Governabilidade é o conjunto de condições necessárias ao exercício do poder de governar. Compreende a forma de governo, o sistema de governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário e o equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação. É a capacidade política de decidir, possibilitando a realização de políticas públicas. Assim, governabilidade também diz respeito à eficiência do governo de implementar suas políticas através de articulação entre partidos que formam maioria na base aliada. Envolve o atendimento ou troca de interesses políticos, de forma que o Executivo consiga apoio parlamentar na aprovação de projetos legislativos, dando em contraprestação, nesse jogo de poder, ministérios e cargos para seus aliados.
Muitos autores apontam que haja, hoje em dia, a chamada crise de governabilidade. Segundo Samuel Huntington, essa crise se dá devido ao excesso de participação da sociedade democrática que desequilibra o sistema. Esse grande poder participativo dado pela democracia acaba por sobrecarregar o governo, fazendo que com que haja um deslegitimação da autoridade e um enfraquecimento das instituições. Segundo o mesmo autor, a saída dessa sobrecarga de demandas é o reforço e a criação de instituições, que possam recuperar a autoridade governamental.
Bom dia, leitor (a). Não sou cientista político. Não tenho formação em Ciências Políticas. Longe disso. Minha única formação acadêmica, é a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, pelas Faculdades Integradas Alcantara Machado (FIAAM FAAM).
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é um estrategista nato. Como um estrategista nato; Lula não irá cometer o mesmo erro da ex presidente Dilma Rouseff (PT), que interferiu na eleição na Câmara dos Deputados.
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, sabe que precisa da Congresso Nacional para garantir a governabilidade do seu mandato. Já nos seus dois mandatos anteriores, entre 2003 á 2010, Lula já se mostrava um estrategista nato, na sua relação com o Congresso Nacional.
Apostando na sua governabilidade, creio que Lula não irá interferir no Congresso Nacional. O presidente eleito, irá ser mais habil do que a ex presidente Dilma Rouseff (PT), em não interferir nas eleições no Congresso Nacional.
Confira agora a reportagem da BBC News.l.https://www.bbc.com/
E assim caminha a humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário