quarta-feira, 30 de março de 2022

Uma aliança entre centro e esquerda.

 BRASÍLIA, DF, E RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O economista Persio Arida e o ex-senador petista Aloízio Mercadante, presidente da Fundação Perseu Abramo, se encontraram na semana passada. A reunião ocorreu após convite de Mercadante e foi interpretada como um movimento diplomático de aproximação que busca ampliar a agenda econômica da aliança entre ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) na campanha presidencial deste ano.

O movimento é considerado delicado. A resistência, afinal, é recíproca.

Ligado a gestões do PSDB, Arida é um dos pais do Pano Real, foi presidente do BNDES e do Banco Central no governo de Fernando Henrique Cardoso. Sempre esteve no lado oposto ao do PT e é um crítico ao receituário do partido. No entanto, é economista da confiança de Alckmin e foi coordenador de seu programa econômico na campanha presidencial de 2018. Ambos se respeitam e se admiram.

O mais complicado no avanço das conversas é equilibrar as visões econômicas das duas partes, que são distintas. Persio está no grupo que acredita ser necessário uma nova regra fiscal, uma espécie de revisão do teto de gastos, o que, de certa forma, o alinha com boa parte dos economistas petistas.

No entanto, é um crítico ao excesso de despesas. Defende que o gasto seja focado em programas sociais mais eficientes e uma revisão nas despesas obrigatórias, incluindo salários e Previdência, algo que o PT já não tem tanta disposição em mexer.

Ministro do governo de Dilma Rousseff e cotado para coordenação do programa de governo de Lula, Mercadante diz ter ouvido a visão de Pérsio sobre a conjuntura e eventuais propostas econômicas.

"Ficamos de aprofundar, mas ele não tem compromisso com nenhuma candidatura ou programa, mas está aberto a conversar com o campo democrático", diz o petista, lembrando que os dois estudaram juntos há 50 anos na Faculdade de Economia e Administração da USP.

Economia é dos temas caros a Alckmin e, segundo a reportagem apurou, ele tem interesse em dar contribuições nesta área. Parte disso inclui aproximar economistas do PSDB ao grupo petista

Além de Persio, mira Arminio Fraga, outro economista ligado a governos do PSDB. Igualmente crítico às gestões petistas, até agora ele tem rejeitado se aproximar de todos os candidatos nesta eleição.

A abordagem de Alckmin inclui reforçar a ideia que o momento é de união em favor da democracia, mas entre os mais desconfiados ainda não está claro se ele será ouvido de fato ou apenas usado pelo PT na campanha e posteriormente escanteado.

Persio foi sócio fundador e presidente do BTG e também é muito respeitado no mercado financeiro. Alguns integrantes do PT avaliam que uma aproximação com ele seria um excelente sinal para investidores e ajudaria a quebrar resistências de parte dos empresários.

Nesse aspecto, para esse grupo, Persio agora poderia ter o mesmo efeito deflagrado há 20 anos por Antonio Palocci, o ex-ministro da Fazenda que contribuiu favoravelmente na eleição e no primeiro mandato de Lula.

A expectativa é que nos próximos dias haverá anúncio de encontros com indicados por outros partidos, como PC do B e PSOL. A informação é do Jornal Folha de São Paulo, na manhã desta quarta feira (30).








Á você que está me lendo eu digo : O identitarismo se refere a posições políticas baseadas nos interesses e nas perspectivas sociais com os quais os cidadãos se identificam. Politicas identitárias visam moldar ações de agentes públicos e privados para que determinados grupos tenhas sua reinvindicações atendidas e ganhem visibilidade social.
Grupos identitários podem se formar de uma grande quantidade de sinais identitários, tais como idade ,gênero, orientação sexual, religião, classe social, etnia, raça, língua nacionalidade etc...
A ciência politica aponta, que dentre os conceitos de direita e esquerda, existe o centro, a visão centrista. O centrismo se baseia dentre os conceitos de direita e esquerda no espectro politico. Os adeptos do centrismo, não são capitalistas extremados e nem totalmente socialistas. Os centristas são conhecidos por defenderem a economia de mercado, mas sem esquecer do lado social. Os centristas são conhecidos por serem pessoas conciliadoras e tolerantes no espectro político. Os centristas, na sua essência, também têm características sociais democratas na sua forma de governo.
A centro direita, também conhecida como direita moderada, descreve visões políticas apoiadas nos conceitos da hierarquia social da direita, mas em tese, mais próxima ao centro no espectro político, no espectro político mais moderado do que em variantes radicais da extrema direita. O liberalismo econômico ou liberalismo econômico é uma ideologia baseada na organização da economia em linhas individualistas, rejeitando intervencionismo estatal, o que significa que o maior número possível de decisões econômicas são tomadas pelas empresas e indivíduos e não pelo Estado ou por organizações coletivas. O liberalismo econômico é a característica de uma direita moderada, a chamada centro direita. 
No campo político, a esquerda se caracteriza pela defesa de uma maior igualdade social. Normalmente a esquerda envolve uma preocupação com os cidadão menos favorecidos e que estão em desvantagem em relação aos mais abastados. A esquerda defende que existem desigualdades injustificadas que devem ser reduzidas ou abolidas. 
A centro esquerda é um campo politico para descrever aqueles que se encontram entre o centro e a esquerda no espectro politico. Dentre os conceitos de direita e esquerda, a centro esquerda foca no promoção da justiça social dentro do establishment capitalista. 
A centro esquerda defende que a igualdade deve ser alcançadas dentro do próprio capitalismo, como politicas ambientalistas e sociais democratas dentro do mercado capital.
A Social Democracia é uma ideologia institucional, que apoia reformas econômicas no estado vigente, visando promover uma justiça social dentro de um sistema de mercado. A Social Democracia é uma política de centro e centro esquerda no espectro político, que envolve um estado de bem estar coletivo, incluindo sindicatos e regulamentação econômica, promovendo uma política de bem estar coletivo e uma democracia representativa. A Social Democracia é uma corrente originalmente  de centro esquerda, que não atenta contra as instituições democráticas. A Social Democracia Institucional é o espectro politico base dos partidos de centro esquerda e  esquerda no Brasil. Os Sociais Democratas, na sua essência, são totalmente contrários aos radicalismos políticos, que ameacem a ordem democrática institucional com ideologias autoritárias contra o estado de direito. Segundo a literatura do meu livro Opinião Pública, do autor Walter Lippmann.
Jair Bolsonaro, mandatário de extrema direita, tem um apoio consolidado. Jair Bolsonaro manteve uma base de apoio, mesmo nos momentos mais graves da pandemia do novo corona vírus no Brasil.
Uma aliança entre a esquerda e o centro, se torna muito pragmática para contrapor a extrema direita de Jair Bolsonaro, que levou a trágica marca de 660 mil vidas perdidas no Brasil.
Na política, tudo se muda, nada é impossível.  Na politica, os adversários de hoje, podem ser os aliados de amanhã. Uma aliança entre a esquerda e o centro, se torna bastante pragmática, principalmente para tentar contrapor a extrema direita de Jair Bolsonaro nas eleições deste ano.
O identitarismo político não trará resultados concretos na disputa contra a extrema direita de Jair Bolsonaro. Jair Bolsonaro tem um eleitorado consolidado, um eleitorado que Jair Bolsonaro não perdeu, mesmo em momentos mais graves na pandemia do novo corona vírus no Brasil.
Uma eleição bastante acirrada se avista em 2022. Uma aliança entre centro e a esquerda, se torna algo necessário, principalmente pela consolidação da extrema direita de Jair Bolsonaro no Brasil.

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Brasil Escola no Portal UOL.






Nenhum comentário:

Postar um comentário