Caro (a) leitor (a). Antes de mais nada, quero lamentar profundamente os meus 600.000 compatriotas que perderam suas vidas para a Covid 19.
Sim leitor (a). Quero me solidarizar com todos (as) os (as) leitores (as) que tenham perdido algum ente querido para a Covid 19. Desejo que o tempo traga o conforto tão necessários a todos (as) os (as) leitores (as) que tenham perdido algum ente querido para a Covid 19.
A Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP) é uma organização intergovernamental composta por 13 nações, sendo fundada em 15 de Setembro de 1960, em Bagdá, por cinco membros fundadores (Irã, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita e Venezuela), tendo sua sede em Viena, na Áustria desde 1965.
Em Setembro de 2018, os 14 países membros da Organização dos Países Produtores de Petróleo representavam 44 % da produção mundial do petróleo e 81,5% das reservas de petróleo comprovadas no mundo, dando a Organização dos Países Produtores de Petróleo, uma grande influencia nos preços globais do barril de petróleo, preço previamente determinado pelo pelos chamados agrupamentos das "sete irmãs" de empresas multinacionais de petróleo.
A finalidade da Organização dos Países Produtores de Petróleo é coordenar as politicas econômicas nos preços e na comercialização do barril de petróleo no mercado mundial. A Organização dos Países Produtores de Petróleo é quem determina o fornecimento econômico e regular do barril de petróleo aos demais países do mundo no comércio internacional.
A balança comercial resulta da soma de importações e exportações entre os países do mundo na balança corrente. Quando as importações são menores que as exportações se registra um superávit na balança. Quando as exportações são maiores que as importações se registra um déficit na balança.
A inflação significa um aumento expressivo no preço de determinados bens e serviços dentro de um curto e médio prazo. Caro (a) leitor (a), como blogueiro e jornalista, é meu dever cívico, informa-lo que o dólar está operando a R$ 5,51 centavos no mercado brasileiro.
Sim leitor (a). Conforme eu já abordei em outras postagens, nenhum governo no mundo tem o controle sobre os preços dos combustíveis nos seus respectivos países. Sim leitor (a). Conforme eu já abordei em outras postagens, os preços das ofertas dos barris de petróleo no comercio internacional, são determinados pela países membros da Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP). E nesse contexto leitor (a), o Brasil não é uma exceção a essa regra no comercio internacional.
Contudo leitor (a), além da influencia dos países membros da Organização dos Países Produtores de Petróleo no comercio global do barril de petróleo, o Brasil sofre de um problema adicional.
A desvalorização do real perante o dólar, acaba puxando a aceleração da inflação. A desvalorização do real frente ao dólar, acaba aumentando excessivamente as exportações.
Sim leitor (a). Com o real desvalorizado frente ao dólar, os custos para a produção da safra de alimentos por exemplo, acaba aumentando acima do normal. Com o real desvalorizado frente ao dólar, as exportações de alimentos por parte dos produtores rurais, acaba se tornando mais vantajosa.
A desvalorização do real perante o dólar acaba alavancando os seguidos aumentos do combustível e do gás de cozinha no Brasil. As seguidas turbulências institucionais, acabam trazendo muitas incertezas na estabilidade da economia no Brasil.
Segundo o Portal G1 da Rede Globo, o Brasil já aplicou um total 247.225.790 de vacinas contra a Covid 19 no país. O avanço da vacinação deveria trazer uma perspectiva da estabilidade econômica.
Contudo, as seguidas turbulências institucionais, trazem a desvalorização do real frente ao dólar, o que puxa a alta da inflação e dos preços dos combustíveis e do gás de cozinha. E o Banco Central se ve obrigado a aumentar os juros para conter a inflação.
É necessário que o Brasil encontre a necessária harmonia entre os poderes da República. A economia brasileira continuará sofrendo caso continuemos com turbulências entre os poderes da República.
E essa conta irá recair sobre os trabalhadores no Brasil.
E assim caminha a humanidade.
Imagem : Site Money Times.
Nenhum comentário:
Postar um comentário