domingo, 25 de setembro de 2022

Falso moralismo.

 O moralismo é uma filosofia surgida no século XIX que se preocupa em imbuir a sociedade de um determinado conjunto de morais, geralmente de comportamento tradicional, mas também de “justiça, liberdade e igualdade”. Tem afetado fortemente a cultura norte-americana e britânica, tanto no que diz respeito a questões privadas como a unidade familiar e sexualidade, quanto a questões que passam para a praça pública, como o movimento da temperança.

O bolsonarismo é um fenômeno político de extrema-direita] que eclodiu no Brasil com a ascensão da popularidade de Jair Bolsonaro, especialmente durante sua campanha na eleição presidencial no Brasil em 2018, que o elegeu presidente. A crise do petismo durante o governo Dilma Rousseff, precipitada e acelerada pela crise político-econômica de 2014, fortaleceu a ideologia bolsonarista e a nova direita brasileira, que se inserem no contexto da ascensão do populismo da Nova Direita em nível internacional.

O bolsonarismo permanece como a ideologia predominante do governo Bolsonaro e é associado à retórica de defesa da família, do patriotismo, do conservadorismo, do autoritarismo, de elementos neofascistas, do anticomunismo, do negacionismo científico, do porte de armas, para matar cidadãos de esquerda e centro esquerda,  da rejeição aos direitos humanos, da defesa da homofoibia, da transfobia, do racismo estrutural na soceidade, , do racismo das autoridades policiais , e da aversão à esquerda política, bem como pelo culto à figura de Bolsonaro, frequentemente chamado de "mito.

O bolsonarismo alega que os negrom, indíos e pessoas com deficiencia, devem ser discriminados e execrados em nome da manutenção da hierarquia social.

O moralismo é a ação de manifestar através da ação e palavras, uma preocupação demasiada com as questões de teor moral. Os moralistas demonstram um alto juízo de valor e extrema intolerância para com os demais valores na sociedade.

O moralismo é a percepção de uma moral irrefletida, que separada do sentimento moral, se baseia em considerações normativas tradicionais. Os moralistas julgam uma situação uma situação á partir de determinadas considerações, sem ter a devida a atenção com a eventual complexidade com seus elementos constituintes. 

Além da política genocida, que já causou a perda de 686 mil vidas o bolsonarismo tem sido uma fábrica de contradições, desde a posse do presidente Jair Bolsonaro, em janeiro de 2019.

Na sua política anti medicina, o presidente Jair Bolsonaro, simplesmente obrigou o povo do estado do Amazonas a ficarem sem oxigênio, em nome da atividade econômica.

O senador Flavio Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro, estão cada vez mais encrencados em escândalos de rachadinhas . Agora, temos o tenebroso escândalo no Ministério da Educação (MEC).

Além de ter ceifado as vidas de brasileiros durante a pandemia do novo corona vírus, o bolsonarismo não entrega os resultados prometidos em 2018.

O moralismo, pregado com total fanatismo na campanha presidencial em 2018, jamais existiu no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Os escândalos no governo, serviram apenas para que o atual mandatário aparelhasse os órgãos do Estado no Brasil.

Além de ter ceifado as vidas de brasileiros durante a pandemia do novo corona vírus, o bolsonarismo não entrega os resultados prometidos em 2018.

As contradições, somadas a total falta de compaixão do atual mandatário brasileiro, tornam o bolsonarismo uma grande farsa política no Brasil.

Confira no Portal UOL, a reportagem sobre os imóveis do clã Bolsonaro.https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2022/08/30/patrimonio-familia-jair-bolsonaro-dinheiro-vivo.htm


E assim caminha a humanidade.

Imagem: Jornal O Globo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário