sábado, 3 de junho de 2023

Os desafios ainda maiores do terceiro mandato do presidente Lula.

 No mundo da política, polarização pode referir-se à divergência ou ao aumento da divergência entre atitudes políticas de espectros  ideológicos. Essa divergência pode ocorrer na população em geral ou dentro de certos grupos e instituições.

A polarização popular ocorre quando a atitude de um eleitorado em relação a questões políticas, a políticas governamentais e a determinadas figuras públicas é claramente dividida em linhas partidárias Em cada espectro  é questionada a legitimidade moral do outro. Um lado e suas ideias são vistos pelo outro como uma ameaça ao seu estilo de vida ou à nação como um todo.

O conservadorismo ou conservantismo é uma filosofia social que defende a manutenção das instituições sociais tradicionais no contexto da cultura e da civilização. O primeiro uso estabelecido do termo em um contexto político originou-se com François-René de Chateaubriand em 1818, durante o período de restauração de Bourbon que procurou reverter as políticas da Revolução Francesa. O termo, historicamente associado com a política de direita, desde então tem sido usado para descrever uma ampla gama de pontos de vista: diferentes grupos de conservadores podem escolher diferentes valores tradicionais para preservar.

Há dois tipos de conservadorismo: um, metafísico, e outro, empírico. O primeiro consiste na crença nas coisas sagradas e no desejo de defendê-las da profanação. Na sua manutenção empírica, o conservadorismo é um fenômeno mais especificamente moderno, uma reação às vastas mudanças desencadeadas pela Reforma Protestante e pelo Iluminismo. Por algumas definições, os conservadores procuraram preservar as instituições, incluindo a religião, a monarquia, os direitos de propriedade, e a hierarquia social, enfatizando a estabilidade e a continuidade.

Os desafios para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), são muito diferentes em relação ao país dos seus oito anos de mandato, entre 2003 a 2011.

Neste seu terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), governará um Brasil muito mais polarizado, do que o Brasil dos seus oito anos de mandato, entre 2003 a 2011.

Neste seu terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), terá que lidar com um Congresso Nacional muito mais conservador, do que o Congresso dos seus oito anos de governo, entre 2003 á 2011.

As negociações com o Congresso Nacional, exigiram muito mais habilaidade e mais articulação política, em comparação aos oito anos de governo, entre 2003 á 2011.

A eleição de 2022, trouxe um Congresso Nacional mais conservador. Além de um Brasil profundamente polarizado.

As articulações com o Congresso Nacional, exigiram senso de estratégia ainda maior . As articulações com o Congresso Nacional, exigiram inteligência ainda maior, principalmente em relação á um Congresso Nacional muito mais conservador, do que nos oito anos dos governos Lula, entre 2003 á 2011.

Inteligência e articulação política. Serão mais exigidas. Principalmente pelo fato de que o atual mandatário, terá um Congresso Nacional mais conservador neste seu terceiro mandato na Presidência de República.

A maquina partidária é a capacidade de influencia geopolítica, financeira e política, que um partido possui, não somente em termos de defender seu território político, como também aumentar sua influencia geopolítica, financeira e hierárquica dentro e fora de seu espectro político.

Na área  geopolítica, uma maquina partidária, as políticas territoriais na relação de poder e influencia dentro de seu espectro político, aonde se visa manter seu poder e influencia política dentro de um determinado seguimento. Uma maquina partidária, envolve no seu sentido geopolítico, o gerenciamento e expansão de poder e influencia de um determinado partido em um determinado espectro político.

Na área  hierárquica, uma maquina partidária é uma esfera de poder aonde um determinado partido administra e mantem sua hierarquia e influencia , em conjunto de expansão territorial, na administração governamental , aonde este partido se torna  a maior agremiação política dentro de um determinado espectro político.

Uma maquina partidária, na sua área hierárquica, garante a influencia absoluta de um determinado partido dentro do seu espectro político. Com uma maquina partidária, na sua área hierárquica, garante a influencia expansionista de um determinado partido, além das bases do seu espectro político.

No âmbito financeiro, uma maquina partidária, garante á um determinando partido, se sobrepor pelo poder econômico. Mantendo sua influencia geopolítica e hierárquica, uma maquina partidária, representa a concepção total na sua "natureza política", em uma clara manifestação da hierarquia econômica, política e territorial de um determinando partido, dentro e fora de seu espectro político. 

Uma maquina partidária, garante a "natureza política" de um determinado partido, no seu total e absoluto poder e influencia expansionista por meio do seu poder econômico, que se traduz na "natureza política", dentro e fora do seu espectro político, em uma influencia geopolítica, hierárquica e financeira, pelo "natureza política" do poder econômico que uma maquina partidária proporciona á um determinado partido político.

Uma maquina partidária, garante á um determinado político, a plena capacidade de estrutura e poder político, para se adaptar organicamente a qualquer mudança em uma sociedade.

 O Estado é uma entidade com poder soberano para governar um povo dentro de uma área territorial delimitada. Assim, pode-se dizer que os elementos constitutivos do Estado são: poder, povo, território, governo e leis.

Para o sociólogo alemão Max Weber (1864-1920), o que define o Estado é o monopólio do uso legítimo da força. Isto é, dentro de determinados limites territoriais, nenhum outro grupo ou instituição além do Estado tem o poder de obrigar, cobrar, taxar e punir.

Para além do seu papel de prestador de serviços, o Estado é uma entidade política que exerce poder soberano dentro de um determinado território, e esse poder soberano é geralmente aceito como legítimo pelas pessoas que a ele se submetem (no caso de uma democracia, os cidadãos).

Na sua forma moderna, o Estado é constituído por um conjunto de instituições permanentes que organizam e controlam o funcionamento da sociedade. Os chamados três poderes (executivo, legislativo e judiciário) dividem entre si essas funções.

O poder executivo (governo) cumpre o papel de gerir os serviços públicos (nas áreas da saúde e educação, por exemplo) e executar as leis. O legislativo (parlamento) tem o poder de formular as leis e até alterar a Constituição. Já o poder judiciário (cuja mais alta instância no Brasil é o Supremo Tribunal Federal) cumpre o papel de supervisionar e julgar a aplicação das leis. Segundo o site Poder 360.

Estratégia (do grego antigo στρατηγία: stratēgia, tendo como significado a arte de liderar uma tropa; comandar) designava o comandante militar à época da democracia ateniense. O idioma grego apresenta diversas variações, como strategicós, ou próprio do general chefe; stratégema, ou estratagema, ardil de guerra; stratiá, ou expedição militar; stráutema, ou exército em campanha; stratégion, ou tenda do general, dentre outras.

Os estrategistas são pessoas muito inteligentes e versadas na arte de liderar e desenvolver suas respectivas equipes rumo às grandes vitórias. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), terá um Congresso nacional muito mais conservador que em seus mandatos anteriores, entre 2003 á 2011.

A emenda parlamentar é o instrumento que permite aos deputados e senadores realizarem alterações no orçamento anual. As emendas individuais impositivas apresentadas ao projeto de lei orçamentária anual (PLOA) poderão alocar recursos a órgãos ou entidades da administração pública direta ou indireta da União, dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, consórcio público, organização da sociedade civil ou serviço social autônomo.  As emendas são chamadas impositivas porque a União é obrigada a executá-las quando aprovadas.

Os recursos decorrentes das emendas parlamentares individuais impositivas são repassados ao ente federado beneficiário por meio de transferência com finalidade definida, vinculadas à programação estabelecida na emenda e aplicados nas áreas de competência constitucional da União. Os recursos não integrarão a receita do ente beneficiário para fins de repartição e para o cálculo dos limites da despesa com pessoal ativo e inativo e de endividamento do ente federado.

O autor de emenda individual deverá indicar ou atualizar os beneficiários de suas emendas e a ordem de prioridade no módulo Emendas Individuais do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento - SIOP, no prazo estabelecido pelo órgão central do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal – SPOF, observadas as leis de diretrizes orçamentárias anuais. 

O Congresso Nacional está mais empoderado, do que quando Lula foi presidente entre 2003 á 2011, sim está leitor (a).

Contudo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem uma capacidade de articulação política muito superior ao ex presidente Jair Bolsonaro (PL).

O deputado Artur Lira (PP), não pode subestimar a sagacidade política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Se por um lado, o Congresso Nacional, está indiscutivelmente mais empoderado. Por outro lado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem uma sagacidade política muito superior ao que tinha o ex presidente Jair Bolsonaro (PL).

A inteligência e a a sagacidade política do presidente Luix Inácio Lula da Silva (PT), não poder ser subestimada por Artur Lira (PP). 

E assim segue o jogo político.

Confira a noticia no Poder 360https://www.poder360.com.br/governo/lula-deve-priorizar-conversas-com-congressistas-depois-de-feriado/

E assim caminha a humanidade. 


Imagem : Revista Oeste.





c
 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário