segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

A astucia do ex presidente Lula.

 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (sem partido) se encontraram em jantar em São Paulo neste domingo (19). O evento de final de ano é do grupo Prerrogativas — integrado por advogados, juristas e artistas.

No último dia 15, Alckmin anunciou sua saída do PSDB. Na movimentação dos partidos para a eleição do ano que vem, ele próprio admitiu a possibilidade de ser candidato a vice-presidente na chapa de Lula. O petista tem dito que só anuncia oficialmente a candidatura em março.

Em conversas com aliados na sexta, Lula também aventou a possibilidade de Alckmin de filiar ao PSD, de Gilberto Kassab, que está no encontro. O arranjo, porém, é hoje o menos provável. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) e o ex-governador Marcio França (PSB), ambos presentes no jantar, trabalham para o ex-tucano migrar para o PSB.

Ao blog, sobre a possível aliança com Lula, Alckmin disse que ainda está pensando. "Agora é hora de ouvir bastante, se conversar bastante, hora de grandeza política, hora de espírito público. Vamos aguardar."

Lula discursou no evento e disse que ainda não há definição sobre 2022. "Ainda não defini minha candidatura porque estou com muito juízo", disse". "Eu sei da minha responsabilidade quando eu definir minha candidatura".

Sobre Alckmin, disse que o ex-governador ainda deve se filiar a um partido político. "Quem vai dizer se a gente pode se juntar ou não é o meu partido e o dele", afirmou.

Depois, o ex-presidente falou que a tarefa de recuperar o Brasil não é de uma pessoa sozinha, e que é preciso alianças. "Não importa se no passado trocamos 'botinadas'".

Marcio França disse ao blog que há indicativos de uma possível aliança nacional entre o PSB e o PT. "Os indicativos [...] como eu falei, estão muito montados para uma aliança que envolva a questão da retomada da democracia no Brasil", disse. A informação é da Jornalista Julia Duailib, no seu blog, no Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta segunda feira (20).


Á você que está me lendo eu digo : A Política é a geopolítica adotada pelos países visando administrar seus respectivos territórios. A Política é a ciência, enquanto direito, adotada pelos países para assuntos externos ( política externa) e assuntos internos (política interna). Nos países democráticos, os cidadãos elegíveis participam da política na criação , elaboração e no desenvolvimento das leis. Nos países democráticos, os cidadãos elegíveis, são participantes ativos na política, seja através do voto, do pensamento crítico e de sua militância política, por meio do sufrágio universal.
A Social Democracia é uma ideologia institucional, que apoia reformas econômicas no estado vigente, visando promover uma justiça social dentro de um sistema de mercado. A Social Democracia é uma política de centro e centro esquerda no espectro político, que envolve um estado de bem estar coletivo, incluindo sindicatos e regulamentação econômica, promovendo uma política de bem estar coletivo e uma democracia representativa. A Social Democracia é uma corrente originalmente  de centro esquerda, que não atenta contra as instituições democráticas. A Social Democracia Institucional é o espectro politico base dos partidos de centro esquerda e  esquerda no Brasil, PT, PDT, PC do B e PSOL. Os Sociais Democratas, na sua essência, são totalmente contrários aos radicalismos políticos, que ameacem a ordem democrática institucional com ideologias autoritárias contra o estado de direito.
A ciência politica aponta, que dentre os conceitos de direita e esquerda, existe o centro, a visão centrista. O centrismo se baseia dentre os conceitos de direita e esquerda no espectro politico. Os adeptos do centrismo, não são capitalistas extremados e nem totalmente socialistas. Os centristas são conhecidos por defenderem a economia de mercado, mas sem esquecer do lado social. Os centristas são conhecidos por serem pessoas conciliadoras e tolerantes no espectro político. Os centristas, na sua essência, também têm características sociais democratas na sua forma de governo.
A centro direita, também conhecida como direita moderada, descreve visões políticas apoiadas nos conceitos da hierarquia social da direita, mas em tese, mais próxima ao centro no espectro político, no espectro político mais moderado do que em variantes radicais da extrema direita. O liberalismo econômico ou liberalismo econômico é uma ideologia baseada na organização da economia em linhas individualistas, rejeitando intervencionismo estatal, o que significa que o maior número possível de decisões econômicas são tomadas pelas empresas e indivíduos e não pelo Estado ou por organizações coletivas. O liberalismo econômico é a característica de uma direita moderada, a chamada centro direita. Segundo a literatura do meu livro Opinião Pública, do autor Walter Lippmann.
Sim leitor (a). Você, que me acompanha no blog, já leu postagens aonde eu faço criticas a corrupção nos governos petistas. Contudo, sou obrigado a reconhecer a inteligência do ex presidente Lula.
O ex presidente Lula é muito inteligente na arte de fazer política. Com muita inteligência, o ex presidente Lula não adota um discurso de uma esquerda identitária.
Ao não adotar um discurso de uma esquerda identitária, o ex presidente Lula alcança um discurso para além da sua base eleitoral. Com muita inteligência, o ex presidente Lula sabe que precisa neutralizar o  antipetismo em uma parcela da classe média.
Na sua inteligência, o ex presidente Lula sabe que terá que ir além de um discurso identitário de esquerda, para neutralizar um  antipetismo na classe média.
O ex presidente Lula sabe que terá que fazer um aceno ao centro, para construir um discurso não identitário, que terá um alcance fora da seu eleitorado cativo.
O ex presidente Lula sabe perfeitamente que um discurso de uma esquerda identitária, não irá contrapor o antipetismo  em uma parcela da classe média. E nesse sentido, o ex presidente Lula, de maneira inteligente tenta fazer um aceno aos centristas e aos liberais  no campo eleitoral.


E assim caminha a humanidade. 

Imagens : Blog da Jornalista Julia Duailib, no Portal G1 da Rede Globo. 
























Nenhum comentário:

Postar um comentário