segunda-feira, 20 de março de 2023

A necessária valorização da docência em um Brasil escravocrata.

 A licenciatura é um grau de modalidade do ensino superior, que confere ao aluno, uma formação academicca para lecionar em cursos em aulas do ensino médio, do ensino médio e do ensino profissionalizante, na area do conhecimento do curso escolhido.

A licenciatura é um grau de modalidade do ensino superior que permite que os alunos exercam o magistério. Portanto, a licenciatura é um grau do ensino superior, voltada para os campos da educação e os seus campos de estudos e investigações academicas e cientificas.

É comum que muitas áreas de um programa de graduação em licenciatura tenham também uma versão de bacharelado. No entanto, a licenciatura agrega disciplinas destinadas a enfrentar os desafios socioeducativos em seu campo de trabalho.

Estatuto social (também denominado status em Ciências Sociais)[1] é o nível de valor social que uma pessoa é considerada a possuir.[2][3] Mais especificamente, refere-se ao nível relativo de respeito, honra, competência e influência concedida a pessoas, grupos e organizações em uma sociedade. O status é baseado em crenças amplamente compartilhadas sobre quem os membros de uma sociedade pensam que detém comparativamente mais ou menos valor social, em outras palavras, quem eles acreditam ser melhor em termos de competência ou caráter. O status é determinado pela posse de várias características que se acredita culturalmente indicarem superioridade ou inferioridade (por exemplo, maneira confiante de falar ou raça). Como tal, as pessoas usam hierarquias de status para alocar recursos, posições de liderança e outras formas de poder. Ao fazê-lo, essas crenças culturais compartilhadas fazem com que as distribuições desiguais de recursos e poder pareçam naturais e justas, contribuindo para os sistemas de estratificação social. As hierarquias de status parecem ser universais em todas as sociedades humanas, proporcionando benefícios valiosos para aqueles que ocupam os escalões mais altos, como melhor saúde, aprovação social, recursos, influência e liberdade.

Os alunos, buscam status social, ao ingressarem em um curso superior. Por conta da falta de valorização e dos baixíssimos salários, os alunos associam os cursos superiores em licenciatura, a falta e ausência de status social em uma sociedade.

O Brasil é um país historicamente escravocrata. Um país escravocrata, que somente valoriza as pessoas que possuem um grau elevado de status social no país.

Os professores são á base da formação acadêmica e da capacidade do pensamento crítico em uma sociedade. Sendo assim. Os docentes deveriam ser melhor valorizados no Brasil.

E assim se segue no Brasil. Infelizmente, nós seguimos um modelo escravocrata do capitalismo no Brasil.

Um modelo escravocrata que desvaloriza cada vez mais os cursos superiores em licenciatura. 

Confira a noticia no Portal UOLhttps://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2023/03/20/brasil-tem-mais-alunos-que-se-tornam-professores-do-que-outros-paises.htm

E assim caminha a humanidade.


Imagem: Site Dom Bosco.





Nenhum comentário:

Postar um comentário