quinta-feira, 16 de março de 2023

A aposta na polarização política no Brasil.

 No mundo da política, polarização pode referir-se à divergência ou ao aumento da divergência entre atitudes políticas de extremos ideológicos. Essa divergência pode ocorrer na população em geral ou dentro de certos grupos e instituições.

Quase todas as discussões da polarização em ciência política consideram-na no contexto dos partidos políticos e sistemas democráticos de governo. Quando a polarização ocorre em um sistema bipartidário, como os Estados Unidos, vozes moderadas muitas vezes perdem poder e influência.

De acordo com DiMaggio, "a polarização é tanto um estado como um processo. Como um estado, refere-se ao grau em que as opiniões sobre uma questão estão opostas em relação a um limite máximo teorético. Como processo, refere-se ao aumento de tal oposição ao longo do tempo. A polarização pode ser benigna, natural, e democratizante, ou pode ser perniciosa, tendo efeitos danosos à sociedade e congestionando funções democráticas.

Esse tipo de polarização se refere àquela entre o partido do poder e o partido (ou os partidos) na oposição  Em um sistema bipartidário, como o dos Estados Unidos, uma legislatura (isto é, os congressistas que em determinado período exercem sua função) polarizada tem duas características importantes: primeiro, tem poucos ou mesmo nenhum ponto em comum na ideologia dos partidos; e segundo, quase todo conflito sobre legislação e políticas é dividido ao longo de uma ampla divisão ideológica. Isso leva à fusão entre partidos e ideologias (por exemplo, Democratas e Republicanos, nos Estados Unidos, viram sinônimo de liberal e conservador, respectivamente).

Para os cientistas políticos, o foco de estudo desse tipo de polarização são os órgãos legislativos e deliberativos de determinado país, estado ou município. Nos Estados Unidos, os dicursos dos congressistas ao longo dos anos foram estudados, e constatou-se um aumento dramático na polarização a partir de 1994.

Embora já fosse possível identificar traços de crescimento da polarização política ao longo do período de redemocratização da década de 1990, em que os candidatos mais fortes nas eleições presidenciais invariavelmente representaram o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), um grande aumento na polarização política foi consequência da crise política e econômica iniciada em meados de 2014. Durante a eleição presidencial de 2014, acirravam-se os ânimos entre a esquerda, representada principalmente pelo PT, que estava no poder, e uma nova direita que surgia.

Como consequência da crise, o Brasil (mas também outros países da América Latina e do mundo) apresentou uma mudança no quadro ideológico tanto de seus governantes quanto de parcela considerável da população, havendo surgimento de novos movimentos liberais e conservadores, com atuação de pensadores e influenciadores com ideário abertamente voltado para ideias de direita. Na política, a expressão maior desse movimento deu-se com a eleição ao cargo de presidente da República do deputado Jair Bolsonaro em 2018. Segundo veículos de imprensa no Brasil. 

Uma maquina partidária, é a capacidade geopolítica de um determinando partido manter o seu poder e influencia política. Uma maquina partidária funciona a todo o vapor quando um determinando partido consegue manter seu poder político e influencia hierárquica dentro de um tabuleiro político nacional e global.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  e o ex presidente Jair Bolsonaro (PL), são lideranças políticas de esquerda e direita respectivamente.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT e o ex presidente Jair Bolsonaro (PL), são lideranças com grande capacidade de mobilizar multidões. Sendo assim. PT e PL, irão apostar suas fichas na polarização política no Brasil.

PT e PL, baseados nas figuras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex presidente Jair Bolsonaro (PL), mantém suas respectivas maquinas partidárias funcionando á todo o vapor.

Maquinas partidárias, que aumentam os seus respectivos poderes políticos, se apoiando em lideres com grande capacidade de mobilização.

Sendo assim. No tabuleiro do poder político, PT e PL,  certamente irão apostar na polarização. Pois historicamente. Os (as) brasileiros (as), se movem do centro para a direita e do centro para a esquerda respectivamente.

Confira a noticia no Portal UOLhttps://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2023/03/15/apos-acordo-com-lira-pt-e-pl-ficam-com-principais-presidencias-de-comissao.htm


E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Redação Nota 10.



c
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário