domingo, 23 de janeiro de 2022

Os litígios do campo da esquerda em 2022.

 Em carta aberta publicada neste sábado, 22, o deputado federal David Miranda anunciou que está de saída do PSOL para integrar o PDT, do presidenciável e ex-ministro Ciro Gomes. O deputado atribuiu a desfiliação à forte tendência de o PSOL apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida eleitoral.

“O PSOL, a meu ver, corre o risco neste momento de sacrificar a sua essência para se tornar um braço leal de um partido e ideologia a que foi criado para se opor”, declarou o parlamentar, fazendo referência à probabilidade de a sigla formalizar o apoio a Lula e ao PT.

Miranda recorda que o PSOL nasceu justamente de uma dissidência do PT em 2003, quando parlamentares da sigla se recusaram a seguir a orientação de votar a favor da reforma da Previdência. “Não é hora de se submeter obedientemente ao PT e aceitar covardemente que um retorno ao passado é o melhor que podemos fazer pelo Brasil neste momento”.

Ele destacou, porém, que a mudança não significa um afastamento dos valores que o levaram ao PSOL. “Pelo contrário, em diversos sentidos representa um retorno aos valores que me motivaram a entrar para a política e uma oportunidade de renovação e radicalização deles.”

Ida ao PDT

O deputado, que já vinha conversando com representantes do PDT desde o final de 2021, afirmou que a escolha pelo partido de Ciro Gomes se deu no esforço também de "superar" a polarização entre Lula e o presidente Jair Bolsonaro. “Acredito que (o PDT) é o partido de esquerda mais bem posicionado para superar a polarização atual, pois é o único com um candidato à Presidência com um projeto para o Brasil que não depende de pactos com aqueles que sempre foram e continuam sendo inimigos do povo”, disse.

Ele ressaltou que sua ida para o PDT não significa que esteja de acordo com as votações recentes do partido no Congresso (como o apoio da maioria da bancada na votação do primeiro turno da PEC dos Precatórios), e afirmou compartilhar com Ciro Gomes sua visão de projeto para o Brasil com base na taxação de grandes fortunas, reforma tributária, acesso à educação de qualidade e geração de trabalho e renda especialmente para os mais pobres. “Reconheço no PDT diversos valores históricos e atuais fundamentais para a reconstrução do Brasil, em especial os ideais trabalhistas e o legado de Leonel Brizola”, acrescentou. Brizola completaria 100 anos neste sábado, 22.

PSOL

Em publicação também nesta tarde, Honório Oliveira, dirigente do Movimento Esquerda Socialista (MES) e do PSOL-RJ, criticou a decisão de Miranda: “Consideramos equivocado este movimento, pelo caráter burguês do projeto de Ciro, alheio aos interesses essenciais do povo e da classe trabalhadora”.

Apesar disso, o dirigente destacou ainda considerar Miranda e seu marido, o jornalista Glenn Greenwald, como aliados, mesmo que em partidos diferentes. “Sempre que possível, estaremos juntos nas ruas, em defesa dos interesses da juventude, do povo e da classe trabalhadora”, declarou. A informação é do Jornal Estado de São Paulo, na manhã deste domingo (23).




Á você que está me lendo eu digo : Centro-esquerda é um termo político utilizado para descrever indivíduos, partidos políticos ou organizações que se encontram entre o centro e a esquerda no espectro ideológico, dentro do conceito da existência de uma Esquerda e Direita, com foco na promoção da justiça social dentro do establishment. 
No espectro político, a esquerda se caracteriza pela defesa de uma maior igualdade social. Normalmente, envolve uma preocupação com os cidadãos que são considerados em desvantagem em relação aos outros e uma suposição de que há desigualdades injustificadas que devem ser reduzidas ou abolidas.
A extrema esquerda é a politica mais esquerda do que a Social Democracia da esquerda padrão. A extrema esquerda prega a abolição do sistema capitalista e da alta classe dominante.
Na ultimas eleição municipal em 2020, os partidos de esquerda, mostraram sua força nas eleições legislativas. O PDT elegeu 3441 vereadores. O PSB elegeu 3029 vereadores. O PT elegeu 2665 vereadores. 
O PT tem uma bancada de 85 deputados estaduais e 53 deputados federais. O PDT te uma bancada de 52 deputados estaduais. O PSB possui uma bancada de 70 deputados estaduais.
O PSOL foi fundado em 06 de Junho de 2004, após a expulsão dos parlamentares Heloisa Helena , João Fontes, e Luciana Genro do PT. O PT varia entre a Social Democracia de centro esquerda á um campo social liberal de uma esquerda tradicional, por exemplo.
O PSOL cresceu nas eleições municipais em 2020. O partido elegeu uma bancada de 89 vereadores na ultima eleição municipal. A Rede Sustentabilidade, que também mostra sua força no campo da esquerda, elegeu uma bancada de 144 vereadores nas eleições municipais em 2020.
Em uma federação partidária, dois ou mais partidos políticos, poderão se reunir em uma federação. Após a constituição de uma federação partidária e o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a federação atuaria como se fosse uma unica agremiação partidária.
A federação partidária teria uma abrangência de nível nacional e seria registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Embora tenham força no campo legislativo, os partidos de esquerda tem litígios a serem resolvidos para 2022.
A federação partidária entre os partidos de esquerda, se torna inviável, devidos ao fato de que os partidos do campo progressista tem visões diferentes de pais. 
As visões distintas de pais entre os partidos de esquerda, fragmenta ainda mais o campo progressista para as eleições em 2022. Contudo, na política, os cálculos e as vertentes podem mudar a todo instante. Aguardemos os próximos capítulos.

E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Jornal Estado de São Paulo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário