As vendas do comércio varejista cresceram 1,2% em julho, na comparação com junho, divulgou nesta sexta-feira (10) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O IBGE também revisou o resultado de junho, de queda de 1,7% para alta de 0,9%. Com a revisão, o setor passou registrar 4 altas consecutivas e atingiu patamar recorde de vendas.
"Foi o quarto crescimento consecutivo desse indicador, fazendo com que o volume de vendas do comércio chegasse ao patamar recorde da série histórica da pesquisa, iniciada em 2000", informou o IBGE.
Frente a julho do ano passado, a alta foi de 5,7% – quinta taxa positiva consecutiva nesta base de comparação.
No ano, o avanço chegou a 6,6% e no acumulado nos últimos 12 meses a alta permaneceu em 5,9%.
“Apesar do avanço, o movimento intrasetorial do comércio é muito heterogêneo. Algumas atividades ainda não conseguiram recuperar as perdas na pandemia, como é o caso de equipamentos e material para escritório, que ainda está 26,7% abaixo do patamar pré-pandemia, ou combustíveis e lubrificantes, que está 23,5% abaixo”, destacou o gerente da PMC, Cristiano Santos.
Alta em 5 das 8 atividades
Cinco das oito atividades pesquisadas tiveram alta na passagem de junho para julho. O destaque foram as vendas de Outros artigos de uso pessoal e doméstico (19,1%)
Veja o desempenho de cada um dos segmentos em junho:
Combustíveis e lubrificantes: -0,3%
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: 0,2%
Tecidos, vestuário e calçados: 2,8%
Móveis e eletrodomésticos: -1,4
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria: 0,1%
Livros, jornais, revistas e papelaria: -5,2%
Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação: 0,6%
Outros artigos de uso pessoal e doméstico: 19,1%
Veículos, motos, partes e peças: 0,2% (varejo ampliado)
Material de construção: -2,3% (varejo ampliado)
No comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças e material de construção, as vendas cresceram 1,1% na passagem de junho para julho e 7,1% na comparação interanual.
Perspectivas
A recuperação da economia brasileira segue desigual em um cenário de aumento das incertezas e de piora das expectativas em razão da tensão política, de agravamento da crise hídrica e de inflação de quase dois dígitos no acumulado em 12 meses.
Na semana passada, o IBGE mostrou que a produção industrial brasileira caiu 1,3% em julho, voltando a ficar no patamar pré-pandemia.
Na última pesquisa Focus, que reúne as projeções dos analistas, a inflação esperada para este ano já chegava a 7,58%. Para o Produto Interno Bruto (PIB), a estimativa de alta foi reduzida para 5,15% em 2021 e para 1,93% em 2022. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta sexta feira (10).
Á você que está me lendo eu digo : A politica é a ciência geopolítica que todos os países do mundo adotam para administrar seus territórios. A política é a ciência, enquanto direito, que é utilizada para assuntos internos ( politica interna) e assuntos externos ( politica externa) Em países democráticos, os cidadãos elegiveis participam da governança política através do sufrágio universal.
A politica externa é a estratégia definida pelo chefe de estado ou pelo parlamento na qual um país traçará suas relações diplomáticas e comerciais com os demais países do mundo. A politica externa é fundamental para a consolidação da balança comercial de um país no comércio internacional.
A diplomacia é a politica governamental em nível global, na qual um país traçará suas estratégias governamentais, política e também econômicas, nas suas relações diplomáticas, politicas e comerciais com os demais países do mundo.
A economia são as atividades que os nativos de um país desenvolvem visando a produção, distribuição e consumo dos bens e serviços que são tão indispensáveis a qualidade de vida é a saúde coletiva da população.
A microeconomia é um estudo cientifico que analisa a economia em uma escala menor e bastante especifica. Os estudos científicos da microeconomia lidam com as analises das atividades econômicas das empresas, das famílias e dos trabalhadores.
A macroeconomia é um estudo cientifico muito mais complexo, pois os estudos macroeconômicos lidam com as analises da atividade econômica em uma escala muito mais ampla. Os estudos macroeconômicos analisam a economia de uma cidade, a economia de um país e também a economia mundial.
Caro (a) leitor (a). Na manhã desta sexta feira, o preço do barril de petróleo, permanece cotado a U$$ 77,84. A Organização dos Países Produtores de Petróleo é uma organização econômica e intergovernamental de 13 nações, fundada em 15 de Setembro de 1960 no Bagdá, por cinco países (Irã, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita e Venezuela), com sede desde 1965, em Viena na Áustria.
Em Setembro de 1919, os 14 membros da OPEP, representavam aproximadamente 44 % da produção global de petróleo e 81, 5% das reservas de petróleo comprovadas no mundo. Isso da aos países membros da OPEP, uma grande influencia na politica econômica da comercialização do petróleo nos demais países do mundo.
A finalidade da OPEP é coordenar e unificar as politica econômicas de seus países membros, garantindo a estabilização do mercado petrolífero no restante do mundo. A OPEP tem como finalidade, defender seus interesses econômicos no mercado global, regulamentando a politica econômica no comércio petrolífero global e garantindo um retorno financeiro estável e lucrativo aos países membros da OPEP.
A formação da OPEP marcou um ponto decisivo para a soberania econômica e politica dos países produtores de petróleo sobre os recursos naturais. Os países membros da OPEP passaram a desempenhar uma importante soberania econômica no comércio petrolífero global e também nas relações internacionais.
Sim leitor (a). Você, que me acompanha no blog, desde o seu começo em Setembro de 2018, já leu posts aonde eu falo sobre a hierarquia econômica nos países membros da Organização dos Países Produtores de Petróleo no mercado petrolífero.
Sim leitor (a). Conforme você já acompanhou em outros posts, eu continuo afirmando que a politica econômica do comércio do barril de petróleo, são determinadas pelos países membros da Organização dos Países Produtores de Petróleo. Assim como eu continuo afirmando que os governantes dos demais países do mundo, não tem qualquer influencia sobre os preços dos combustíveis nos seus respectivos países. O Brasil não é uma exceção a essa regra do mercado mundial.
Caro (a) leitor (a). Na manhã desta sexta feira, o dólar está cotado a R$ 5,20 no Brasil. Houve um recuo do dólar em relação a cotação de ontem.
De acordo com os veículos de imprensa, o Brasil já soma 201 milhões de vacinas já aplicadas no país, somando-se a primeira e segunda dose da vacina anti covid 19. O avanço da vacinação, em tese, deveria viabilizar a retomada mais consistente da economia.
Entretanto, as constantes turbulências internacionais, acabam trazendo as incertezas no Banco Central, causando a desvalorização do real e a disparada do dólar no Brasil.
O setor de serviços é o ramo econômico que engloba as atividades de prestação de serviços e comércio. O setor de serviços é composto pelo setor terciário ( justamente o setor que engloba as atividades econômicas e do comércio), setor primário ( agricultura, extração mineral) e o setor secundário (industrialização). O setor de serviços, representa aproximadamente 70 % no Produto Interno Brasileiro, de acordo com as informações do site Sua Franquia.
A retomada mais vigorosa da economia no Brasil, passa pela plena harmonia entre os Poderes da República. Somente a harmonia entre os poderes, trará a estabilidade necessária na condução da economia brasileira.
E assim caminha a humanidade.
Imagem : Portal G1 da Rede Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário