terça-feira, 21 de dezembro de 2021

A descrença no Congresso Nacional.

 Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (21) pelo jornal "Folha de S.Paulo" aponta que 41% dos brasileiros reprovam a atuação do Congresso.

Outros 10% aprovam — o menor índice da atual legislatura, que começou em 2019

A reprovação é medida pelo percentual dos que consideram a atuação ruim ou péssima. A aprovação, pelos que a consideram ótima ou boa.

Veja os números:

Ótimo ou bom: 10% (era 13% em setembro)

Regular: 45% (era 40%)

Ruim ou péssimo: 41% (era 44%)

Não sabe: 4% (3%)

A pesquisa ouviu 3.666 pessoas entre 13 e 16 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

A avaliação positiva do Congresso oscilou ocorreu dentro da margem de erro (de 13% para 10%), mas é menos da metade do patamar registrado há quase três anos, no início do atual mandato (22%).

A avaliação negativa também oscilou dentro da margem (de 44% para 41%). Já os que consideram a atuação do Congresso regular cresceu de 40% para 45%.

A aprovação do Congresso é maior entre os que consideram o governo Bolsonaro ótimo ou bom – chega a 18% nesse grupo.

Já a reprovação atinge os maiores índices entre os que julgam o governo Bolsonaro ruim ou péssimo (46%), os mais instruídos (46%) e os mais ricos (53%). A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta terça feira (21).


Á você que está me lendo eu digo : Politica é uma ciência intelectual que tem a ver com organização dos diferentes públicos que integram uma nação. A politica é uma ciência intelectual que é utilizada na organização das nações e estados. A politica é a ciência, enquanto direito, que é utilizada para assuntos internos ( politica interna) e assuntos externos ( politica externa). Nos países democráticos, os cidadão nativos exercem o poder politico, por meio do pensamento critico no sufrágio universal.
Democracia é um regime governamental em que todos os cidadão elegiveis participam igualmente -diretamente ou através de representantes eleitos - na proposta, no desenvolvimento e na criação das leis e politicas públicas. Na democracia, os cidadão nativos exercem o poder governamental, através do seu voto, da sua militância, e do pensamento crítico no espirito democrático da organização social.
Uma Republica Federal ou uma Republica Federativa é um Estado que estruturalmente é uma federação e uma república. Uma Republica Federativa é um estado nação composto por determinado números de regiões com seus governos próprios e unidas sob um governo federal.
Em Uma Republica Federal ou Republica Federativa, ao contrário do que aconteçe em um estado unitário, o direito de autogoverno de cada estado da federação está consagrado em prerrogativas constitucionais e suas decisões governamentais não podem ser revogadas por decisões unilaterais do Governo Federal.
Na politica do Brasil, o centrão se refere á um conjunto de partidos políticos que não possuem uma orientação ideológica definida, tendo como objetivo assegurar uma proximidade com o poder executivo, de um modo que isso lhes assegure vantagens e lhes permita distribuir privilégios por meio redes clientelistas. ( No caso, o clientelismo, que é troca de bens e serviços por apoio político).
O centrão sempre governou o Brasil, desde a sua redemocratização em 1985. Na Assembleia Constituinte de 1987, o centrão na época, já era um conjunto de partidos de centro direita que se uniram para apoiar o governo do então Presidente José Sarney.
O presidente da Câmara dos Deputados Artur Lira e do Senado Rodrigo Pacheco, fazem parte do centrão. Os presidentes das duas casas, nada fizeram contra os frequentes discursos golpistas do presidente Jair Bolsonaro contra a democracia no Brasil.
Ao contrário de 2018, existe um anti bolsonarismo na sociedade. A falta de compaixão de Jair Bolsonaro durante a pandemia no Brasil, acabou causando a repugnância na opinião pública.
Não tenho formação em ciência política. Minha única formação é a habilitação em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).
Os parlamentares do centrão estão salvando a pele de Jair Bolsonaro pelo simples fato de poderem arrancar emendas cada vez mais robustas de um Presidente cada vez mais isolado politicamente.
Mas, entretanto, o Congresso Nacional me parece estar sendo contaminado pela notória complacência do golpismo de Jair Bolsonaro contra a democracia no Brasil.
Presidido por parlamentares do centrão, Câmara dos Deputados e Senado Federal, nada fazem contra as frequentes agressões de Jair Bolsonaro contra as intuições democráticas no Brasil.
A maioria da população, não espera discursos golpistas contra a democracia. Ao contrário. A maioria da população espera soluções práticas para a desvalorização da moeda brasileira, o que compromete a economia e o emprego no Brasil.
A maioria da população espera políticas públicas contra a miséria generalizada que assola o Brasil devido ao agravamento da pandemia. A maioria da população espera que a economia e o emprego retomem seu vigor no Brasil.
Presidido por dois parlamentares do centrão, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, estão se afastando cada vez mais dos reais anseios da maioria das pessoas no momento atual do Brasil.
E como eu sempre digo. Na política, na democracia, como na vida de uma maneira geral, a unica coisa realmente certa, é a própria necessidade da mudança. Necessidade da mudança que muitas vezes se torna drástica.
Na política e na democracia em qualquer país no mundo, as necessidades de mudanças, requer muitas vezes se cortar na própria carne.
Comandada por parlamentares do centrão, Câmara e Senado, estão se afastando da maioria da população, pela falta de ações contra posturas contra a democracia no Brasil.
Pois a maioria da população espera soluções práticas para a crise social e econômica, que aumenta cada vez mais o empobrecimento da grande maioria dos brasileiros.

E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Site Oficial do Congresso Nacional. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário