Política (do Grego: πολιτικός / politikos, significa " algo relacionado com grupos sociais que integram a Pólis "), algo que tem a ver com a organização, direção e administração de nações ou Estados. É o Direito, enquanto ciência aplicada não só aos assuntos internos da nação (política interna), mas também aos assuntos externos (política externa) nos regimes democráticos, a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância.
O Congresso Nacional é o órgão constitucional que exerce, no âmbito federal, as funções do poder legislativo, quais sejam, elaborar/aprovar leis e fiscalizar o Estado brasileiro (suas duas funções típicas), bem como administrar e julgar (funções atípicas). O Congresso é bicameral, logo composto por duas Casas: o Senado Federal (integrado por 81 senadores, que representam as 27 unidades federativas (os 26 estados e o Distrito Federal) e a Câmara dos Deputados (integrada por 513 deputados federais, que representam o povo). O sistema bicameral foi adotado em razão da forma de Estado instalada no País (federação), buscando equilibrar o peso político das unidades federativas.
No Senado Federal, todos os estados e o Distrito Federal têm o mesmo número de representantes (3 senadores), independentemente do tamanho de suas populações; enquanto na Câmara dos Deputados, o número de representantes de cada unidade federativa varia conforme o tamanho da sua população (estados mais populosos, como São Paulo, chegam a eleger 70 deputados, ao passo que os menores, como o Acre, elegem oito).
O presidente do Congresso Nacional é o presidente do Senado Federal, já que o presidente da Câmara é o segundo na linha de sucessão presidencial, após o vice-presidente do Brasil. As competências administrativas e funcionais do funcionamento conjunto das duas casas do Congresso Nacional são dispostas pelo Regimento Comum do Congresso Nacional do Brasil, com natureza jurídica de regimento interno.
Câmara dos Deputados é a câmara baixa do Congresso Nacional do Brasil e, ao lado do Senado Federal, faz parte do Poder Legislativo da União em âmbito federal. A Câmara está localizada na praça dos Três Poderes, na capital federal, e é composta pela Mesa da Câmara dos Deputados do Brasil, pelo Colégio de Líderes e pelas Comissões, que podem ser permanentes, temporárias, especiais ou de inquérito. Segundo o autor Guilherme Pena de Moraes, no meu livro sobre a Constituição Federal do Brasil.
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, é um estrategista nato na política. Na política, um estrategista é aquele governante que conduz seu governo rumo a governabilidade para se manter no exercício do poder.
Sendo assim leitor (a). Sendo um estrategista, Lula não irá interferir nas eleições no Congresso Nacional. Um Presidente da República, não governa sem relações sustentaveis com o Congresso Nacional.
A ex presidente Dilma Rouseff (PT), perdeu sustentação política, ao interferir nas eleições no Congresso Nacional. Ao trabalhar contra Eduardo Cunha, a ex presidente Dilma Rouseff, cavou sua própria sepultura rumo ao impeachment.
Como estrategista que é, Lula sebe que o centrão não se compra. Lula sabe que o centrão se aluga. Lula precisa de governabilidade. Principalmente para colocar em prática os necessários e urgentes programas sociais.
Em nome da governabilidade tão necessária, Lula não interfere nas eleições na Câmara e no Senado. Em nome da governabilidade tão necessária, Lula vem sabendo comprar o apoio do centrão.
Confira agora a reportagem do CNN Brasil.https://www.cnnbrasil.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário