O total de R$ 30 mil foi penhorado pela Justiça da conta bancária do apresentador Augusto Nunes para pagamento de indenização à Gleisi Hoffmann, presidente do PT. A sentença aponta que ele foi intimado ao desembolso, mas "permaneceu inerte" sobre a questão.
Condenado em maio por danos morais a Hoffmann, Augusto Nunes chegou a chamar a petista várias vezes de "amante" em textos publicados na revista Veja e no portal R7. Por falta de defesa no processo em que foi citado, Augusto Nunes foi condenado à revelia.
Além disso, foi determinado em maio, com unanimidade entre os desembargadores da 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), que o acórdão condenatório deve ser publicado por período mínimo de 30 dias nos veículos em que as ofensas a Gleici foram divulgadas.
Entretanto, esta parte da sentença ainda não foi cumprida, o que deve ser pedido pela defesa de Gleisi Hoffmann.
CONDENAÇÃO
Em relatório, o desembargador Álvaro Ciarlini pontuou que as declarações de Augusto Nunes estavam carregadas de "conteúdo misógino e sexista, puramente com o intuito de agredir a demandante".
Nunes chegou a afirmar que o codinome "amante" era atribuído a Gleici no departamento de propinas da Odebrecht. Ainda assim, chegou a usar a expressão mesmo em textos que não estavam relacionados às investigações sobre a construtora.
"Nesse contexto, evidencia-se que a palavra 'amante' deixou de ser utilizada com o intuito de informar o leitor a respeito da operação policial que envolveu a sociedade empresária Odebrecht", definiu o desembargador.
Segundo o magistrado, os meios de divulgação utilizados pelo réu eram portais de grande alcance, classificando a conduta como "grave". A informação é do Jorna Diário do Nordeste.
Á você que está me lendo eu digo : O Jornalismo é a coleta, investigação e analise de informações, visando a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de fatos, eventos, ideias, e pessoas que são noticia e que tem relevância a sociedade em algum grau. O Jornalismo se aplica á ocupação, aos métodos de coleta de dados e organização do Jornalismo na literatura artística.
O valor noticia no jornalismo são os critérios e conhecimentos científicos que influenciam a seleção e os destaques de fatos como um produto de alta noticiabilidade. O valor noticia tem como objetivo dar cada vez mais alcance e relevância as noticias para que os meios de comunicação se mantenham no mercado.
É livre, sem qualquer censura do estado de quaisquer Poderes da República, a livre circulação dos jornais e dos meios de comunicação em território brasileiro. Será garantida dentre as prerrogativas constitucionais, a livre liberdade de imprensa e da atividade jornalística em território brasileiro. Será vedada qualquer censura a atividade da comunicação no Brasil, na sua atividade intelectual da plena liberdade de manifestação, dentro da livre e plena liberdade de imprensa. Embora assegurada a plena e absoluta liberdade de imprensa, será vedado aos meios de comunicação, quaisquer danos a terceiros, como a violação da reputação e a dignidade humana. Segundo as informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.
O meu colega Augusto Nunes é um dos jornalistas mais conhecidos no Brasil. Augusto Nunes foi revisor nos Diários Associados, trabalhou 13 anos na Revista Veja, entre 1973 e 1986. Também dirigiu as revistas Veja, Época, Forbes ( edição brasileira), além de ter dirigido Jornal Estado de São Paulo.
Nós jornalistas, temos que nos posicionar por dever de ofício. Conclui o curso de Comunicação Social na Habilitação em Jornalismo em Dezembro de 2016. Como jornalista por formação. Sei o quanto precisamos sim nos posicionar.
O que aconteceu com meu colega Augusto Nunes, serve ainda mais de lição para este humilde jornalista que vos fala nesta tarde. Sendo habilitado em Jornalismo na Comunicação Social. Preciso sim me posicionar. Mas sou muito frágil pela minha deficiência e preciso me preservar.
Para me preservar, eu evito adjetivar meus textos nos meus blog. Me pauto por regras rígidas, principalmente para abordar o cotidiano neste blog. Sendo habilitado em Jornalismo pela Comunicação Social, sei que preciso me posicionar por oficio da minha formação.
Entretanto, pela minha deficiência, preciso mais ainda me preservar. Nós jornalistas precisamos nos preservar. A necessidade de me preservar conduz minha conduta na comunicação digital.
E assim caminha a humanidade.
Imagem : Jornal Diário do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário