A gestão do governador João Doria (PSDB) tem reprovação de 38% no estado de São Paulo e aprovação de 24%, segundo pesquisa Datafolha publicada na noite deste sábado (18) pelo jornal "Folha de S.Paulo". Outros 37% consideram a gestão "regular". Os índices apurados indicam estabilidade.
Veja os resultados abaixo (resposta estimulada e única):
Ruim/péssimo: 38% (mesmos 38% na pesquisa realizada em setembro)
Regular: 37% (38% na pesquisa de setembro)
Ótimo/bom: 24% (24% na pesquisa de setembro)
Não sabem: 2% (1% na pesquisa de setembro)
O Datafolha ouviu presencialmente 2.034 pessoas em todo o estado, entre os dias 13 e 16 de dezembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou menos.
Doria é mais bem avaliado pelos entrevistados que preferem o PSDB (45%); donas de casa (32%); eleitores que têm apenas o ensino fundamental (30%); entre os que ganham mais de dez salários mínimos (28%); moradores da capital (22%); e entre quem tem de 25 a 34 anos (19%).
Doria é reprovado pelos empresários (54%); por quem tem entre 35 e 44 anos (48%); por quem tem mais de 60 anos (33%); e entre estagiários ou aprendizes (11%).
Em novembro, o governador de São Paulo venceu a prévia interna no PSDB e será o candidato do partido a presidente em 2022. Ele deve se desligar do cargo em abril, como prevê a lei eleitoral.
O vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) assumirá a vaga de Doria e deve concorrer ao cargo de governador. A Informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã deste domingo (19).
Á você que está me lendo eu digo : A Politica é a arte de governar. A politica é a arte intelectual de organizar os diferentes grupos sociais que integram uma sociedade como um todo. A Politica, é a ciência, enquanto direito, que é utilizada para assuntos internos ( politica interna) e assuntos externos ( politica externa).
Nos países democráticos, os cidadão nativos exercem o poder politico, através do seu voto e do livre pensamento intelectual no sufrágio universal.
Democracia é um regime em que todos os cidadão elegiveis participam igualmente - diretamente ou através de representantes eleitos - na proposta, no desenvolvimento e na criação das leis que irão vigorar no país. Em uma democracia, os cidadão elegiveis exercem o poder da governabilidade no âmbito democrático, no âmbito social, no âmbito econômico e no âmbito político, pelo livre pensamento intelectual na liberdade coletiva.
A Social Democracia é uma ideologia institucional, que apoia reformas econômicas no estado vigente, visando promover uma justiça social dentro de um sistema de mercado. A Social Democracia é uma política de centro e centro esquerda no espectro político, que envolve um estado de bem estar coletivo, incluindo sindicatos e regulamentação econômica, promovendo uma política de bem estar coletivo e uma democracia representativa. A Social Democracia é uma corrente originalmente de centro esquerda, que não atenta contra as instituições democráticas. A Social Democracia Institucional é o espectro politico base dos partidos de centro esquerda e esquerda no Brasil, PT, PDT, PC do B e PSOL. Os Sociais Democratas, na sua essência, são totalmente contrários aos radicalismos políticos, que ameacem a ordem democrática institucional com ideologias autoritárias contra o estado de direito.
A ciência politica aponta, que dentre os conceitos de direita e esquerda, existe o centro, a visão centrista. O centrismo se baseia dentre os conceitos de direita e esquerda no espectro politico. Os adeptos do centrismo, não são capitalistas extremados e nem totalmente socialistas. Os centristas são conhecidos por defenderem a economia de mercado, mas sem esquecer do lado social. Os centristas são conhecidos por serem pessoas conciliadoras e tolerantes no espectro político. Os centristas, na sua essência, também têm características sociais democratas na sua forma de governo.
A centro direita, também conhecida como direita moderada, descreve visões políticas apoiadas nos conceitos da hierarquia social da direita, mas em tese, mais próxima ao centro no espectro político, no espectro político mais moderado do que em variantes radicais da extrema direita. O liberalismo econômico ou liberalismo econômico é uma ideologia baseada na organização da economia em linhas individualistas, rejeitando intervencionismo estatal, o que significa que o maior número possível de decisões econômicas são tomadas pelas empresas e indivíduos e não pelo Estado ou por organizações coletivas. O liberalismo econômico é a característica de uma direita moderada, a chamada centro direita. Segundo a literatura do meu livro Opinião Pública, do autor Walter Lippmann.
O governador João Doria não é unanimidade dentro do próprio PSDB. O governador João Doria nunca foi considerado um tucano de raiz por boa parte dos caciques do PSDB. O PSDB migou do centro para cantro direita, devido as agendas policiais de seus caciques com a Operação Lava Jato.
A rejeição a João Doria, em parte, se deve pela sua ligação com Jair Bolsonaro nas eleições de 2018. Uma parcela do eleitorado do Estado de São Paulo, ainda tem na mente o "bolsodoria" nas eleições de 2018. Não custa nada lembrar. João Doria foi derrotado por Marcio França na capital paulista em 2018. E somente venceu as eleições estaduais pela vitória nas cidades do interior.
Contudo, as eleições para o Governo do Estado de São Paulo, deverão ser muito disputadas. O PSDB segue com seu eleitorado fiel. Por outro lado, o PT tem uma parcela do eleitorado de classe média, em boa parte formado por professores.
A tendência é que as eleições para o Governo do Estado de São Paulo sejam bastante acirradas. Assim como já foram em 2018.
E assim caminha a humanidade.
Imagem : Portal G1 da Rede Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário