Rival do PT nas três finalíssimas da década de 1990, o malufismo perdeu posto para o tucanato nas eleições seguintes. O malufismo é um movimento conservador que defende a manutenção das instituições sociais tradicionais no contexto da cultura e da civilização.
O malufismo abraça tanto o conservadorismo metafísico, quanto o conservadorismo empírico. O primeiro consiste na crença nas coisas sagradas e no desejo de defendê-las da profanação. Na sua manutenção empírica, o conservadorismo é um fenômeno mais especificamente moderno, uma reação às vastas mudanças desencadeadas pela Reforma Protestante e pelo Iluminismo.
O malufismo é um movimento conservador que acredita na defesa dos "valores da família tradicional" contra as "profanações" dos avanços da modernidade. Na defesa dos "valores da família tradicional", o malufismo se posiciona contra o aborto em qualquer circunstancia. O malufismo se posiciona a favor propriedade privada como algo sagrado e não profanado na civilização.
O bolsonarismo é um fenômeno político de extrema-direita que eclodiu no Brasil com a ascensão da popularidade de Jair Bolsonaro, especialmente durante sua campanha na eleição presidencial no Brasil em 2018, que o elegeu presidente. A crise do petismo durante o segundo governo de Dilma Rousseff, (PT) precipitada e acelerada pela crise político-econômica de 2014, fortaleceu a ideologia bolsonarista e a nova direita brasileira, que se inserem no contexto da ascensão do populismo da Nova Direita em nível internacional.
O bolsonarismo permanece como a ideologia predominante do governo Bolsonaro e é associado à retórica de defesa da família, do patriotismo, do conservadorismo, do autoritarismo, de elementos neofascistas, do anticomunismo, do negacionismo científico, do porte de armas, da rejeição aos direitos humanos, da homofobia, da transfobia, do racismo estrutural na sociedade, da violência policial contra determinados grupos, e da aversão à esquerda política, bem como pelo culto à figura de Bolsonaro, frequentemente chamado de "mito". O escritor Olavo de Carvalho é frequentemente citado como tendo sido o guru da ideologia bolsonarista.
O malufismo, foi muito influente no estado de São Paulo, durante os áureos tempos do ex prefeito e ex governador Paulo Salim Maluf. O malufismo teve seu auge em 1982, quando Paulo Maluf obteve uma votação recorde á época para deputado federal, com 672.927 votos.
O conservadorismo no Brasil designa o movimento originado a partir de determinadas tradições culturais do Brasil, assim como a relação com raízes culturais luso-ibéricas e influências diversas.
Ao longo dos séculos, existiram conservadores brasileiros no campo acadêmico. Alguns dos conservadores brasileiros no campo academico, como o médico e ex deputado Enéas Carneiro (PRONA), o filósofo Luis Felipe Ponde, por exemplo. Entre os séculos XIX a XXI, o conservadorismo brasileiro, teve sua força, tanto no campo acadêmico, quanto no campo político.
Após mais de quatro décadas, o malufismo sai de cena sem deixar herdeiros no campo político. Como todo os movimentos conservadores no Brasil, o malufismo trabalha como medo da classe média e a perda do status social das classes dominantes.
Como todo o movimento conservador no Brasil, o malufismo trabalha nas massas, uma moral socialmente conservadora na sociedade. Contudo, há uma diferença crucial entre o bolsonarismo e o malufismo.
O malufismo defende qua a população seja protegida por uma segurança pública. Enquanto o bolsonarismo defende que a população se arme contra seus inimigos políticos.
No campo malufista, o ex prefeito e ex governador Paulo Maluf, nunca pensou em fazer um sucessor. No campo bolsonarista, existem sucessores de Jair Bolsonaro, com capacidade de mobilização.
Malufismo e bolsonarismo, assim como todos os movimentos conservadores, trabalham como o medo da classe média, com a perda do status social, com uma suposta acensão do " comunismo".
Com a ascensão do bolsonarismo, os movimentos conservadores voltaram a mobilizar multidões no Brasil. Tanto no campo político. Quanto no campo intelectual.
Confira no link á seguir, o ranking dos partidos políticos no Brasil.https://pt.wikipedia.org/wiki/
E assim caminha a humanidade.
Imagem : Site Movimento Conservador
Nenhum comentário:
Postar um comentário