A política de extrema-direita, também referida como extrema-direita ou extremismo de direita, é a política mais à direita do espectro político de esquerda-direita do que a direita padrão, particularmente em termos de ideologias e tendências anticomunistas, autoritárias, nacionalistas extremas e nativistas.
Historicamente utilizada para descrever as experiências do fascismo e do nazifascismo, hoje a política de extrema-direita inclui o neofascismo, o neonazismo, a Terceira Posição, a direita alternativa, a supremacia branca, o nacionalismo branco, a discriminação contra negros, discriminação contra pessoas com deficiencia e outras ideologias ou organizações que apresentam aspectos de visões ultranacionalistas, chauvinistas, xenófobas, teocráticas, racistas, homofóbicas, transfóbicas, ou reacionárias.
A política de extrema-direita pode levar à opressão, violência política, assimilação forçada, limpeza étnica e mesmo genocídio contra grupos de pessoas com base na sua suposta inferioridade, ou na sua percepção de ameaça ao grupo étnico nativo, nação, estado, religião nacional, cultura dominante, ou instituições sociais tradicionais ultraconservadoras.
A extrema direita está relacionada á posicionamentos políticos da direita. A extrema direita está relacionada a movimentos independentes e partidos políticos, que estão relacionadas ao nacionalismo.
A exaltação do nacionalismo da extrema direita, em aspectos históricos e culturais, leva á casos á percepção de superioridade em relação ás culturas dos demais países, que conduz á casos de preconceito e xenofobia. De acordo com a mestra e historiadora Sandra Lima, durante os meus estudos na habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).
No Brasil, o presidente de extrema direita, Jair Bolsonaro (PL), promoveu políticas antidemocráticas como mentalidade de estado. O presidente de extrema direita, Jair Bolsonaro (PL), tentou de todas as formas, deslegitimar o estado democrático de direito no Brasil.
O presidente de extrema direita Jair Bolsonaro (PL), tentou promove a discriminação contra minorias, como uma política de estado. O presidente da extrema direita Jair Bolsonaro (PL), tentou emplacar discriminação e preconceito, como preceitos da liberdade de expressão no Brasil..
Ao contrário do que imaginam os partidários da extrema direita, liberdade não é uma terra sem lei em um estado democrático de direito.
Ao contrário do que imaginam os partidários da extrema direita, em um estado democrático de direito, as liberdades individuais, são sim pautadas por leis que regulamentam uma sociedade civilizada, em qualquer país no mundo.
Que o exemplo da Alemanha, sirva aos bolsonaristas antidemocráticos no Brasil.
Confira agora a reportagem do Portal G1 da Rede Globo.https://g1.globo.com/mundo/
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário