Anarcocapitalismo (também conhecido como anarquismo de livre mercado ou anarquismo de propriedade privada) é uma filosofia política e teoria econômica libertária que defende o direito a soberania do indivíduo através da propriedade privada e do livre mercado. Os anarcocapitalistas buscam abolir os estados centralizados em favor de sociedades sem estado com sistemas de propriedade privada aplicados por agências privadas, pelo princípio da não agressão, por livres mercados e sob a interpretação libertária capitalista de autopropriedade. Os anarcocapitalistas sustentam que a sociedade tende a se autorregular e civilizar contratualmente através da participação no livre mercado, que eles descrevem como uma sociedade voluntária envolvendo a troca voluntária de serviços e bens. Em uma sociedade anarcocapitalista, o sistema de propriedade privada ainda existiria e seria aplicado por agências privadas de defesa e/ou seguradoras selecionadas por clientes que operariam competitivamente em um mercado e cumpririam os papéis dos tribunais e da polícia.[O dinheiro e as moedas correntes seriam fornecidos de forma privada e competitiva num mercado aberto, através de um sistema bancário livre. Desta forma, as atividades pessoais e econômicas do anarcocapitalismo seriam reguladas através de gestão e direito privado. O anarcocapitalismo é geralmente visto como parte do movimento social da extrema direita.
De acordo com o professor e autor alemão, Antony Mueller em Fundamentos Do Anarco-Capitalismo (2018), esta ideologia é contrário a qualquer controle ou interferência do Estado na sociedade e defende um sistema de livre comércio. O objetivo é proteger a soberania de cada indivíduo. De acordo com a explicação do sociólgo e mestre Claudio Alessandro Diniz de Sá, durante a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcantara Machado (FIAAM FAAM).
Ao negar vacinas em 2020, visando proteger o capital finançeiro, o presidente Jair Bolsonaro (PL), implantou o anarcocapitalismo, que eum sociedade sem estado, prejudicou a lógica da propriedade privada e da acumulação de capital do sistema capitalista.
O anarcocapitalismo de Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia da Covid 19 no Brasil, comprometeu a acumulação de capital dos donos dos meios de produção, justamente pela anarquia economica de uma sociedade sem a existencia de um estado.
Riachuelo (também estilizado como RCHLO) é uma rede de lojas de departamento brasileira pertencente ao Grupo Guararapes Confecções. É a terceira maior rede de lojas de departamento no Brasil, após as varejistas C&A e Lojas Renner. Seu proprietário é o empresário pernambucano Flávio Rocha.
Eu trabalho na Loja Riachuelo do Shopping Ibirapuera, e pude acompanhar em 2022, os resultados do anarcocapitalismo do governo de Jair Bolsonaro.
Flávio Rocha, proprietário da Riachuelo, sente os efeitos do anarcocapitalismo, ao apoiar o anarcocapitalismo do governo de Jair Bolsonaro (PL).
Confira agora a reportagem do site metrópoles.https://www.metropoles.com/
E assim caminha a humanidade.
Imagem : Site Poder 360.
Nenhum comentário:
Postar um comentário