A dona de casa Liliane Oliveira Monção, de 35 anos, morreu na noite desta segunda-feira (13), após ser esfaqueada no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus. Segundo a polícia, o crime foi um feminicídio e o suspeito, ex-companheiro da vítima, foi preso algumas horas depois da morte da mulher.
O caso aconteceu na casa da vítima, na rua Surubim. A mulher chegou a ser socorrida para o Hospital Platão Araújo, mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com a polícia, o suspeito do crime, ex-companheiro da vítima, invadiu a casa da mulher e esfaqueou a dona de casa. Segundo o Instituto Médico Legal, ao todo, a vítima foi morta com 19 facadas, uma delas atingiu seu olho.
A família informou que, após o crime, eles foram atrás do suspeito, que é ex-namorado da mulher. Ele foi agredido pelos parentes dela, mas conseguiu fugir. Em seguida, a Polícia Militar localizou o homem.
"Ele era obsessivo e passava dia e noite a perseguindo. Ele vigiava minha tia dia e noite", disse o sobrinho da vítima, Eduardo Monção.
A família contou também que o homem já invadiu a casa da vítima anteriormente. Segundo relatos, o casal ficou junto por seis meses e o suspeito não aceitava o fim do relacionamento.
Ele foi preso em flagrante, levado para exame de corpo de delito no IML e foi encaminhado para a Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta terça feira (14).
Á você que está me lendo eu digo : O machismo é sensação do ser "viríl" e " autossuficiente, sendo um conceito associado a um forte orgulho masculino. O machismo está associado á um conceito da hierarquia social na qual os homens são superiores as mulheres em todos os segmentos da sociedade. Dentro do conceito da superioridade masculina no aspecto civil, está a responsabilidade de um homem prover, proteger e defender a sua família.
O patriarcado é um sistema social em que os homens mantem o poder primário na sociedade. O patriarcado tradicional prega que os homens são superiores as mulheres, e que na superioridade masculina, os homens devem prevalecer em funções de liderança política, autoridade moral, privilégio social e no controle absoluto das propriedades. No patriarcado tradicional, os homens mantém a autoridade total sobre as mulheres e as crianças.
A misoginia é a aversão de um homem as mulheres e aos valores femininos. Visando descarregar seu ressentimento em relação as mulheres, os misóginos utilizam da violência física e psicológica contra as mulheres e as meninas.
O Brasil é um país extremamente patriarcal e machista. No Brasil, mesmo com as conquistas das mulheres nos últimos 100 anos, as mulheres ainda são vistas como um objeto de posse.
Como cidadão e jornalista, eu apoio todas as lutas intelectuais das mulheres contra o patriarcado e o machismo na sociedade. A igualdade plena de direitos entre homens e mulheres, é o principio da plena democracia em qualquer país no mundo.
E assim caminha a humanidade.
Imagem : Portal Desacato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário