terça-feira, 12 de outubro de 2021

A polarização politica no Brasil.

 A polarização na politica se refere as divergências entre extremos ideológicos. Essa divergência politica pode acontecer na população em geral ou dentro de certos grupos e instituições.

A polarização na política se considera no contexto dos partidos políticos e sistemas democráticos de governo. Na polarização politica em países bipartidários como os Estados Unidos, as vozes mais moderadas perdem poder e influencia.

A extrema direita é o mais alto grau do direitismo no campo politico. A extrema direita envolve teorias anticomunistas, autoritárias e nacionalistas extremas.

A extrema direita se baseia no conceito de supremacia e hierarquia social na sociedade. Os conceitos hierarquia social da extrema direita se baseiam na supremacia de certos grupos étnicos, na xenofobia como o preconceito de origem, no racismo consentido contra grupos minoritários, nas praticas de homofobia e transfobia.

A extrema direita prega a politica da violência, da assimilação forçada e em eventuais praticas de genocídio contra grupos considerados inferiores, que eventualmente possam a ameaçar  a hegemonia do grupo dominante.

A Social Democracia é uma corrente política que apoia intervenções econômicas e sociais no estado para promover uma politica sustentável de bem estar coletivo. A Social Democracia é uma politica que envolve uma politica de bem estar social que envolve os sindicatos e uma regulação econômica que envolva uma politica sustentável de bem estar social e um compromisso com a democracia representativa.

A Social Democracia é uma corrente originalmente de centro esquerda, embora os partidos de centro na Europa, adotem a Social Democracia como um espectro político nos seus respectivos parlamentos.

A Social Democracia, na sua intelectualidade, é contrária as rupturas anticapitalistas e também contrárias as rupturas antidemocráticas. A Social Democracia prega  o foco no bem estar social dentro da economia tradicional.

Nos governos do ex presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rouseff (PT), tivemos a Social Democracia como forma de governo. Os governos de Lula e Dilma, focaram em uma politica de bem estar social dentro de uma economia capitalista.

No governo do ex presidente Lula, tivemos programas sociais como o Bolsa Família e o Fome Zero, ambos reconhecidos pela Organização das Nações Unidas, como politicas sociais que possibilitaram a saída do Brasil do mapa da fome. No governo do ex presidente Lula, as reformas econômicas aumentaram o PIB per capita no país alcançando o mais alto grau de investimento.

Contudo, também tivemos os tenebrosos escândalos de corrupção do mensalão e o petrolão, nos governos dos ex presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rouseff (PT).

O mensalão foi um esquema de compra de votos que envolvia dinheiro público na compra de parlamentares. O petrolão foi um esquema que envolvia cobrança de propinas de empreiteiras que envolvia e Petrobrás. Na lama da corrupção, os petistas não se deram conta do óbvio. Os escândalos petistas no mensalão e do petrolão, também estavam contaminando toda a esquerda na mesma toada.

Em 2018, devido ao antipetismo, tivemos a eleição  de Jair Bolsonaro. Com um forte discurso moralista, Jair Bolsonaro foi alçado a condição de outsider pela população.

Na presidência de Jair Bolsonaro, foi implantada uma politica contra os direitos humanos. O atual mandatário pregava a violência policial e defendia o direito a execução sumária por parte dos policiais. Além disso, o presidente Jair Bolsonaro criticava as politicas de direitos humanos no Brasil e no mundo.

Na pandemia do novo corona vírus, Jair Bolsonaro planejava colocar as vidas dos brasileiros em risco, com a estratégia da imunização pelo contagio generalizada  pela Covid 19.

Em um total descaso com a saúde humana, Jair Bolsonaro tentava emplacar no Ministério da Saúde, remédios comprovadamente ineficazes contra a Covid 19. 

Coube então aos Ministros do Supremo Tribunal Federal, impedir que Jair Bolsonaro colocasse ainda mais em risco, as vidas dos brasileiros durante a pandemia da Covid 19.

Além disso, Jair Bolsonaro foi caindo em contradições com o moralismo pregado na campanha eleitoral de 2018. O senador Flávio Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro, os filhos do atual mandatário, estão cada vez mais encrencados com escândalos tenebrosos de rachadinhas.  A rachadinha é um desvio de dinheiro público no qual os assessores transferem os seus salários ao parlamentar. 

Além disso, a Ministra Rosa Weber, autorizou a abertura de um inquérito, para investigar Jair Bolsonaro por suposto crime de prevaricação na compra da vacina Covaxin. E ainda existe um inquérito que apura se houve a interferência do próprio Jair Bolsonaro na Policia Federal, que é conduzido pelo Ministro Alexandre de Moraes.

Na atual pandemia, o Brasil vive um cenário político cada vez mais caótico. Há uma polarização raivosa entre a social democracia e a extrema direita em todo os cantos do país.

Os conflitos entre a social democracia e a extrema direita, trazem tempos cada vez mais insanos em todos os estados do Brasil.

Em tempos cada vez mais insanos, relações familiares são rompidas devido a diferenças de opiniões políticas. Amizades de longa data também se rompem por diferenças políticas.

Confesso que sinto saudade dos tempos em que se podia sentar-se a mesa para dialogar. Como eu já havia comentado em outras postagens, há lugar para todos em uma democracia.

Em uma democracia, existe lugar para que todos se sentem a mesa para dialogar. Confesso que sinto saudades dos tempos em que tínhamos tempos mais serenos no Brasil.

Tempos em todos se sentavam a mesa para dialogar. Falta capacidade de dialogo em tempos de tantos conflitos. Em uma democracia, todos se sentam a mesa para dialogar.

E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Jornal Folha de São Paulo





Nenhum comentário:

Postar um comentário