicas de qualquer país no mundo.

A economia é o conjunto de atividade desenvolvidas pelas pessoas, aonde se visa a produção, distribuição e o consumo dos bens e serviços tão essenciais a saúde coletiva dos nativos de qualquer país no mundo.

A micro economia é o estudo  cientifico que analisa a economia em uma escala menor  e bastante especifica. Os estudos micro econômicos analisam as atividades econômicas das empresas, das pessoas e das famílias em uma escala muito especifica.

A macro economia é o estudo cientifico que analisa a economia em um sentido de muito maior complexidade. Os estudos macro econômicos analisam a economia de um país, de uma cidade e a economia em um sentido global.

No Brasil, a lei de diretrizes orçamentárias tem como sua diretriz, a elaboração do orçamento público que será destinado e elaboração dos investimento públicos e das politicas da seguridade social em todos os Poderes da República. A lei de diretrizes orçamentárias também determina os gastos da maquina pública, aonde também estão incluídos os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e também as empresas pertencentes ao poder público.

Caro (a) leitor (a). Na manhã deste sábado, o dólar está cotado a R$ 5,25. Independentemente da corrente política, um presidente é bastante avaliado pelo andamento da economia. Sim leitor (a). O segundo mandato da ex presidente Dilma Rouseff (PT), entrou em descrédito com a crise econômica que o Brasil passou a enfrentar em 2014.

A ex presidente Dilma Rouseff (PT), caiu em desgraça por não manter as diretrizes orçamentárias de governos anteriores. O mesmo desgaste está acontecendo em relação ao presidente Jair Bolsonaro.

Sim leitor (a). A pandemia descontrolada que tivemos no Brasil está cobrando o seu preço na economia. Os países que melhor controlaram a pandemia, foram justamente os países que melhor alavancaram as suas respectivas economias.

A economia brasileira estaria sofrendo menos, caso a pandemia tivesse sido melhor controlada. Todos os presidentes,  seja de qualquer partido ou corrente política, são fortemente avaliados pelo andamento da economia. E isso acontece principalmente no Brasil.

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Jornal O Globo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário