segunda-feira, 13 de março de 2023

Um autocrata em Israel.

 Autoritarismo é uma forma de governo que é caracterizada por obediência absoluta ou cega à autoridade, oposição a liberdade individual e expectativa de obediência inquestionável da população.

O sociólogo espanhol Juan José Linz, cuja descrição de 1964 do autoritarismo é influente, caracterizou os regimes autoritários como sistemas políticos compostos por quatro fatores:  "pluralismo político limitado, não responsável", isto é, restrições sobre as instituições e grupos políticos (como legislaturas, partidos políticos e grupos de interesse);  legitimidade com base na emoção, especialmente a identificação do regime como um mal necessário para combater a "problemas sociais facilmente reconhecíveis", tais como o subdesenvolvimento ou a insurgência;  ausência de uma "mobilização política intensa ou extensa" e restrições sobre as massas (como táticas repressivas contra opositores e proibição de atividades anti-regime) e um poder executivo "formalmente mal definido", ausente e instável.

Autocracia tem o sentido, a partir da análise dos radicais gregos autos (por si próprio) e kratos (poder), de poder por si próprio. É uma forma de governo na qual há um único detentor do poder político-estatal, isto é, o poder está concentrado em um único governante. O governante tem controle absoluto em todos os níveis do Estado; as suas decisões não estão sujeitas a restrições legais externas nem a mecanismos regularizados de controlo popular (excepto talvez pela ameaça implícita de golpe de estado ou de insurreição em massa). O termo autocracia tem funcionalidade apenas para descrever a concentração ou a distribuição do controle do poder estatal, não servindo para avaliar a presença ou ausência de legitimidade democrática de um governo. Há, com efeito, a possibilidade de um governo autocrático ascender ao poder via eleições democráticas e mesmo realizar eleições periodicamente. Segundo a jornalista, mestra e doutora Nadini Lopes de Almeida, no oitavo e ultimo semestre da habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcantara Machado (FIAAM FAAM).

Benjamin Netanyahu não aceita a democracia . Benjamin Netanyahu é um autocrata que almeja governar Israel com mão de ferro. Políticos autocratas, apenas servem para destruir tudo em volta em qualquer país no mundo.

Governantes como Benjamin Netanyahu, apenas destroem  tudo a sua volta. Governantes como Benjamin Netanyahu, apenas almejam corroer as instituições democráticas.

Governantes como Benjamin Netanyahu, apenas destroem tudo em volta. E todos.

Confira a reportagem do BBC News Brasilhttps://www.bbc.com/portuguese/articles/cd1ydl58zj8o

E assim caminha a humanidade.


Imagem : Blog da Jornalista Sandra Conhen, no Portal G1 da Rede Globo.







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário