A Política é a geopolítica adotada pelos países visando administrar seus respectivos territórios. A Política é a ciência, enquanto direito, adotada pelos países para assuntos externos ( política externa) e assuntos internos (política interna). Nos países democráticos, os cidadãos elegíveis participam da política na criação , elaboração e no desenvolvimento das leis. Nos países democráticos, os cidadãos elegíveis, são participantes ativos na política, seja através do voto, do pensamento crítico e de sua militância política, por meio do sufrágio universal.
A extrema direita é o espectro político do mais alto grau do direitismo no campo ideológico. A extrema direita tem total desprezo por reformas econômicas e sociais das correntes de centro e centro esquerda. A extrema direita tem total aversão às reformas econômicas de bem estar coletivo. A extrema direita tem na sua crença, a hierarquia social, que prega a superioridade de certos grupos em relação a outros. A extrema direita acredita nas práticas de seleção natural entre os indivíduos, seleção natural que poderá ser feita através de práticas genocidas contra grupos considerados inferiores na hierarquia social. A extrema direita é contra qualquer moderação nas políticas interna e externa de um país, a extrema direita prega a destruição das vozes discordantes, através de politicas externas contra o estado democrático direito.
A Social Democracia é uma ideologia institucional, que apoia reformas econômicas no estado vigente, visando promover uma justiça social dentro de um sistema de mercado. A Social Democracia é uma política de centro e centro esquerda no espectro político, que envolve um estado de bem estar coletivo, incluindo sindicatos e regulamentação econômica, promovendo uma política de bem estar coletivo e uma democracia representativa. A Social Democracia é uma corrente originalmente de centro esquerda, que não atenta contra as instituições democráticas. A Social Democracia Institucional é o espectro politico base dos partidos de centro esquerda e esquerda no Brasil. Os Sociais Democratas, na sua essência, são totalmente contrários aos radicalismos políticos, que ameacem a ordem democrática institucional com ideologias autoritárias contra o estado de direito.
A ciência politica aponta, que dentre os conceitos de direita e esquerda, existe o centro, a visão centrista. O centrismo se baseia dentre os conceitos de direita e esquerda no espectro politico. Os adeptos do centrismo, não são capitalistas extremados e nem totalmente socialistas. Os centristas são conhecidos por defenderem a economia de mercado, mas sem esquecer do lado social. Os centristas são conhecidos por serem pessoas conciliadoras e tolerantes no espectro político. Os centristas, na sua essência, também têm características sociais democratas na sua forma de governo.
A centro direita, também conhecida como direita moderada, descreve visões políticas apoiadas nos conceitos da hierarquia social da direita, mas em tese, mais próxima ao centro no espectro político, no espectro político mais moderado do que em variantes radicais da extrema direita. O liberalismo econômico ou liberalismo econômico é uma ideologia baseada na organização da economia em linhas individualistas, rejeitando intervencionismo estatal, o que significa que o maior número possível de decisões econômicas são tomadas pelas empresas e indivíduos e não pelo Estado ou por organizações coletivas. O liberalismo econômico é a característica de uma direita moderada, a chamada centro direita. Segundo a literatura do meu livro Opinião Pública, do autor Walter Lippmann.
Em 2022, teremos eleições para Presidente e Governador no Brasil. As tendências políticas acima, são as tendências políticas que enxergo em 2022.
No atual momento, há uma polarização entre a Social Democracia e a Extrema Direita, devido ao atual cenário entre o ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro.
Entretanto, o presidente Jair Bolsonaro, fez todas as besteiras possíveis e impossíveis durante a gestão da pandemia no Brasil. Neste momento, o atual mandatário enfrenta uma alta rejeição, discursando apenas para a sua ala ideológica. Jair Bolsonaro enfrenta o anti bolsonarismo, o que não havia em 2018.
Por outro lado, o ex-presidente Lula ainda precisa neutralizar o antipetismo na classe média. Tendo plena consciência do antipetismo na classe média, o ex-presidente Lula acena para o eleitorado de centro, ao buscar uma chapa com o ex-governador paulista Geraldo Alckmin.
Na terceira via, o ex-juiz Sérgio Moro tirou o espaço de Ciro Gomes neste campo. O ex magistrado tem um eleitorado cativo devido a Operação Lava Jato.
Mas, entretanto, Ciro é um profundo conhecedor do Brasil. Ciro é um grande debatedor, e certamente terá suas chances de se sobressair em relação a Sergio Moro nos debates entre ambos.
E não custa lembrar. Existem as correntes do anti bolsonarismo e do anti petismo no Brasil. O que deixa o cenário eleitoral ainda indefinido em 2022.
Como eu sempre digo. Não tenho formação em Ciências Políticas. Longe disso. Minha única formação é a Habilitação em Jornalismo na Comunicação Social.
Agora confira as bancadas dos Partidos na Camara dos Deputados, no link á seguir, no site do Tribunal Superior Eleitoral. https://www.camara.leg.br/ Internet/Deputado/bancada.asp
E assim caminha a humanidade.
Imagem : Jornal Correio Braziliense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário