A Diplomacia é um instrumento da política externa, para o estabelecimento e desenvolvimento dos contatos pacíficos entre os governos de diferentes Estados, pelo emprego de intermediários, mutuamente reconhecidos pelas respectivas partes. Geralmente, é empreendida por intermédio de diplomatas de carreira e envolve assuntos de guerra e paz, comércio exterior, promoção cultural, coordenação em organizações internacionais e outras organizações. As relações diplomáticas são definidas no plano do direito internacional pela Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas (CVRD), de 1961.
A política externa é o conjunto de objetivos políticos que um determinado Estado almeja alcançar nas suas relações com os demais países do mundo.
A política externa costuma ser planejada de modo a procurar proteger os interesses nacionais de um país, em especial sua segurança nacional, prosperidade econômica e valores. A consecução de tais objetivos pode ser obtida por meios pacíficos (cooperação internacional) ou violentos (agressão, guerra, exploração). Cabe recordar que o direito internacional, por intermédio da Carta das Nações Unidas, proíbe a agressão. De acordo com o mestre, jornalista e doutor Eduardo Luiz Correia , na habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM)
Tanto nos governos Fernando Henrique Cardoso (PSDB), como nos governos Lula (PT), a politica externa no Brasil, sempre se baseou no pragmatismo.
No governo de extrema direita de Jair Bolsonaro (PL), tanto a diplomacia, quanto a política externa no Brasil, foram completamente aniquiladas pelo atual mandatário.
No auge da pandemia da Covid 19, a politica externa de Jair Bolsonaro, dificultava a aquisição de vacinas aos brasileiros.
Eis um dos desafios a partir de 2023. A reconstrução da diplomacia e da politica externa no Brasil.
Confira agora a reportagem do BBC Brasil.https://www.bbc.com/
E assim caminha a humanidade.
Imagens : BBC NEWS BRASIL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário