sábado, 18 de setembro de 2021

Há lugar para todos em uma democracia.

 Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (18) pelo jornal "Folha de S.Paulo aponta que dois em cada três brasileiros dizem considerar que as manifestações que defendem o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso ameaçam a democracia.

De acordo com o levantamento, 66% dos entrevistados afirmaram que protestos nas ruas com esse tipo de pauta ameaçam a democracia, enquanto 31% responderam que elas não ameaçam e 3% disseram não saber.

Veja o resultado:

Representam ameaça à democracia: 66%

Não representam ameaça à democracia: 31%

Não sabem: 3%

Os resultados foram bem parecidos em relação a manifestações nas redes sociais que pedem o fechamento dos dois Poderes: para 65%, elas são uma ameaça à democracia.

O Datafolha ouviu presencialmente 3.667 pessoas em todo o Brasil de segunda-feira (13) até a quarta-feira (15). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

A pesquisa foi realizada praticamente uma semana após os atos do 7 de Setembro em apoio ao governo Bolsonaro e com pedidos de fechamento do Congresso e impeachment de ministros da Suprema Corte.

Durante a manifestação, em discurso na avenida Paulista, em São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro chegou a dizer que não iria mais cumprir decisões judiciais do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Alvo constante de críticas de bolsonaristas, o magistrado é responsável por diferentes investigações na corte envolvendo o presidente e seus aliados.

Na pesquisa realizada pelo Datafolha em junho de 2020, 68% responderam que manifestações nas ruas pedindo o fechamento do Supremo e do Congresso eram uma ameaça à democracia. Em comparação com o percentual atual de 66%, houve uma variação dentro da margem de erro.

Mensagens falsas

O Datafolha também perguntou aos entrevistados sobre a divulgação de notícias falsas envolvendo políticos e ministros do STF. Para a maior parcela da população, isso é visto como algo problemático,

Para 77% dos entrevistados, o fenômeno é uma ameaça à democracia, enquanto 19% disseram que não ameaçam e 3% disseram não saber.

Veja o resultado sobre mensagens falsas:

Para 77%, representam ameaça à democracia

Para 19%, não são uma ameaça

3% não souberam dizer. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, neste sábado (18).


Á você que está me lendo eu digo : A democracia é um regime politico em que todos os cidadãos elegiveis participam igualmente - direta ou indiretamente ou através de governantes democraticamente eleitos - na proposta, no desenvolvimento e na criação das leis vigentes no Brasil. Na democracia os cidadãos nativos exercem o poder politico, por meio do seu voto, da sua militância e principalmente por meio do seu pensamento critico, exercendo na plenitude a autodeterminação política.

A politica é a estratégia governamental que os países adotam para administrar os seus territórios. A politica, é a ciência, enquanto direito, que é utilizada para assuntos internos (politica interna) e assuntos externos (politica externa). Nos países com regimes democráticos, os cidadão nativos participam ativamente do governabilidade institucional, através do seu voto, da sua militância, do pensamento critico e da autodeterminação política.

A pluralidade é a diversidade de ideias e pensamentos distintos dentro da sociedade. Em uma sociedade civilizada, a pluralidade abrange a diversidade plena de ideias, pensamentos e diversas formas de autodeterminação politica. 

Caro (a) leitor (a). Durante 04 anos e meio, entre Agosto de 2012 á Dezembro de 2016, eu cursei Comunicação Social - na Habilitação em Jornalismo. Durante o curso de graduação, eu convivi com diversas visões de pensamento e de coletividade. Durante aos 04 anos e meio de graduação, tive colegas progressistas, liberais e conservadores. 

Caro (a) leitor (a). Em uma democracia plena, existe o respeito a pluralidade de pensamento. Sim leitor (a). Em uma democracia plena, os cidadão nativos de qualquer país, devem ter a plena garantia do respeito a pluralidade de pensamento de autodeterminação política.

Sim leitor (a). Em uma democracia, há lugar e tolerância para pluralidade de pensamento. Em uma democracia, se abrange liberais, progressistas e conservadores. 

Mas, entretanto, só há no lugar em uma democracia para os que almejam aniquila-la. Na democracia somente não existe lugar para o autoritarismo de um governante. Seja ele quem for. 

Em uma democracia só não existe lugar para os que querem destrui-la .

E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Site Montedo. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário