Patriotismo é o sentimento de orgulho, amor, devolução e devoção à pátria, aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão, riquezas naturais e patrimônios material e imaterial, dentre outros) e ao seu povo. É razão do amor dos que querem servir o seu país e ser solidários com os seus compatriotas.
O termo português patriotismo tem suas origens no latim patriota, por sua vez derivado do grego πατριώτης (patriōtēs), "do mesmo país". Este, tem como radical πατρίς (patris), cujo significado é "terra natal" ou "terra paterna". Ao longo da história, o amor à pátria vinha sendo considerado um simples apego ao solo.[3]Tal noção mudou no século XVIII, que passou a assimilar noções de costumes e tradições, o orgulho da própria história e a devoção ao seu bem-estar. Segundo minhas leituras na biblioteca das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), durante os 08 semestres da habilitação em Jornalismo na Comunicação Social.
Segundo noticiado na imprensa, o ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Benedito Gonçalves, proibiu no último sábado (10), o presidente Jair Bolsonaro (PL) o seu candidato a vice-presidente, o general Braga Neto, de utilizar em propagandas eleitorais, as imagens da comemoração do 07 de setembro, data comemorativa do bicentenário da independência.
“O uso de imagens da celebração oficial na propaganda eleitoral é tendente a ferir a isonomia, pois explora a atuação do Chefe de Estado, em ocasião inacessível a qualquer dos demais competidores, parra projetar a imagem do candidato e fazer crer que a presença de milhares de pessoas na Esplanada dos Ministérios, com a finalidade de comemorar a data cívica, seria fruto de mobilização eleitoral em apoio ao candidato à reeleição”, diz o ministro na decisão. Segundo noticiado na imprensa.
Populismo é um conjunto de práticas políticas que se justificam num apelo ao "povo", geralmente contrapondo este grupo a uma "elite". Não existe uma única definição do termo, que surgiu no século XIX e tem obtido diferentes significados desde então. Poucos atores políticos descrevem a si mesmos como "populistas", e no discurso político o termo geralmente é aplicado a outros pejorativamente. Em filosofia política e nas ciências sociais, diferentes definições de populismo têm sido usadas. O termo também é usado de forma variada entre países e contextos políticos diferentes.
Assim, o "povo", como categoria abstrata, é colocado no centro da ação política, independentemente dos canais típicos da democracia representativa.
Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal. Ela abrange as condições sociais, econômicas e culturais que permitem o exercício livre e igual da autodeterminação política. Segundo minhas leituras na biblioteca das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), durante os 08 semestres da habilitação em Jornalismo na Comunicação Social.
Independentemente da corrente política, nenhum governante deve se apropriar eleitoralmente das comemorações do bicentenário da independência do Brasil.
Independentemente da corrente política, nenhum governante pode passar a mensagem que o patriotismo somente pertence aos brasileiros que apoiam o atual mandatário do país. (independentemente da corrente política ok?)
Os verdadeiros patriotas, são aqueles que respeitam a democracia, a liberdade de expressão e o estado democrático de direito. Somente governantes antidemocráticos, se apropriam eleitoralmente das comemorações do bicentenário da independência.
Somente governantes antidemocráticos, querem impor o patriotismo, como condição única aos seus respectivos apoiadores. Os verdadeiros patriotas. são aqueles que respeitam o contraditório.
Os verdadeiros patriotas, são aqueles que sabem conviver com a diversidade dentro da sociedade. Os verdadeiros patriotas, são aqueles que não enxergam como inimigos, aqueles que não compartilham da sua visão de país.
Os verdadeiros patriotas, são aqueles que sabem respeitar a liberdade de expressão, sabendo tolerar o contraditório e a diferença, dentro do estado democrático de direito.
Os verdadeiros patriotas, são aqueles que não querem impor suas opiniões na base das armas e da bala. E os governantes que são verdadeiros patriotas, são justamente os governantes que respeitam o contraditório, nos respectivos países que estes governam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário