quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

A velha disputa entre PT e PSB.

 A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, afirmou nesta quarta-feira (23) que considerou importante o gesto do ex-governador de São Paulo Márcio França, do PSB, de conversar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os dois se encontraram na terça (22) em São Paulo.

Ela se disse simpática à proposta apresentada por França para que o resultado de uma pesquisa em maio sirva de critério para definição do candidato a governador em São Paulo, em uma aliança entre PT e PSB. Os dois partidos têm postulantes — pelo PT, o ex-prefeito Fernando Haddad e, pelo PSB, o próprio Márcio França.

"Considero que reunião foi positiva, foi um gesto importante de França na conversa, a disposição de fazer diálogo permanente e acredito que é muito importante que caminhemos conjuntamente em São Paulo. Eu particularmente tenho simpatia pela proposta [da pesquisa], mas obviamente temos que conversar sobre isso”, afirmou Gleisi Hoffmann.

A presidente do PT disse que conversou com Lula sobre a proposta e que haverá nova conversa também com Haddad.

Além de São Paulo, PT e PSB ainda precisam superar alguns obstáculos em outras alianças regionais, como Espirito Santo e Paraíba.

No Espírito Santo, o governador Renato Casagrande, do PSB, se reuniu com o pré-candidato do Podemos à presidência, Sergio Moro. O gesto incomodou muito os petistas, que decidiram, como resposta, lançar a pré-candidatura ao governo do estado do senador recém-filiado Fabiano Contarato.

Na Paraíba, o PSB irá filiar nesta quinta-feira o governador João Azevedo. Ele deixa o Cidadania depois do avanço da federação entre o partido e o PSDB. Azevedo está rompido politicamente com o ex-governador Ricardo Coutinho, que está no PT e quer se candidatar ao Senado. Azevedo diz que a reconciliação com o ex-aliado é “impossível”.

"Na Paraíba, a situação é extemporânea. O governador vai se filiar ao PSB. Nunca esteve na mesa questão da Paraíba. Em relação ao Espírito Santo, sempre tivemos disposição de conversar. Obviamente, a postura do governador lá tem dificultado. E temos que ver se, de fato, o governador quer apoio do PT lá. Temos o senador Contarato com disposição de sair candidato a governador, mas também temos disposição de conversar com PSB”, afirmou Gleisi Hoffmann.

Sobre as negociações de uma federação com o PSB, a presidente do PT disse que o processo ainda é demorado.

“Federação é processo que requer mais tempo, disposição para construir. Não é mera coligação, tem questões de governança. Processo um pouco mais longo que tem até maio para fechar. Nós continuamos firmes no propósito de fazer debate e construirmos a federação”, disse. A informação é do Jornalista Gerson Camarotti, no seu blog, no Portal G1 da Rede Globo.








Á você que está me lendo eu digo : A Social Democracia é uma ideologia institucional, que apoia reformas econômicas no estado vigente, visando promover uma justiça social dentro de um sistema de mercado. A Social Democracia é uma política de centro e centro esquerda no espectro político, que envolve um estado de bem estar coletivo, incluindo sindicatos e regulamentação econômica, promovendo uma política de bem estar coletivo e uma democracia representativa. A Social Democracia é uma corrente originalmente  de centro esquerda, que não atenta contra as instituições democráticas. A Social Democracia Institucional é o espectro politico base dos partidos de centro esquerda e  esquerda no Brasil. Os Sociais Democratas, na sua essência, são totalmente contrários aos radicalismos políticos, que ameacem a ordem democrática institucional com ideologias autoritárias contra o estado de direito.
A Política é a geopolítica adotada pelos países visando administrar seus respectivos territórios. A Política é a ciência, enquanto direito, adotada pelos países para assuntos externos ( política externa) e assuntos internos (política interna). Nos países democráticos, os cidadãos elegíveis participam da política na criação , elaboração e no desenvolvimento das leis. Nos países democráticos, os cidadãos elegíveis, são participantes ativos na política, seja através do voto, do pensamento crítico e de sua militância política, por meio do sufrágio universal.
No campo político, a esquerda se caracteriza pela defesa de uma maior igualdade social. Normalmente a esquerda envolve uma preocupação com os cidadão menos favorecidos e que estão em desvantagem em relação aos mais abastados. A esquerda defende que existem desigualdades injustificadas que devem ser reduzidas ou abolidas. 
A centro esquerda é um campo politico para descrever aqueles que se encontram entre o centro e a esquerda no espectro politico. Dentre os conceitos de direita e esquerda, a centro esquerda foca no promoção da justiça social dentro do establishment capitalista. 
A centro esquerda defende que a igualdade deve ser alcançadas dentro do próprio capitalismo, como politicas ambientalistas e sociais democratas dentro do mercado capital.
No campo da esquerda, a disputa entre PT e PSB é bastante antiga. O PSB, há alguns anos, tenta contrabalançar a hegemonia do PT dentro do campo da esquerda.
Emn Dezembro de 2021, o PT contava com 1.607.120 filiados, sendo o segundo maior partido político do Brasil, estando atrás somente do MDB. O PT é sim um partido muito hegemônico no campo da esquerda. O PT possui uma expressiva bancada de 53 deputados federais e 85 deputados estaduais.
Em 2020, o PT elegeu 2665 vereadores. Além de ter uma bancada de 07 senadores. Contudo, o PSB teve seu crescimento no campo da esquerda. Mesmo sem a força hegemônica do PT, o PSB elegeu 3029 vereadores em 2020. O PSB também conta com uma bancada de 70 deputados estaduais. Além de eleger 254 prefeitos em 2020.
O PSB tentou aproveitar o antipetismo, que foi gerado pelos escândalo petista no petrolão ( O pterolão foi o esquerma de corrupção na Petrobrás) ., durante o governo da ex presidente Dilma Rouseff, (PT) para contrapor a hegemonia do PT no campo da esquerda.
Contudo, o PT tem uma maquina partidária fantástica. O PT ainda é muito hegemônico no campo da esquerda, haja vista que elegeu uma bancada de 53 deputados federais em 2018, mesmo sem o ex presidente Lula na disputa presidencial.
Em uma federação partidária, dois ou mais partidos políticos, podem se reunir em uma federação partidária, que após a consolidação e registro no Tribunal Superior Eleitoral, atuará nos legislativo como se fosse um único partido.
A federação entre os partidos é importante no atual contexto. A federação entre partidos de centro esquerda e esquerda, seria um passo importante para conter a extrema direita do presidente Jair Bolsonaro.
Uma federação entre partidos como PT e PSB, seria importante para que centro esquerda e esquerda fossem ainda mais fortes no campo legislativo, por exemplo.
O campos de centro esquerda e esquerda, seguem bastante fragmentados. O campos de centro esquerda e esquerda, seguem litígios a resolver em 2022.

E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Site Toda Bahia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário