Nesta sexta-feira (25/02), ao fazer uma matéria para falar sobre a greve de funcionários no BRT, a repórter Branca Andrade, do SBT Rio, foi intimidada por dois homens ao vivo, que começaram a cercá-la, fizeram uma barreira e desplugaram cabos de seus equipamentos para impedir a transmissão.
Branca ficou constrangida e abalada com a situação e, por isso, a profissional começou a chorar e a tremer enquanto pedia respeito aos rapazes. Ela acreditou que se tratavam de funcionários do local, mas logo percebeu que eles estavam sem uniformes e sem identificação, e começou a questioná-los sobre suas identidades.
O cinegrafista deu diversas voltas para tentar focar em Branca, mas os dois brutamontes seguiam o movimento, de costas para a câmera e encarando a jornalista, que pedia licença a todo momento. Com a negativa, ela passou a se sentir coagida e ameaçada pelos rapazes, e começou a tremer.
"Neste momento estamos tendo a nossa liberdade de expressão cerceada, como você pode ver", disse a jornalista enquanto era encurralada por um rapaz não identificado. "O senhor pode se afastar, por favor? O senhor está atrapalhando o meu trabalho, não é assim que funciona", disse a jornalista ao suposto funcionário, que somente dava ordens, dizendo que ela deveria circular e não poderia ficar parada.
"Eles nem estão uniformizados. Eles são dois funcionários... na verdade se dizem funcionários, porque nem usam uniformes da concessionária. Neste momento a minha imagem não aparece porque as costas deste funcionário, que não foi identificado, aparece. Qual é o nome do senhor para eu procurar na concessionária?", continuou Branca.
Jornalista se pronuncia nas redes sociais
Em seu perfil do instagram, a jornalista falou sobre o caso e agradeceu aos seus colegas de profissão: "Versão estendida do #aovivo. Agradeço demais o apoio de todos os meus colegas de profissão, sem o suporte da redação para acionar a polícia teria sido difícil. Agradeço a Isabele Benito que do estúdio ficou tensa e rapidamente conduziu tudo para que minha segurança fosse garantida, ao Carlos Augusto que acionou o comandante do 31BPM e também ao meu diretor Diego Germano que está me apoiando muito também depois do susto. Mas o importante é que nós nunca vamos deixar ninguém obstruir nossa lente, o jornalismo não vai se calar, e é preciso estar atento e forte, e eu estarei, sempre a serviço do que é certo!", disse Branca. A informação é do Portal Terra.
Á você que está me lendo eu digo : O Jornalismo é a coleta, investigação e analise das informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de fatos, eventos e ideias de pessoas que são noticias que afetam a sociedade em algum grau. O Jornalismo também se aplica á ocupação, aos métodos de coleta de dados e á organização de estilos literários. A mídia jornalística inclui: impressão, televisão, rádio, Internet e, no passado, noticiários.
Os conceitos do papel apropriado do jornalismo variam de país para país. Em algumas nações, os meios de comunicação de notícias são controlados pelo governo e não são um corpo completamente independente. Em outros, os meios de comunicação são independentes do governo, mas a motivação pelo lucro entra em tensão com as proteções constitucionais da liberdade de imprensa. O acesso à informação livre recolhida por empresas jornalísticas independentes e concorrentes, com normas editoriais transparentes, pode permitir aos cidadãos participarem efetivamente do processo político. Nos Estados Unidos, o jornalismo é protegido pela cláusula de liberdade de imprensa na Primeira Emenda.
Linha editorial é uma política predeterminada pela direção do veiculo de comunicação ou pela diretoria da empresa. A Linha Editorial determina a lógica pela qual uma empresa de comunicação enxerga o mundo, indicando os seus valores, seus paradigmas, que influencia decisivamente na construção de sua mensagem.
A manifestação do pensamento, a criação, a expressão, e a informação, sob qualquer forma processo ou veiculo, não sofrerão qualquer restrição, observadas as prerrogativas do direito constitucional.
Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço á plena liberdade de informação jornalística em qualquer veiculo de comunicação social, observadas os preceitos do direito constitucional.
Será vedada qualquer forma de censura de natureza política, ideológica, e artística ao livre exercício do jornalismo na sua totalidade.
Compete ao poder público, dentre as prerrogativas do direito constitucional, garantir o pleno e livre exercício do jornalismo na sua totalidade e intelectualidade. Dentre as prerrogativas do direito constitucional, está garantida o pleno direito do jornalista ao sigilo da fonte, sempre que isso se fizer necessário ao pleno exercício da sua atividade profissional. Segundo o meu livro sobre a Constituição Federal do Brasil, do autor Guilherme Pena de Moraes.
Qualquer forma de censura ou embaraço ao exercício do Jornalismo, vai contra as plenas prerrogativas do direito constitucional no Brasil. A Constituição Federal de 1988, garante a plena liberdade de imprensa, assim como também garante o direito ao sigilo da fonte.
Sou habilitado em Jornalismo na Comunicação Social. Sou habilitado em Jornalismo na Comunicação Social pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).
Como jornalista por formação, presto minha solidariedade a repórter do SBT, Como jornalista por formação, eu espero que tal arbitrariedade seja punida pelas autoridades, dentre os preceitos do Estado de Direito no Brasil.
A legislação é o conjunto de leis acerca de determinada matéria. A legislação á ciência das leis que determina o império jurídico em uma determinada sociedade. A legislação e a totalidade das leis em um Estado ou de determinado ramo do direito.
A lei é um preceito emanado de um autoridade soberana. A lei é um preceito dos poderes executivo, legislativo e judiciário no Brasil. A lei é uma ciência que determina as regras e as normas de vida dentro de uma sociedade. A lei é uma relação constante e necessária entre os fenômenos ou entre as causas e os efeitos em uma sociedade. A lei é um preceito e uma norma do direito moral. Isso segundo as informações do meu livro sobre a Constituição Federal do Brasil, do autor Guilherme Pena de Moraes.
Estado de Direito é um situação jurídica ou um sistema institucional, no qual cada um e todos estão submetidos ao império do direito. O Estado de Direito é ligado ao respeito as normas jurídicas e aos direitos fundamentais.
O Estado de Direito é uma instituição jurídica no qual até mesmo os mandatários políticos estão submetido ao império das leis que estarão vigorando no país. Segundo as informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.
E que se cumpra o Estado de Direito com relação a barbaridade cometida com a repórter do SBT.
Imagem : Portal Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário