domingo, 13 de novembro de 2022

O fortalecimento de Joe Biden após as eleições.

 Os Estados Unidos são uma República Federal Presidencialista. Em nível federal, o poder executivo é exercido pelo Presidente, eleito por um colégio eleitoral, o poder legislativo pertence ao Congresso e o poder judiciário pertence aos tribunais. Cada estado elege ainda o seu próprio governador (chefe do executivo) e um congresso. Ainda há a possibilidade de, durante o pleito presidencial, os eleitores de um Estado aprovarem ou não projetos de lei relativos a diversas questões.

Embora a Constituição americana curiosamente sequer mencione a existência de partidos políticos, toda e qualquer decisão política no país, desde a votação de uma emenda no Congresso até a eleição de um presidente, está vinculada ou ao Partido Republicano ou ao Partido Democrata. Os primeiros são mais conservadores do ponto de vista político, institucional e da moral e dos costumes, ao passo que os segundos possuem maior preocupação em relação aos problemas sociais e aos direitos humanos.

A política dos Estados Unidos tem operado sob um sistema de dois partidos pela maior parte de sua história. Para a maioria dos cargos eletivos de diferentes níveis, eleições primárias administradas pelo Estado escolhem os candidatos dos grandes partidos para subsequentes eleições gerais. Desde a eleição geral de 1856, os principais partidos são o Partido Democrata, fundado em 1824, e o Partido Republicano, fundado em 1854. Desde a Guerra Civil, apenas um candidato presidencial de um terceiro partido, o ex-presidente Theodore Roosevelt, através do Partido Progressista em 1912, ganhou 20% do voto popular. O terceiro maior partido político do país é o Partido Libertário.

Ao que tudo indica leitor (a), com o controle do senado, o presidente Joe Biden, sai fortalecido das eleições de meio de mandato. Mesmo com a popularidade baixa, aparentemente, o presidente Joe Biden, saí bastante fortalecido das eleições, mantendo a maioria no senado.

Confira agora as reportagens do Portal G1 da Rede Globo.https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/11/13/eleicoes-nos-eua-democratas-vencem-em-nevada-e-arizona-e-mantem-controle-do-senado.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário