Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal. Ela abrange as condições sociais, econômicas e culturais que permitem o exercício livre e igual da autodeterminação política.
Política, significa " algo relacionado com grupos sociais que integram a Pólis , algo que tem a ver com a organização, direção e administração de nações ou Estados. É o Direito, enquanto ciência aplicada não só aos assuntos internos da nação (política interna), mas também aos assuntos externos (política externa). Nos regimes democráticos, a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância.
A palavra “política” é derivada do termo grego “politikos”, que designava os cidadãos que viviam na “polis”. “Polis”, por sua vez, era usada para se referir à cidade e também, em sentido mais abrangente, à sociedade organizada.
Onde quer que haja duas ou mais pessoas, haverá a necessidade de definir regras de convivência, limites de ação e deveres comuns. A política acontece justamente no ato de existir em conjunto.
Na manhã desta terça feira, eu me solidarizo com as familias dos meus 676 mil compatriotas que perderam suas vidas para a Covid 19. Na manhã desta terça feira, eu me solidarizo com todos (as) leitores (as), que tenham perdido algum ente queriodo para a Covid 19. Que o tempo traga a paz aos seus corações.
Populismo é um conjunto de práticas políticas que se justificam num apelo ao "povo", geralmente contrapondo este grupo a uma "elite". Não existe uma única definição do termo, que surgiu no século XIX e tem obtido diferentes significados desde então. Poucos atores políticos descrevem a si mesmos como "populistas", e no discurso político o termo geralmente é aplicado a outros pejorativamente. Em filosofia política e nas ciências sociais, diferentes definições de populismo têm sido usadas. O termo também é usado de forma variada entre países e contextos políticos diferentes.
Necropolitica é um conceito filosófico que faz referência ao uso do poder social e político para decretar como algumas pessoas podem viver e como outras devem morrer; ou seja, na distribuição desigual da oportunidade de viver e morrer no sistema capitalista atual.
A necropolítica trabalha não apenas com o direito de matar. A micropolítica trabalha com o direito de um governante expor outras pessoas ao risco de morte. A necropolítica tem uma visão governamental que inclui impor aos (as) cidadãos (ãs) a morte civil e social. A necropolítica trabalha com o direito de um governante escravizar seus respectivos governados, com formas de agressão e violência política.
Ontem, o presidente Jair Bolsonaro (PL), fez mais um discurso golpista. Ao se reunir com embaixadores, o atual mandatário, mais uma vez, colocou em xeque, a segurança das urnas eletrônicas, atentando mais uma vez contra a democracia no Brasil.
O patrimonialismo é um conceito que se refere à característica de um Estado sem distinções entre os limites do público e os limites do privado. Foi comum em praticamente todos os absolutismos.
O monarca gastava as rendas pessoais e as rendas obtidas pelo governo de forma indistinta, ora para assuntos que interessassem apenas a seu uso pessoal (compra de roupas, por exemplo), ora para assuntos de governo (como a construção de uma estrada). Como o termo sugere, o Estado acaba se tornando um patrimônio de seu governante.
Sim leitor (a). Conforme você, que é o leitor mais antigo, que acompanha o blog desde o seu inicio, em Setembro de 2018, já leu postagens, aonde eu faço critica a politica corrupta que elegeu Jair Bolsonaro como outsider em 2018.
Contudo, mesmo em um país patrimonialista como o Brasil, cujo o público e privado não se distinguem, o moralismo cego é inimigo do pensamento crítico.
A honestidade de um governante, se torna algo sem valor, quando este mesmo governante, faz discursos golpistas e autoritários contra a democracia no Brasil.
A honestidade de um governante, se torna algo sem valor, quando este governante, adota uma política genocida contra os brasileiros, durante uma pandemia de alta gravidade no país.
A honestidade de um governante, se torna algo sem valor, quando este governante, é comprovadamente machista e homofóbico.
Meu irmão Bruno de Oliveira Ribeiro, que é um médico formado pela Universidade de São Paulo (USP), me disse que mais da metade das mortes pelo corona vírus no Brasil, teriam sido evitadas por meio do SUS ( Sistema Único de Saúde).
Meu irmão Bruno de Oliveira Ribeiro, que é um médico formado pela Universidade de São Paulo, me disse que o SUS ( Sistema Único de Saúde), tinha plenas condições ter evitado boa parte das mortes pelo novo corona vírus no Brasil.
Assim como você leitor (a), também prezo pela moralidade na administração pública. Contudo, mesmo em um país com um traço patrimonialista como o Brasil, não se deve levar em conta apenas a honestidade de um governante.
A honestidade de um governante, é algo sem valor, quando este governante, governa apenas para seus devotos radicais, impondo um conceito de necropolítica governamental, á todo o restante da população no Brasil.
Sim leitor (a). Conforme você já leu em outras postagens, há lugar para todos em uma democracia. Durante os 08 semestres, dos meus estudos na habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM), eu convivi com colegas que eram progressistas, liberais e até conservadores.
Mas, entretanto, em uma democracia plena, somente não há lugar para populistas autoritários, que somente querem corroer os pilares democráticos, seja no Brasil, ou em qualquer país no mundo.
Sim leitor (a). Durante os meus 08 semestres na habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM), eu aprendi que o contraditório e a divergência, são algo pertinente a democracia e ao livre pensamento.
Contudo, mesmo dentre o pleno direito ao contraditório e a divergência, em uma democracia plena, seja no Brasil ou em qualquer país no mundo, não há lugar para farsantes, que com um populismo autoritário, somente querem corroer os pilares democráticos.
A política, deve ser exercida com o devido preparo intelectual e cientifico, por parte de qualquer mandatário em um cargo de governança, seja na Presidência de República, em uma Prefeitura ou no Governo do Estado.
Governantes extremistas, somente levam qualquer país a ruína total e absoluta. Governantes que pregam a necrpolítica como forma de governar, apenas impõem um grande atraso no desenvolvimento e em um crescimento sustentável, seja no Brasil ou em qualquer país no mundo.
O populismo autoritário como forma necropolítica de governar, cobra um altíssimo preço no Brasil em qualquer país no mundo, seja no campo econômico ou no campo social.
Governos com populismo autoritário, apenas representam a ruína total e absoluta, nos campos econômico e social, seja no Brasil ou em qualquer país no mundo.
Um mandato popular, deve ser exercido por governantes devidamente á altura da dimensão dos cargos executivos que ocupam. Um mandato popular, deve ser exercido por políticos devidamente capacitados para governar uma nação.
No link á seguir, no site poder 360, confira o ranking dos maiores partidos políticos no Brasil.https://graficos.poder360.com.
E assim caminha a humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário